CRESS-MA
INFORMAÇÕES
Serviço Social
11 de abril de 2016
ASCOM CRESS/MA

Psicologia e Serviço Social na Educação Básica (Lei 13.935/2019): essa luta tem história

 

A cartilha elaborada pelo CFP, CFESS, ABRAPEE, ABEP, FENAPSI e ABEPSS reúne as principais informações sobre esta luta que tem mais de duas décadas. O documento traz uma linha do tempo do envolvimento e construção das categorias até a aprovação da lei, os principais motivos pelos quais se defende a inserção do Serviço Social e da Psicologia na educação básica, as perguntas e respostas mais frequentes e as entidades envolvidas.

 

Clique e faça o download

 


 

 

2º Seminário Nacional Residência em Saúde e Serviço Social – volume 2

 

O evento, agora transformado em publicação, buscou refletir sobre as implicações que a realidade contemporânea tem produzido sobre a intervenção crítica de assistentes sociais, ancorada no projeto ético-político da profissão. O seminário tratou dos desafios da formação no SUS, com ênfase nas residências em saúde; os impactos da pandemia nos Programas de Residência; a importância do controle social e da efetivação da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde e construiu, a partir do debate entre os segmentos que compõem os Programas de Residência, bandeiras de luta e uma agenda de mobilização com a categoria profissional.

 

Também com os textos apresentados por palestrantes no evento, a nova brochura traz mais subsídios para o debate e a defesa da formação e do trabalho profissional com qualidade, na direção de uma política de saúde pública, estatal, universal e gratuita.

 

Clique e faça o download

 


 

 

Serviço Social e as relações internacionais

 

O livro diz respeito a um espaço importante da atuação profissional: migrações, pessoas refugiadas, acesso a direitos, relação das entidades de Serviço Social nos países da América Latina e Caribe e de outros continentes, dentre outros aspectos.

 

Além disso, com esta publicação, é possível compreender as contribuições do Serviço Social brasileiro para fazer avançar as articulações latino-americanas e caribenhas e o esforço em criar o espraiamento do projeto ético-político profissional junto a entidades profissionais no mundo. O livro também apresenta as falas de palestrantes do Seminário Latino-Americano e Caribenho com o tema “Serviço Social, Povos Indígenas e Direitos Humanos”, realizado em parceria com a Abepss em 14 e 15 de julho de 2022, na modalidade on-line.


Clique e faça o download

 


 

 

Política Nacional de Comunicação- 4ª edição

 

A nova edição do documento traz a atualização de seus princípios, objetivos e ações contínuas, novas orientações técnicas sobre a organização e funcionamento das áreas de comunicação das entidades e apresenta sugestões de iniciativas e formatos para produção de conteúdo.

 

O documento é resultado de uma construção coletiva que envolveu assistentes sociais da base e da direção das comissões de comunicação dos CRESS e do CFESS no triênio 2020-202,e aponta para uma direção teórico-política: a comunicação é um direito humano e deve ser crítica, dialógica, sem preconceitos, acessível e pedagógica.

 

Clique e faça o download

 


 

 

Anticapacitismo e exercício profissional: perfil de assistentes sociais com deficiência

 

O livro traz o resultado da pesquisa realizada em 2022 com assistentes sociais com deficiência e levanta reflexões no campo das condições éticas e técnicas de trabalho.

 

A defesa da bandeira de luta anticapacitista vem ganhando destaque ao longo dos últimos anos no Conjunto CFESS-CRESS, com a realização de debates sobre a acessibilidade, aprovação de deliberações sobre o tema, resoluções e pesquisas, até a criação de um grupo de trabalho nacional, com representações de todas as regiões do país, abordando os desafios de assistentes sociais com deficiência dentro e fora as entidades e nos seus espaços de trabalho.

 

Tudo isso com o necessário protagonismo do movimento de pessoas com deficiência dentro da profissão, que transformou a pauta anticapacitista como urgente para transformar países, estados, cidades e as nossas entidades em espaços acessíveis, democráticos, com desenhos universais que garantam respeito à diversidade humana, ou seja, que incorporem diferentes corpos, mentes e necessidades.


Clique e faça o download

 


 

 

Diálogos do Cotidiano: reflexões sobre o trabalho profissional – Caderno 4

 

A série Diálogos do Cotidiano tem o objetivo de oferecer subsídios e provocar debates relacionados aos temas com os quais a profissão contribui em suas análises críticas, no enfrentamento das históricas desigualdades de raça, classe, gênero, geração, construindo estratégias anticapitalistas, antirracistas, anticapacitistas.

 

O quarto caderno da série registra o percurso da luta pela aprovação e implementação da Lei 13.935/2019, que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. A publicação dá visibilidade também ao resultado um levantamento do CFESS sobre a regulamentação da lei, que reuniu informações e dados sobre as recentes articulações da categoria em audiências, lives, palestras, reuniões, webinários, as notícias publicadas sobre o tema em mídias diversas, as capacitações continuadas, a inserção do tema na formação acadêmica, e demais publicações. Entre as autoras do material estão a Gestão 2020-2023 do CFESS, Eunice Damasceno, Fabrícia Maciel, Kênia Figueiredo e Wagner do Amaral.

 

Clique e faça o download

 


 

 

Diálogos do Cotidiano: reflexões sobre o trabalho profissional – Caderno 3

 

A série Diálogos do Cotidiano tem o objetivo de oferecer subsídios e provocar debates relacionados aos temas com os quais a profissão contribui em suas análises críticas, no enfrentamento das históricas desigualdades de raça, classe, gênero, geração, construindo estratégias anticapitalistas, antirracistas, anticapacitistas.

 

O terceiro caderno da série é uma interface direta com a campanha de gestão do triênio – “Nós mulheres, assistentes sociais de Luta!”. A publicação reúne três materiais com importantes temáticas e lutas do movimento feminista, indissociáveis da transformação completa de nossa sociedade, ancorada no capitalismo e em relações sociais patriarcais e racistas, opressoras, violentas e conservadoras. Os textos são de autoria das assistentes sociais: Telma Gurgel, Nayara André Damião, Emilly Marques, Edna Rocha e do assistente social, Claudio Horst.

 

Clique e faça o download

 


 

 

Diálogos do Cotidiano: reflexões sobre o trabalho profissional – Caderno 2

 

A série Diálogos do Cotidiano tem o objetivo de oferecer subsídios e provocar debates relacionados aos temas com os quais a profissão contribui em suas análises críticas, no enfrentamento das históricas desigualdades de raça, classe, gênero, geração, construindo estratégias anticapitalistas, antirracistas, anticapacitistas.

 

O segundo caderno da série, reúne dois materiais de análise sobre o contexto das eleições gerais no país e os desafios profissionais para enfrentar temas áridos e insolentes. A publicação traz os textos do assistente social e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Marcelo Braz, e da assistente social e professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Marcia Campos Eurico.


