CRESS-MA
INFORMAÇÕES
1º de Maio é dia de luta pela vida da classe trabalhadora!
1 de maio de 2021
ASCOM CRESS/MA

 

FONTE: CFESS

 

CFESS celebra a data e faz alerta para a categoria de assistentes sociais.

 

Vídeo sobre o Primeiro de Maio elaborado especialmente para a categoria (Comunicação/CFESS).

 

O Dia Internacional da Trabalhadora e do Trabalhador, celebrado em 1º de maio, teve início como homenagem às/aos operárias/os mortas/os em uma greve nos Estados Unidos (EUA) em 1886. Uma data de luta e resistência contra a exploração e opressão de homens e mulheres que vivem de sua força de trabalho.
 

No Brasil, a data, em 2021, mais uma vez é marcada por uma realidade trágica e de muita indignação. O país registra a marca de 400 mil pessoas mortas, apenas em razão da Covid-19. Vidas que poderiam ser salvas! Vidas de trabalhadoras e trabalhadores, jovens, idosas e idosos, em sua maioria do povo preto das periferias dos centros urbanos e comunidades tradicionais.
 

Vidas que poderiam ser salvas!
 

Contudo, o governo federal, sob o comando do presidente Jair Bolsonaro, tem agido com descaso e desrespeito à vida da população brasileira. Em especial, os setores mais empobrecidos, que seguem sendo expostos ao vírus e também à miséria que assola o país e resulta em crescimento do desemprego, do número de pessoas em situação de rua, insegurança alimentar e outras tantas violações de direitos.

Por esta razão, ainda que não seja possível ocupar as ruas para exigir ações e políticas efetivas que garantam controle sanitário da Covid-19, segurança e renda para a população pobre, é preciso que esta data mantenha seu caráter de reivindicação!
 

Por isso, hoje o CFESS reforça o chamado para que assistentes sociais do Brasil se envolvam nas programações do dia 1º de maio, organizadas pelas entidades sindicais e movimentos sociais.

Vamos promover a solidariedade concreta entre trabalhadoras e trabalhadores, contra uma política de morte do governo e da burguesia. Exigir ações concretas, como lockdown nacional e imediata vacinação para toda a população, bem como auxílio emergencial em valor suficiente para atender, de forma efetiva, a quem demanda auxilio financeiro.
 

Vamos exigir investimento nos serviços públicos, que, neste momento, são alvo do governo federal e de sua política de desmantelamento da estrutura de direitos e políticas sociais.
 

Vamos denunciar a reforma administrativa proposta por este governo, exigir a criação da renda básica, investimento nas políticas sociais e medidas de criação e preservação de empregos com salários e condições dignas e seguras de trabalho. 
 

Neste contexto de pandemia, vemos o quanto é urgente a mobilização e a luta da classe trabalhadora. Pelo fim do genocídio e do ódio contra nossa classe, nossa luta é a serviço da vida!
 

Assistentes sociais sempre estiveram e seguem respondendo aos desafios de seu tempo! Que o Dia Internacional da Trabalhadora e do Trabalhador renove a esperança na luta e união da classe trabalhadora. Uni-vos!!

 

 

Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA

Gestão "Nosso Nome é Resistência" – 2020/2023

 

Central - Agenda Permanente
AGENDA CRESS-MA
abril
D S T Q Q S S
31  1   2   3   4   5   6 
 7   8   9   10   11   12   13 
 14   15   16   17   18   19   20 
 21   22   23   24   25   26   27 
 28   29   30 
SIGA O CRESS-MA