CRESS-MA
INFORMAÇÕES
Eleições CFESS-CRESS: no Serviço Social, quem escolhe a gestão dos Conselhos é você!
28 de outubro de 2025
ASCOM CRESS/MA

 

FONTE: CFESS


 

Imagem do WhatsApp de 2025-10-27 à(s) 10.55.00_f6c9f22d.jpg

Arte: Rafael Werkema/CFESS

 

 

O CFESS publicou, nesta semana, a Convocação das Eleições CFESS-CRESS 2026-2029, documento que apresenta o edital e calendário eleitoral completo e marca o início oficial do processo que elegerá democraticamente as próximas gestões dos Conselhos Regionais e do Conselho Federal de Serviço Social para o triênio 2026-2029. 
 
Clique e conheça a seção especial ‘Eleições’ no site do CFESS

 

A votação será on-line nos dias 17, 18 e 19 de março de 2026, garantindo ampla participação da categoria de assistentes sociais de todas as regiões do país. O processo será conduzido conforme as regras estabelecidas no Código Eleitoral – Resolução CFESS nº 1.117/2025 (acesse aqui). Para garantir sua participação, não deixe para a última hora a atualização dos seus dados e a manutenção da regularidade de sua inscrição junto ao seu respectivo CRESS. 

 

Principais datas do calendário eleitoral 

  • 24 de outubro de 2025 – Publicação do edital de convocação 
  • 15 de dezembro de 2025 – Início do período de inscrição de chapas 
  • 16 de janeiro de 2026 – Término da inscrição de chapas e prazo para desincompatibilização 
  • 22 de janeiro de 2026 – Início da propaganda eleitoral 
  • 17, 18 e 19 de março de 2026 – Realização das eleições on-line 
  • 20 de março de 2026 – Divulgação do resultado da votação 
  • 15 de maio de 2026 – Posse das novas gestões do Conjunto CFESS-CRESS 
  •  

Aqui no site, também está disponível uma seção especial sobre as Eleições 2026-2029, com todas as informações oficiais, como o calendário completo, normativas, comunicados da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), cuja composição foi aprovada no 52º Encontro Nacional CFESS-CRESS (veja a Portaria) e notícias atualizadas. 
 
Acesse a seção Eleições clicando aqui  

 

A cada três anos, o Conjunto CFESS-CRESS realiza o processo eleitoral para a escolha das novas gestões das entidades. A eleição direta para as direções dos Conselhos e suas seccionais é um compromisso ético-político, sendo fundamental que assistentes sociais conheçam as chapas concorrentes, participem dos debates e exerçam seu direito ao voto.  

 

“Afinal, estamos falando dos rumos da nossa profissão, por meio de um processo democrático em que cada assistente social vota e escolhe quem melhor representa propostas para a direção dos CRESS e do CFESS”, afirma a presidenta do CFESS, Kelly Melatti. 

 

É importante destacar também que, apesar de o voto ser facultativo, o processo eleitoral do Conjunto CFESS-CRESS exige um patamar mínimo para se eleger uma chapa: o quórum de 10% de assistentes sociais com registro ativo nos CRESS. Essa medida visa a reafirmar o compromisso histórico do Conjunto com o processo eleitoral democrático e legítimo.   

 

 

Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – CRESS-MA

Gestão “Resistir e Esperançar” – 2023/2026

Central - Agenda Permanente
AGENDA CRESS-MA
dezembro
D S T Q Q S S
30  1   2   3   4   5   6 
 7   8   9   10   11   12   13 
 14   15   16   17   18   19   20 
 21   22   23   24   25   26   27 
 28   29   30   31 
SIGA O CRESS-MA