Clique e faça o download

 


 

 

Produção de Documentos e Emissão de Opinião Técnica em Serviço Social

 

A publicação reúne uma pesquisa teórica-política e técnica acerca dos instrumentais da profissão, e fornece orientações sobre estudos sociais, estudos socioeconômicos, emissão de pareceres e opinião técnica e seus registros, atendimento à população usuária, além de reforçar muitas outras matérias que perpassam o cotidiano de assistentes sociais. Os textos são de autoria das professoras e pesquisadoras da PUC-SP Abigail Aparecida de Paiva Franco, Eunice Teresinha Fávero e Rita de Cássia Silva Oliveira.


Clique e faça o download

 


 

 

Discriminação contra a população usuária da saúde mental – Série Assistente Social no Combate ao Preconceito – Caderno 8

 

A série de cadernos Assistente Social no combate ao preconceito tem o intuito de orientar e estimular assistentes sociais a uma compreensão crítica das variadas situações de preconceito que podem acompanhar os encaminhamentos cotidianos do exercício profissional, provocando a categoria a refletir sobre sua responsabilidade ética na defesa do projeto ético-político.

 

O caderno 8 evidencia a discriminação que a população usuária da saúde mental sofre, a partir da análise da própria noção de loucura, vista pela sociedade como sinônimo de periculosidade, insanidade e descontrole, afirmando que as pessoas que apresentam algum sofrimento ou adoecimento psicossocial colocam a sociedade em risco, o que torna necessária a produção de equipamentos que possam promover o controle dos corpos e subjetividades considerados desviantes.

 

Clique e faça o download

 


 

 

Procedimentos Administrativos, Financeiros e Contábeis do Conjunto CFESS-CRESS

 

Considerando o compromisso da qualidade dos serviços prestados pelo Conjunto CFESS-CRESS para defesa da profissão, o documento propicia a padronização de procedimentos, para disciplinar e dar unidade à execução do eixo administrativo-financeiro das entidades. O material é uma síntese atualizada e revista das normativas e recomendações a serem adotadas pela administração pública, apresentando orientações e mecanismos de aprimoramento de processos administrativo-financeiros e contábeis do Conjunto.

—–
Como usar o e-book (livro virtual e interativo): baixe o arquivo para seu computador. É preciso ter instalado um leitor de PDF atualizado para que os links interativos funcionem. Não abra o PDF pelo navegador, e sim no programa baixado. Sugerimos o Adobe Reader ou Foxit PDF.


Clique e faça o download

 


 

 

Caderno 1 – Ética e História – Curso para Agentes de Multiplicação

 

A série de cadernos “Ética para Agentes de Multiplicação” integra o histórico e permanente Curso Ética em Movimento, do Conjunto CFESS, inaugurado no final da década dos anos de 1990 com intuito de contribuir para a incorporação consciente e crítica dos fundamentos, valores e princípios do Código de Ética Profissional. O material possibilita o espraiamento do debate ético no âmbito da atividade profissional, política e social e dos direitos humanos, ultrapassando a sua dimensão meramente legal e formal. O caderno 1, Ética e História, de autoria da professora Lucia Barroco, apresenta a fundamentação teórico-metodológica da ética.


Clique e faça o download

 


 

 

Caderno 2 – Ética e Trabalho Profissional – Curso para Agentes de Multiplicação

 

A série de cadernos “Ética para Agentes de Multiplicação” integra o histórico e permanente Curso Ética em Movimento, do Conjunto CFESS, inaugurado no final da década dos anos de 1990 com intuito de contribuir para a incorporação consciente e crítica dos fundamentos, valores e princípios do Código de Ética Profissional. O material possibilita o espraiamento do debate ético no âmbito da atividade profissional, política e social e dos direitos humanos, ultrapassando a sua dimensão meramente legal e formal. O caderno 2, Ética e Trabalho Profissional, de autoria da professora Cristina Brites, aborda os fundamentos ontológicos da ética e suas particularidades em face do trabalho profissional.

 

Clique e faça o download

 


 

 

Caderno 3 – Ética e Direitos Humanos – Curso para Agentes de Multiplicação

 

A série de cadernos “Ética para Agentes de Multiplicação” integra o histórico e permanente Curso Ética em Movimento, do Conjunto CFESS, inaugurado no final da década dos anos de 1990 com intuito de contribuir para a incorporação consciente e crítica dos fundamentos, valores e princípios do Código de Ética Profissional. O material possibilita o espraiamento do debate ético no âmbito da atividade profissional, política e social e dos direitos humanos, ultrapassando a sua dimensão meramente legal e formal. O caderno 3, Ética e Direitos Humanos, de autoria da professora Silvana Mara de Morais, contribui para a apreensão dos direitos humanos como um campo de reflexão crítica, de resistência, de luta e de posicionamento crítico do ponto de vista teórico-ético e político.


Clique e faça o download

 


 

 

Caderno 4 – Ética e Instrumentos Processuais – Curso para Agentes de Multiplicação

 

A série de cadernos “Ética para Agentes de Multiplicação” integra o histórico e permanente Curso Ética em Movimento, do Conjunto CFESS, inaugurado no final da década dos anos de 1990 com intuito de contribuir para a incorporação consciente e crítica dos fundamentos, valores e princípios do Código de Ética Profissional. O material possibilita o espraiamento do debate ético no âmbito da atividade profissional, política e social e dos direitos humanos, ultrapassando a sua dimensão meramente legal e formal. O caderno 4, Ética e Instrumentos Processuais, de autoria da assessora jurídica do CFESS Sylvia Terra, contribui na formação ético-política das pessoas que se encarregarão de multiplicar cada vez mais nossa concepção e, principalmente, nossa luta.


Clique e faça o download

 


 

 

E-book Pareceres jurídicos sobre Serviço Social, ética e direitos humanos

 

O material digital contribui para o aprofundamento das concepções ético-políticas que dão sustentação à defesa do Código de Ética do/a Assistente Social, bem como as temáticas que perpassam o trabalho de assistentes sociais. A publicação reúne 25 anos de documentos jurídicos produzidos pela advogada e assessora do CFESS Sylvia Terra sobre a temática, a partir de demandas e recursos que chegaram ao Conselho Federal nesse período.

—–
Como usar o e-book (livro virtual e interativo): baixe o arquivo para seu computador. É preciso ter instalado um leitor de PDF atualizado para que os links interativos funcionem. Não abra o PDF pelo navegador, e sim no programa baixado. Sugerimos o Adobe Reader ou Foxit PDF.

 

Clique e faça o download

 


 

 

Perfil de Assistentes Sociais no Brasil: Formação, Condições de Trabalho e Exercício Profissional

 

Quem é a categoria de assistentes sociais no país? De que forma se graduaram? Quanto recebem de salário por mês? Onde trabalham? Estas são algumas das perguntas cujas respostas trazem uma análise recente sobre a situação de profissionais do Serviço Social no Brasil. O livro reúne informações que possibilitam uma aproximação do perfil profissional de assistentes sociais no Brasil, com base nos dados coletados durante a campanha de recadastramento nacional do Conjunto CFESS-CRESS, totalizando 44.212 participantes, que correspondiam a 25,04% do total de 176.524 assistentes sociais com inscrição ativa à época.

—–
Como usar o e-book (livro virtual e interativo): baixe o arquivo para seu computador. É preciso ter instalado um leitor de PDF atualizado para que os links interativos funcionem. Não abra o PDF pelo navegador, e sim no programa baixado. Sugerimos o Adobe Reader ou Foxit PDF.


Clique e faça o download

 


 

 

E-book Pareceres Jurídicos sobre a Fiscalização do Exercício Profissional

 

A publicação, organizada pelas gestões do CFESS 2017-2020 e 2020-2023, reúne os pareceres jurídicos produzidos pela assessora jurídica Sylvia Helena Terra desde os anos 1990, e também pela ex-assessora jurídica Erika Lula de Medeiros, que assessoraram a Comissão de Orientação e Fiscalização do do Conselho em momentos distintos. O e-book traz pareceres que versam sobre fiscalização do exercício profissional; pareceres jurídicos referentes ao trabalho profissional, condições de trabalho e defesa das atribuições e competências; pareceres jurídicos referentes à formação profissional.
—–
Como usar o e-book (livro virtual e interativo): baixe o arquivo para seu computador. É preciso ter instalado um leitor de PDF atualizado para que os links interativos funcionem. Não abra o PDF pelo navegador, e sim no programa baixado. Sugerimos o Adobe Reader ou Foxit PDF.


Clique e faça o download

 


 

 

Bandeiras de Luta (2019) e Ações Estratégicas do Conjunto CFESS-CRESS (2016)

 

A publicação reúne dois materiais que reforçam os princípios do Serviço Social brasileiro e pautam as ações permanentes do Conjunto CFESS-CRESS. O documento Bandeiras de Luta da categoria (2019) condensa a pauta política da profissão, a partir do consolidado das plenárias deliberativas, que ocorrem anualmente, conforme previsto na Lei nº 8.662/93, expressando acúmulo histórico de lutas e ações. Já o Ações Estratégicas Continuadas (2016) traz distintas atividades para o fortalecimento do agir cotidiano dos Conselhos no exercício de suas funções precípuas e em defesa do projeto ético-político profissional, instrumentalizando as gestões no desempenho dessas atividades.

 

Clique e faça o download

 


 

 

Diálogos do Cotidiano: reflexões sobre o trabalho profissional

 

A intenção da nova série é somar a todas as outras, dedicadas aos subsídios e debates relacionados aos temas com os quais a profissão contribui com suas análises críticas, no enfrentamento das históricas desigualdades de raça, classe, gênero, geração, construindo estratégias anticapitalistas, antirracistas, anticapacitistas e contra todas as formas de expressão dos conservadorismos. O primeiro caderno traz textos das professoras Marilda Iamamoto, Ana Elisabete Mota e também do CFESS.


Clique e faça o download

 


 

 

Coletânea de Textos Assistentes Sociais no Esquenta da Conferência (2021)

 

A coletânea de textos tem o intuito de contribuir para os diálogos entre assistentes sociais, equipes e usuários/as do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). É também um bom material preparatório para a 12ª Conferência Nacional de Assistência Social (7 a 10 de dezembro de 2021). Aborda os eixos temáticos da Conferência, na perspectiva da defesa e fortalecimento da política de Assistência Social como direito para toda a população.


Clique e faça o download

 


 

 

Psicólogos/as e assistentes sociais na rede pública de educação básica – orientações para regulamentação da Lei 13.935/2019 – versão 2021

 

O CFP, o CFESS, a ABRAPEE, a ABEP, a ABEPSS e a FENAPSI apresentam neste documento orientações e subsídios para a articulação e mobilização das entidades regionais da psicologia e do serviço social, na perspectiva de regulamentar a Lei nº 13.935, de 2019 nos estados e municípios, de forma a garantir que a política de educação se efetive em consonância com os processos de fortalecimento do projeto ético-político do serviço social e da psicologia e da luta por uma educação pública, laica, gratuita, socialmente referenciada, presencial, inclusiva e de qualidade.


Clique e faça o download

 


 

 

Sistematização e análise de registros da opinião técnica emitida pela/o assistente social em relatórios, laudos e pareceres, objeto de denúncias éticas presentes em recursos disciplinares julgados pelo CFESS

 

Este trabalho, que responde à demanda do CFESS, por meio da Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional (Cofi), apresenta sistematização realizada com base em conteúdo de recursos processuais disciplinares, que envolveram denúncias éticas relativas, direta ou indiretamente, à opinião técnica emitida e à forma como foi expressa e/ou registrada pela/o assistente social em informes, prontuários, relatórios, laudos ou pareceres sociais – elaborados a partir de atendimentos, estudos/avaliações sociais, seleções/avaliações socioeconômicas ou perícias sociais


Clique e faça o download

 


 

 

CFESS Manifesta Gestão É de batalhas que se vive a vida! (2017-2020)

 

O livro é uma coletânea das 27 edições do CFESS Manifesta publicadas pela gestão É de batalhas que se vive a vida! (2017-2020). Entre os destaque estão os manifestos com o selo Conjuntura e Trabalho Profissional, que fizeram análises importantes sobre o trabalho de assistentes sociais na relação com as políticas sociais, com os espaços ocupacionais, com os processos interventivos e com a conjuntura. O CFESS Manifesta, ao longo de mais de duas décadas de existência, vem expressando a defesa do projeto profissional do Serviço Social brasileiro, incidindo com reflexões críticas e propostas de ação, que têm profunda relação com a agenda do Conjunto CFESS-CRESS.


Clique e faça o download

 


 

Assistentes sociais no combate ao racismo – O livro da campanha

 

O livro é registro histórico para assistentes sociais das presentes e futuras gerações sobre uma das ações mais relevantes das gestões 2017-2020 do Conjunto CFESS-CRESS: a campanha Assistentes Sociais no Combate ao Racismo. A publicação traz um resumo das ações, dados relevantes, imagens, textos sobre o tema, além dos depoimentos de assistentes sociais que se engajaram e replicaram a ideia em seus espaços de trabalho. A ampliação do debate da questão étnico-racial na formação profissional pode, sem dúvida, impactar na cultura profissional e organizativa das futuras gerações de assistentes sociais brasileiros(as), consolidando as práticas antirracistas vinculadas ao trabalho profissional.


Clique e faça o download

 


 

 

Seminário Nacional Serviço Social e Diversidade Trans (2015)

 

O livro reúne o conteúdo das palestras do Seminário Nacional Serviço Social e Diversidade Trans: exercício profissional, orientação sexual e identidade de gênero, que ocorreu na cidade de São Paulo, nos dias 11 e 12 de junho de 2015. O evento foi realizado em conjunto com o CRESS-SP, a partir de uma deliberação do 43º Encontro Nacional CFESS-CRESS, e se propôs a ampliar o debate junto às/aos assistentes sociais, acumulando conteúdo político e teórico relacionado à identidade de gênero, bem como aos direitos das pessoas trans, reafirmando a posição contrária a todas as formas de patologização.


Clique aqui e faça o download

 


 

 

Atribuições privativas do/a assistente social em questão – volume 2

 

Essa publicação é fruto do trabalho da Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional (Cofi) do CFESS, que, durante um ano, debateu diversas questões que impactam o trabalho de assistentes sociais na atualidade, por meio de um grupo de trabalho, assessorado pela assistente social e professora da PUC-SP Raquel Raicheilis.

O livro é dividido em duas partes: a primeira, intitulada "As Atribuições e Competências Profissionais à Luz da 'Nova' Morfologia do Trabalho", traz dois textos, sendo um das professoras Raquel Raichelis e outro, produzido pelas professoras Eunice Fávero, Abigail Paiva Franco e Rita de Cassia Oliveira. A segunda parte do documento trata das "Atribuições e Competências no Trabalho Docente", com um texto da assessora jurídica do CFESS Erika Medeiros e outro da assistente social e professora Daniela Neves, que é vice-presidente do CFESS.


Clique aqui e faça o download

 


 

 

Código de Ética do/a Assistente Social – Edição trilíngue

 

A iniciativa de traduzir o Código de Ética do/a Assistente Social para as línguas inglesa e espanhola foi motivada pela importância de reafirmar, para além das fronteiras brasileiras, sua atualidade histórica na orientação de uma profissão que tem um projeto ético político, e cuja direção social está alicerçada em princípios e valores emancipatórios. Nesse sentido, queremos socializar este instrumento normativo ético com o objetivo de fortalecer e contribuir com a agenda política do trabalho profissional do/a assistente social, cuja direção crítica coloca-se no campo da resistência e da luta pela liberdade e pelos direitos e na defesa dos interesses da classe trabalhadora.


Clique e faça o download

 


 

 

Cursos de Extensão e/ou Livres Ofertados Ilegalmente como Graduação em Serviço Social – Relatório Final

 

O relatório sistematiza debate, análises e encaminhamentos do Grupo de Trabalho Nacional (GT) que foi instituído para cumprimento de deliberações do 46º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, do eixo da Formação Profissional, em 2017.

 

O documento está organizado assim: A caracterização dos cursos de extensão e/ou livres ofertados ilegalmente como graduação em Serviço Social; o levantamento de informações e dados sobre esses cursos juntos aos CRESS; e as orientações administrativas, jurídicas e políticas para combater esse fenômeno.


Clique e faça o download

 


 

 

Discriminação contra a pessoa com deficiência – Série Assistente Social no Combate ao Preconceito – Caderno 7

 

A série de cadernos Assistente Social no combate ao preconceito tem o intuito de orientar e estimular assistentes sociais a uma compreensão crítica das variadas situações de preconceito que podem acompanhar os encaminhamentos cotidianos do exercício profissional, provocando a categoria a refletir sobre sua responsabilidade ética na defesa do projeto ético-político.

 

O sétimo caderno aborda a discriminação contra a pessoa com deficiência. Há uma incorporação histórica dessa concepção de deficiência, que reverbera diretamente no modo como a sociedade se relaciona com essas pessoas e na limitação de sua participação na vida social em desigualdade de condições. Essa discriminação histórica contra a pessoa com deficiência também está presente na dinâmica dos dias atuais, guardadas suas particularidades na sociabilidade capitalista.


Clique e faça o download

 


 

 

Machismo – Série Assistente Social no Combate ao Preconceito – Caderno 6

 

A série de cadernos Assistente Social no combate ao preconceito tem o intuito de orientar e estimular assistentes sociais a uma compreensão crítica das variadas situações de preconceito que podem acompanhar os encaminhamentos cotidianos do exercício profissional, provocando a categoria a refletir sobre sua responsabilidade ética na defesa do projeto ético-político.

 

O sexto caderno trabalha diferentes expressões do machismo e os fundamentos de sua existência, com vistas a desmistificar algumas “verdades”difundidas pelo senso comum. Destaca a funcionalidade histórica da desvalorização social da mulher, que tenta naturalizar essa posição subalternizada.


Clique e faça o download

 


 

 

Sou assistente social e aqui estão minhas bandeiras de luta!

 

O documento, aprovado no 44° Encontro Nacional CFESS-CRESS (2015), condensa a pauta política construída coletivamente ao longo dos últimos anos pelo Conjunto. É resultado de suas plenárias deliberativas, que ocorrem anualmente, conforme previsto na Lei nº 8.662/93, que regulamenta a profissão de assistente social no Brasil. Bandeiras de Luta está estruturado em três eixos: defesa da profissão, da seguridade social e dos direitos humanos. Com vistas a superar a fragmentação setorial engendrada à revelia do princípio constitucional da seguridade social, a sua tematização se faz considerando a unidade entre os aspectos da concepção, gestão, controle social e financiamento. (Versão atualizada aprovada no 47º Encontro Nacional, em 2018).

 

Clique e faça o download

 


 

 

Instrumentos para a fiscalização do exercício profissional do/a assistente social

 

A nova publicação traz, junto com os instrumentais da fiscalização revisados, textos que apresentam dados resultantes de levantamento realizado pelo GT de Revisão dos Instrumentais (2015-2016) junto aos CRESS, a respeito do uso dos instrumentais da PNF e, em um segundo momento, algumas reflexões sobre o processo de autorregulação profissional e o papel ético-político da fiscalização do exercício profissional.


Clique e faça o download

 


 

 

5º Encontro Nacional Serviço Social e Seguridade Social

 

A publicação reúne o conteúdo de debates do 5° Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade Social, realizado em Belo Horizonte/MG entre os dias 19, 20 e 21 de novembro de 2015, no qual o Serviço Social brasileiro reafirmou que “Seguridade Social pública e estatal é possível!”. Com a concepção de Seguridade Social como um padrão de proteção social amplo, universal, redistributivo, de responsabilidade estatal e que incorpore as políticas de saúde, previdência social, assistência social, educação, moradia, alimentação, trabalho, lazer, segurança, transporte e cultura, o livro fornece elementos para enfrentamento da atual conjuntura, de acirramento da restrição de direitos e do ajuste fiscal, somados à histórica desarticulação entre as políticas sociais que compõem a seguridade social!


Clique e faça o download

 


 

 

Relatório de Fiscalização: Serviço Social e a Inserção de Assistentes Sociais nas Comunidades Terapêuticas

 

Documento elaborado pela Cofi/CFESS a partir de visitas de Orientação e Fiscalização realizadas pelos CRESS traz informações relevantes e revela graves problemas acerca da inserção de assistentes sociais nas Comunidades Terapêuticas (CTs), apontando que tais espaços estão na contramão do que preconiza a Reforma Psiquiátrica e o Projeto ético-político profissional. O relatório de fiscalização aponta a participação de assistentes socias em atividades de cunho religioso, grupos de espiritualidade, laborterapia, entre outros, confrontando com os princípios fundamentais do Código de Ética da/o Assistente Social.


Clique e faça o download

 


 

 

CFESS Manifesta Gestão Tecendo na Luta a Manhã Desejada (2014-2017)

 

A publicação reúne todas as edições do CFESS Manifesta produzidas pela gestão Tecendo na luta a manhã desejada (2014-201). Os textos evidenciam os severos ataques à vida das/os trabalhadoras/os na atual conjuntura e de que maneira isso repercute diretamente nas condições de trabalho de assistentes sociais, na forma e requisição do trabalho da categoria. O livro CFESS Manifesta é uma produção que dá visibilidade aos posicionamentos e análises do Conselho Federal sobre diversos temas e fatos da sociedade brasileira e internacional, sobre o trabalho de assistentes sociais na relação com as políticas sociais e com a conjuntura. O informativo também expressa a defesa do projeto profissional do Serviço Social brasileiro e busca incidir com reflexões críticas e propostas de ação que têm profunda relação com a agenda do Conjunto CFESS-CRESS.


Clique e faça o download

 


 

 

Seminário Nacional de Serviço Social na Saúde (2009)

 

O livro reúne o conteúdo das palestras ministradas no Seminário Nacional de Serviço Social na Saúde, que aconteceu em Olinda (PE) entre os dias 8 e 10 de junho de 2009, e que abordou o trabalho de assistentes sociais da área da saúde, no contexto político e social brasileiro. O evento teve seu formato organizado em conferências, palestras e debates simultâneos, que abordaram especificidades e desafios presentes no cotidiano da atuação profissional nesse campo, na perspectiva do aprimoramento e da qualificação do trabalho profissional. O livro é uma reafirmação da categoria pela defesa da Reforma Sanitária, do Sistema Único de Saúde (SUS), dos direitos sociais, do trabalho e do Estado Democrático de Direito. Os debates reafirmaram críticas contundentes às reformas neoliberais, aos impactos das fundações estatais de direito privado na estruturação do SUS e à forma como os governos vêm se posicionando contra a crise.


Clique e faça o download

 


 

 

Serviço Social, Memórias e Resistências Contra a Ditadura

 

O livro marca a conclusão do projeto de mesmo nome e reúne relatos, imagens e material audiovisual de assistentes sociais e sua luta contra a Ditadura Civil-Militar e as histórias de violações de direitos humanos que estes sujeitos coletivos sofreram. Traz para novas gerações histórias de um período de terror vivido no país e serve também como denúncia, contribuindo para o enfrentamento da banalização que, por vezes, se ouve hoje em dia de que foi uma ditabranda. Não foi. No Brasil, como nos países vizinhos, se ceifaram muitas vidas, projetos e sonhos. Assim, a publicação Serviço Social, Memórias e Resistências Contra a Ditadura é uma inspiração para quem resiste na luta social contra a violência e reafirma: tortura nunca mais! Liberdade, essa palavra que tanto inspirou a luta de milhares de pessoas contra o regime militar no Brasil, é princípio norteador do nosso Código de Ética!

 

Pode ser acessado também por https://issuu.com/cfess/docs/livro-memoriaseresistenciascontradi


Clique e faça o download

 


 

 

Residência em Saúde e Serviço Social: subsídios para reflexão

 

Sexto volume da série Trabalho e Projeto Profissional nas Políticas Sociais, o documento tem a intenção de sistematizar, de forma introdutória, as informações e debates realizados ao longo dos últimos anos sobre o Serviço Social e as residências em saúde, espaços de formação e de exercício profissional da/o assistente social. Pretende também fortalecer o trabalho e a formação das/os assistentes sociais – preceptores/as, tutores/as e residentes – na/em saúde, já que apresenta um debate sobre o Projeto ético-político do Serviço Social e a Reforma Sanitária brasileira, resgata o histórico das Normatizações da Residência Multiprofissional em Saúde e problematiza as questões que envolvem a supervisão de estágio e os programas de residência.

 

Clique e faça o download

 


 

 

Política Nacional de Enfrentamento à Inadimplência no Conjunto CFESS-CRESS

 

Nos últimos anos, uma das questões que se tornou fundamental para o Conjunto CFESS-CRESS foi a necessidade de se aprofundar os conhecimentos sobre os determinantes da situação de inadimplência junto ao conselho, vivenciada por assistentes sociais. Nesse sentido, o CFESS disponibiliza este importante documento, que subsidia as ações dos Conselhos de enfrentamento à inadimplência e de aproximação e diálogo com a categoria.

 

Resultado de deliberações de encontros nacionais anteriores, esta publicação contribui também para apreensão das condições objetivas que afetam o trabalho profissional e apropriação do Conjunto CFESS-CRESS da realidade profissional.


Clique e faça o download

 


 

 

O que é preconceito – Série Assistente Social no Combate ao Preconceito – Caderno 1

 

A série de cadernos Assistente Social no combate ao preconceito tem o intuito de orientar e estimular assistentes sociais a uma compreensão crítica das variadas situações de preconceito que podem acompanhar os encaminhamentos cotidianos do exercício profissional, provocando a categoria a refletir sobre sua responsabilidade ética na defesa do projeto ético-político.

 

O caderno que abre a série oferece a base de fundamentação para a abordagem crítica do preconceito, seja qual for o seu objeto particular, visando ao conhecimento do seu significado e das suas implicações, das determinações históricas que facilitam a sua reprodução na direção de uma prática liberta de discriminações e intolerâncias.


Clique e faça o download

 


 

 

O estigma do uso de drogas – Série Assistente Social no Combate ao Preconceito – Caderno 2

 

A série de cadernos Assistente Social no combate ao preconceito tem o intuito de orientar e estimular assistentes sociais a uma compreensão crítica das variadas situações de preconceito que podem acompanhar os encaminhamentos cotidianos do exercício profissional, provocando a categoria a refletir sobre sua responsabilidade ética na defesa do projeto ético-político.

 

O segundo caderno reforça a ideia de que o uso de psicoativos (drogas) é uma prática social – profundamente alterada pela lógica mercantil e alienante da sociedade capitalista madura – que requer da/o assistente social compreensão crítica, dada sua complexidade e a multiplicidade de determinações históricas que alteram seus padrões e significados. Do ponto de vista profissional, é preciso apreender o caráter histórico dessa prática, superando explicações mistificadoras e estigmatizantes, frequentemente reproduzidas pelas visões do senso comum.


Clique e faça o download

 


 

 

Racismo – Série Assistente Social no Combate ao Preconceito – Caderno 3

 

A série de cadernos Assistente Social no combate ao preconceito tem o intuito de orientar e estimular assistentes sociais a uma compreensão crítica das variadas situações de preconceito que podem acompanhar os encaminhamentos cotidianos do exercício profissional, provocando a categoria a refletir sobre sua responsabilidade ética na defesa do projeto ético-político.

 

O terceiro caderno, Racismo, busca contribuir para uma intervenção profissional comprometida com a defesa da garantia de direitos e com as lutas coletivas de enfrentamento ao racismo e de suas múltiplas expressões na vida social, além de destacar alguns conceitos, ainda que em forma de síntese, úteis intervenções no campo profissional e em estudos relativos à temática étnico-racial.
 

Clique e faça o download

 


 

 

Transfobia – Série Assistente Social no Combate ao Preconceito – Caderno 4

 

A série de cadernos Assistente Social no combate ao preconceito tem o intuito de orientar e estimular assistentes sociais a uma compreensão crítica das variadas situações de preconceito que podem acompanhar os encaminhamentos cotidianos do exercício profissional, provocando a categoria a refletir sobre sua responsabilidade ética na defesa do projeto ético-político.

 

O quarto caderno, Transfobia, mostra um do preconceito e da discriminação relacionados à identidade de gênero. Apesar de apontar para um grande campo que se costuma chamar de diversidade sexual e de gênero, a sigla LGBT agrupa uma variedade de identidades sociais que, embora sejam conformadas por expressões semelhantes do preconceito, também tem características próprias, histórias e demandas distintas por direitos. Nesse caso, o enfoque é sobre o preconceito que transexuais, travestis e outros sujeitos "T" sofrem.


Clique e faça o download

 


 

 

Xenofobia – Série Assistente Social no Combate ao Preconceito – Caderno 5

 

A série de cadernos Assistente Social no combate ao preconceito tem o intuito de orientar e estimular assistentes sociais a uma compreensão crítica das variadas situações de preconceito que podem acompanhar os encaminhamentos cotidianos do exercício profissional, provocando a categoria a refletir sobre sua responsabilidade ética na defesa do projeto ético-político.

 

O quinto caderno, Xenofobia, propõe aos/às assistentes sociais uma reflexão sobre o preconceito de classe que atinge a maioria dos/as imigrantes, especialmente as pessoas que saem dos países mais pobres ou buscam refúgio, devido a guerras, conflitos, pobreza e outras mazelas provocadas pela geopolítica do capitalismo.


Clique e faça o download

 


 

 

Atuação de assistentes sociais na Política Urbana: subsídios para reflexão

 

O livro é o quinto volume da série Trabalho e projeto profissional nas políticas sociais, que aborda também os temas Assistência Social, Saúde, Educação e Sociojurídico. A publicação busca uma aproximação histórica, teórica e política à problemática da questão urbana e do direito à cidade, explicitando as tensões e os desafios postos ao exercício profissional de assistentes sociais. Destaca também as principais ações desenvolvidas pela categoria nesse campo, passando pelas de caráter socioeducativo, de caráter organizativo e de mobilização popular, de assessoria, supervisão e formação, e de planejamento, gestão e coordenação, mas sem estabelecer qualquer tipo de prescrição ou mesmo receituário profissional.

 

Clique e faça o download

 


 

 

30 Anos do Congresso da Virada

 

O livro, lançado em 2009 como parte das comemorações dos 30 anos do “Congresso da Virada” – como ficou denominado o 3º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS) de 1979 –, busca resgatar e registrar na história a memória desse Congresso, que teve um impacto incomensurável para as mudanças que se seguiram na profissão. É a partir desse Congresso que o Serviço Social, do ponto de vista teórico, assume hegemonicamente sua veia crítica, amparada na teoria marxista, que favorece no enfrentamento ao conservadorismo e na análise da sociedade capitalista “e suas inflexões nas demandas e desafios postos à profissão”.


Clique aqui e faça o download

 


 

 

Política de Comunicação CFESS-CRESS 3ª edição

 

O 43º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS deliberou pela formação de um grupo de trabalho (GT) para atualização e revisão do texto da Política de Comunicação do Conjunto. Em 2015, o grupo de trabalho criado no 43º Encontro Nacional CFESS-CRESS trabalhou na atualização e revisão do texto da Política, com representantes de todas as regiões, bem como com contribuições dos CRESS. No 44º Encontro Nacional, em 2015, o Conjunto aprovou a 3ª edição do documento. A nova Política de Comunicação inclui debates recentes que o Conjunto tem feito, como a defesa da democratização comunicação no país (saiba mais), o uso de uma linguagem não discriminatória nas produções dos CRESS e CFESS, a questão da acessibilidade das produções e, inclusive, indicações para o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011). Em 2017, ela foi impressa pela primeira vez. É a versão que está disponível.


Clique aqui e faça o download

 


 

 

2º Seminário Nacional de Serviço Social na Previdência: 70 anos

 

Em 2014, o Serviço Social brasileiro completou 70 anos de inserção e de luta na Previdência Social. Com o objetivo de refletir sobre a trajetória de desafios e conquistas nessas sete décadas, o CFESS, em conjunto com a Federação Nacional de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), realizou o 2º Seminário Nacional de Serviço Social na Previdência: 70 anos, nos dias 29 e 30 de novembro de 2014, em Brasília (DF). A publicação lançada em 2015 traz as reflexões do referido seminário, abordando também a relação entre as requisições e respostas profissionais de assistentes sociais, sobretudo no INSS, principal órgão que institucionaliza as demandas da população usuária.


Clique e faça o download

 


 

 

Sobre a incompatibilidade entre graduação à distância e serviço social – Volume 1

 

O Volume 1 do documento Sobre a incompatibilidade entre graduação à distância e serviço social ganhou, em 2015, uma nova capa. A versão original foi lançada em 2011, juntamente com a campanha nacional em defesa da formação com qualidade, que trazia o slogan Educação não é fast-food: diga não para a graduação à distância em Serviço Social, que também ilustrava a capa do documento. O material reúne dados e análises coletados sobre precária situação de oferta de graduação à distância nas cinco regiões do país. Os dados sistematizados expõem, para a sociedade brasileira, para os gestores públicos, autoridades do judiciário e para a categoria dos/as assistentes sociais a incompatibilidade entre esta modalidade de oferta de cursos de nível superior e a formação profissional em Serviço Social com qualidade.


Clique e faça o download

 


 

 

Sobre a incompatibilidade entre graduação à distância e serviço social – Volume 2

 

O documento lança luzes sobre as questões que envolvem o processo de precarização da educação superior brasileira, destacando a graduação à distância. O volume dá visibilidade a dados e informações acerca do processo de supervisão direta de estágio, atribuição privativa de assistentes sociais e momento central da formação profissional de estudantes. Esses dados e informações reforçam o já expresso no Volume 1 do documento Sobre a Incompatibilidade entre Graduação à Distância e Serviço Social, demonstrando o descompromisso das instituições de ensino e do Ministério da Educação com a educação de qualidade enquanto direito social.


Clique e faça o download

 


 

 

Atuação de assistentes sociais no sociojurídico: subsídios para reflexão

 

O documento objetiva qualificar e referenciar a intervenção de assistentes sociais e faz parte da série de publicações intitulada Trabalho e Projeto Profissional nas Políticas Sociais. A brochura é produto da construção do Grupo de Trabalho Serviço Social no Sociojurídico.


Clique e faça o download

 


 

 

O perfil da Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS

 

A cartilha reúne os resultados da pesquisa Perfil da Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS, realizada em 2013 pelo CFESS, e traz breves comentários do que foi extraído da Roda de Conversa do 3º Seminário Nacional de Comunicação do Conjunto, que ocorreu em setembro do mesmo ano, em Recife (PE).


Clique e faça o download


 


 

 

 

CFESS Manifesta Tempo de Luta e Resistência (2011-2014)

 

O livro reúne os textos das 56 edições do CFESS Manifesta, produzidas ao longo da Gestão Tempo de Luta e Resistência (2011-2014). O CFESS Manifesta é um importante instrumento de comunicação, que dá visibilidade aos posicionamentos da entidade frente a temáticas ligadas ao serviço social brasileiro. Por isso, trazemos também as ilustrações de cada edição, possibilitando um resgate histórico de temas debatidos pelo CFESS. Alguns, como o Dia da Luta Indígena, Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia da Visibilidade Trans, Dia Nacional do Trabalho Doméstico ou com o tema sobre a população em situação de rua, foram lançados pela primeira vez por esta Gestão.

 

Clique e faça o download

 


 

 

Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS-CRESS

 

A publicação ressalta a dimensão da educação permanente enquanto instrumento de luta ideológica e política da categoria profissional, sinaliza o panorama nacional da educação superior no Brasil e seus rebatimentos na formação de assistentes sociais e apresenta as diretrizes, objetivos e estratégias para a materialização da Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS-CRESS. O documento é fruto de muita discussão e trabalho coletivo e recebe contribuição de duas gestões do CFESS, além da ABEPSS e ENESSO.


Clique e faça o download

 


 

 

Meia formação não garante um direito: o que você precisa saber sobre a supervisão de estágio direta em Serviço Social

 

Com esta publicação, o CFESS disponibiliza para estudantese assistentes sociais, CRESS e pessoas responsáveis pela supervisão (acadêmica e de campo) um conjunto de informações para consulta, que reúne as determinações legais e normativas acerca da supervisão direta de estágio em Serviço Social. Meia formação não garante um direito.


Clique e faça o download

 


 

 

Subsídios para a atuação de assistentes sociais na Política de Educação

 

O objetivo do documento é contribuir para que a atuação profissional na Política de Educação se efetive em consonância com os processos de fortalecimento do projeto ético-político do serviço social e de luta por uma educação pública, laica, gratuita, presencial e de qualidade, que, enquanto um efetivo direito social, potencialize formas de socialiabilidade humanizadoras.


Clique e faça o download

 


 

 

Livro Seminário Nacional: 30 anos do Congresso da Virada

 

A publicação reúne as palestras proferidas no evento que celebrou os 30 anos do 3º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (Congresso da Virada), que mudou a história do Serviço Social brasileiro.


Clique e faça o download

 


 

 

Atribuições Privativas do/a Assistente Social Em Questão (1ª Edição ampliada – 2012)

 

O livro Atribuições Privativas do/a Assistente Social Em Questão é uma edição ampliada da brochura lançada em 2002. A publicação traz o texto produzido pela Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) à época, o artigo da professora Marilda Iamamoto, intitulado Projeto profissional, espaços ocupacionais e trabalho do/a assistente social na atualidade, e uma nova apresentação, que recupera debates e conteúdos significativos referentes às atribuições profissionais.


Clique e faça o download

 


 

 

2º Seminário Nacional de Serviço Social no Campo Sociojurídico

 

A publicação reúne o conteúdo do “2º Encontro Nacional: o Serviço Social no Campo Sociojurídico na Perspectiva da Concretização de Direitos”, realizado nos dias 29 e 30 de outubro de 2009, em Cuiabá (MT). O evento reuniu cerca de 500 participantes e foi transmitido para todo o Brasil pela internet. Entre os temas debatidos no livro estão a judicialização da questão social; as condições de trabalho e demandas profissionais no campo sociojurídico; a identidade e autonomia do trabalho do/a assistente social; entre outros.


Faça o download

 


 

Instrumentos para a fiscalização do exercício profissional do/a Assistente Social

 

A publicação visa o aprimoramento dos mecanismos políticos e jurídio-normativos, em resposta ao processo de precarização da formação e do exercício profissional


Clique para acessar o documento

 


 

 

Revista Digital "O amor fala todas as línguas"

 

Material da Campanha "O amor fala todas as línguas", realizada pelo Conjunto CFESS-CRESS em 2006, em defesa da livre orientação e expressão sexual


Baixe o arquivo

 


 

 

Serviço Social na Educação (2001)

 

Brochura elaborada em 2001 aborda a inserção do/a assistente social nesse campo de atuação.


Clique aqui para baixar

 


 

 

Direito se conquista: a luta dos/as assistentes sociais pelas 30 horas semanais (Versão Online)

 

O livro registra em textos, poesias e, principalmente, belas fotografias, a luta pela aprovação da lei que garantiu aos/às assistentes sociais a jornada de trabalho de 30 horas semanais sem redução salarial. Luta essa, conduzida com a direção política do Conjunto CFESS-CRESS e com apoio da ABEPSS e da ENESSO. O resgate histórico é preciso: começa na apresentação do Projeto de Lei à categoria, passa pela tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado, destaca o inesquecível e memorável ato público em Brasília e a aprovação do PL por unanimidade no Plenário do Senado, e termina na articulação do Conjunto CFESS-CRESS e mobilização da categoria pela sanção presidencial e pela implementação da Lei 12.317/2010, após aprovada. Além disso, homenageia o coletivo que fez parte dessa luta. As imagens e textos registrados nesse livro são mais que uma memória histórica. São evidências de que “direito se conquista na luta”!
 

Faça o download

 


 

 

Coletânea CFESS Manifesta (2008-2011)

 

Coletânea de CFESS Manifesta publicados na gestão Atitude Crítica para Avançar na Luta, no período entre 15 de janeiro 2008 a 14 de maio de 2011. São 60 documentos que trazem os posicionamentos e defesas do CFESS, embebidos pelos princípios e diretrizes do Projeto Ético-político-profissional.


Veja o livro digital

 


 

 

Legislação e Resoluções sobre o Trabalho do/a Assistente Social

 

Os/as assistentes sociais encontram no livro um importante instrumento para contribuir em seu exercício profissional: a reunião,em uma única publicação, da Lei de Regulamentação da Profissão (Lei 8.662/1993), do Código de Ética profissional e uma coletânea de Resoluções aprovadas pelo CFESS nos últimos anos e que regulamentam o trabalho profissional.


Faça o download

 


 

 

Seminário Nacional: O Trabalho do/a Assistente Social no SUAS

 

O livro reúne as palestras proferidas no evento que reuniu mais de 2 mil pessoas na UERJ EM 2009. São reflexões, debates e embates sobre vários aspectos da Política de Assistência Social, contemplando desde a sua concepção na atual conjuntura, um balanço crítico do SUAS, condições de trabalho, o trabalho com famílias, o trabalho profissional nos CRAS, a interdisciplinaridade, trabalho com população de rua, educação e mobilização popular.


Faça o download

 


 

 

Política de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS – 2ª Edição

 

Trata-se de mais um instrumento político destinado a fortalecer e potencializar a produção e a socialização de informação entre os CRESS e o CFESS e destes com a categoria e a sociedade, na direção de reafirmar o Projeto Ético-político profissional.


Faça o download

 


 

 

Procedimentos Administrativos, Financeiros e Contábeis do Conjunto CFESS-CRESS

 

Publicação que orienta e auxilia os CRESS na gestão pública e democrática. Inclui as Resoluções CFESS 469/2005 e 470/2005, que revisaram o Estatuto do Conjunto CFESS/CRESS e a minuta do Regimento Interno dos Regionais.


Faça o download

 


 

 

Trabalhar na Assistência Social em Defesa dos Direitos da Seguridade Social

 

Contribuições do Conjunto CFESS-CRESS para os debates sobre a definição de trabalhadores na Assistência Social.


Faça o download da cartilha

 


 

 

O Controle Social e a consolidação do Estado Democrático de Direito

 

A publicação reúne as reflexões feitas no Seminário Nacional “O Controle Social e a Consolidação do Estado Democrático de Direito”, promovido pelo CFESS, em setembro de 2008, em Brasília (DF). No evento, se discutiu a representação do Conjunto CFESS-CRESS nas instâncias colegiadas de gestão de políticas sociais e de defesa de direitos. A preocupação fundamental era construir um espaço coletivo de discussões, no qual ganhasse centralidade o debate sobre a defesa dos princípios éticos e políticos profissionais.


Acesse a versão na íntegra do livro

 


 

 

30 Anos do Congresso da Virada

 

A publicação integrou as comemorações dos 30 anos do “Congresso da Virada”, como ficou denominado o 3º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, realizado em 1979 em São Paulo. Por meio de artigos, entrevistas e manifestos, a obra resgata e registra a história deste importante marco teórico-político do Serviço Social. A primeira parte do livro traz artigos de José Paulo Netto, que aponta referências para a contextualização do III CBAS; de Vicente Faleiros, que traça a conjuntura dos anos 70; e de Maria Beatriz Abramides e Socorro Cabral, que falam da organização política do Serviço Social e o papel da Comissão Executiva Nacional de Entidades Sindicais de Assistentes Sociais (CENEAS) e da Associação Nacional de Assistentes Sociais (ANAS) na "virada" do Serviço Social brasileiro. O livro traz também entrevistas com Aldaíza Sposati, Maria Lúcia Martinelli, Luiza Erundina, Regina Marconi Franco, Márcia Pinheiro, Célia Vilainho Peres, assistentes sociais que estiveram envolvidas, de alguma maneira, com o histórico CBAS de 1979. “30 anos do Congresso da Virada” apresenta ainda o manifesto do CFESS (elaborado por Ivanete Boschetti) sobre o sentido e os desafios do projeto ético-político da profissão 30 anos depois do Congresso, e o manifesto da ABEPSS (escrito por Elaine Behring e Sâmya Rodrigues Ramos), abordando o protagonismo da instituição nesses 30 anos de luta. O livro encontra-se disponível para a venda. Mais informações pelo email publicacoes@cfess.org.br


Acesse o livro

 


 

 

Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social

 

A publicacão é uma reedição do "Parâmetros Para Atuação de Assistentes Sociais e Psicólogos na Política de Assistência Social", produzido em parceria com o Conselho Federal de Psicologia (CFP). Esta nova versão, que inaugura a série Trabalho e Projeto Profissional nas Políticas Socias, visa consolidar a política de assistência social como direito e assegurar as condições técnicas e éticas requeridas para o exercício do trabalho com qualidade.


Clique aqui para ler a publicação

 


 

 

Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Saúde

 

A publicação tem como finalidade referenciar a intervenção dos profissionais de Serviço Social na área da saúde. Constitui-se como produto do Grupo de Trabalho Serviço Social na Saúde, instituído pelo CFESS em 2008, que incorporou nas suas discussões e sistematizações as deliberações dos 36º e 37º Encontro Nacional CFESS/CRESS.


Clique aqui para acessar a versão em pdf na íntegra

 


 

 

Parâmetros para atuação de assistentes sociais e psicólogos(as) na Política de Assistência Social

 

Uma realização do conjunto CFESS/CRESS e dos Conselhos Federal e Regionais de Psicologia. Setembro de 2007.


Clique aqui para acessar a versão em PDF na íntegra

 


 

 

Assistentes Sociais no Brasil – Elementos para o estudo do perfil profissional

 

O livro traz pesquisa realizada em 2005 em parceria da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e CRESS, que oferece elementos para o perfil profissional de assistentes sociais nos âmbitos estadual, regional e nacional.


Clique aqui para obter a edição virtual do relatório de pesquisa dessa obra

 


 

 

CFESS Manifesta – Análises Conjunturais (2005-2008)

 

Organizados de forma cronológica, os textos selecionados para essa obra expressam o posicionamento do Conselho Federal de Serviço Social face aos diversos momentos da complexa conjuntura por que passaram o Brasil, de 2005 a 2008. Mais que uma coletânea de intervenções políticas, a publicação pretende dar maior visibilidade às posições políticas do CFESS ao longo do período demarcado e constituir-se como fonte de consulta aos que buscam estudar a organização política da categoria nas diferentes conjunturas históricas.


Clique para acessar

 


 

 

CFESS Manifesta – Análises Conjunturais (2002-2005)

 

Organizados de forma cronológica, os textos selecionados para essa obra expressam o posicionamento do Conselho Federal de Serviço Social face aos diversos momentos da complexa conjuntura por que passaram o Brasil, de 2002 a 2005. Mais que uma coletânea de intervenções políticas, a publicação pretende dar maior visibilidade às posições políticas do CFESS ao longo do período demarcado e constituir-se como fonte de consulta aos que buscam estudar a organização política da categoria nas diferentes conjunturas históricas.

 

Faça o download das peças de campanhas do Conjunto CFESS-CRESS. Você encontra cartazes, cartões postais, 

 

AGENDA CRESS-MA
março
D S T Q Q S S
25 26 27 28 29  1   2 
 3   4   5   6   7   8   9 
 10   11   12   13   14   15   16 
 17   18   19   20   21   22   23 
 24   25   26   27   28   29   30 
 31 
SIGA O CRESS-MA