CRESS-MA
INFORMAÇÕES
Comissões
11 de abril de 2016
ASCOM CRESS/MA

 

As Comissões são instituídas para tornar mais ágil as decisões do Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA). São formadas por Conselheiras (os), Suplentes, Trabalhadoras (es), Assessoras (es) e Assistentes Sociais convidados e regularizados junto ao CRESS-MA. As comissões podem ser divididas em:

 

1. Comissões Regimentais: regulamentadas por resolução do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e possuem competência de se manifestarem quanto às infrações da Lei nº 8.662/93 e do Código de Ética Profissional. São elas: Orientação e Fiscalização (COFI), Inscrição e Registro, Administrativo Financeira e Ética.

 

2. Comissões Temáticas: são criadas para discutir, estudar, interpretar e analisar temas do Serviço Social, de modo a subsidiar a (o) profissional de Serviço Social para uma intervenção alinhada ao projeto ético político profissional. São constituídas por Assistentes Sociais do Conselho Pleno e da base, estudantes de Serviço Social, militantes, intelectuais e demais pessoas interessadas, que podem promover debates, estudos, propor pareceres, pesquisas, dentre outras ações.

 

Atualmente, o CRESS-MA possui as seguintes comissões:

 

COMISSÕES REGIMENTAIS

 

Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional – COFI

 

A Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional é uma comissão regimental que tem como função principal orientar e fiscalizar o exercício profissional das (os) Assistentes Sociais. Suas ações são pautadas pela Política Nacional de Fiscalização do conjunto CFESS/CRESS e tem como proposta uma atuação fiscalizadora a partir das dimensões político-pedagógica, afirmadora de princípios e normativa cuja finalidade é assegurar a defesa da profissão e garantir a qualidade do atendimento dos serviços prestados aos usuários do Serviço Social.

 

Composição: Marly de Jesus Sá (coordenadora), Cristiana Lima, Edivana Siqueira, Elder Carvalho, Glaucejane Galhardo, Jercenilde Silva, Leida Cabral, Lucilene Ferreira, Marizangela Ribeiro.

 

Contato: fiscalizacao@cressma.org.br

 

 

Comissão Permanente de Ética

 

A Comissão Permanente de Ética é uma comissão regimental que trabalha analisando denúncias em relação a possível infração das (os) Assistentes Sociais aos princípios do Código de Ética ou de atos de outros profissionais que firam a honra profissional do assistente social, conforme Resolução do Conjunto CFESS/ CRESS nº 533/2008; 273/93.

 

Componentes: Marlene Corrêa (coordenadora), Glaucimary Dias, Maria José Sousa, Nair Martins.

 

 

Comissão de Inscrição

 

A Comissão de Inscrição realiza a análise dos processos de pedido de Inscrição de pessoa Física e Jurídica, transferência, reinscrição, cancelamento, suspensão de registro, e interrupção do exercício profissional, conforme a Resolução CFESS 582/2010.

 

Componentes: Marizangela Ribeiro (coordenadora), Cristiana Lima, Fabrícia Carvalho, Vanessa Nathalia Amorim.

 

 

Comissão Administrativo-Financeira

 

A Comissão Administrativo-Financeira é responsável pela gestão administrativa e financeira do CRESS-MA. Analisando e deliberando sobre a política administrativa, tendo como parâmetro e fundamento legal o Regimento Interno do CRESS- MA, a Resolução nº 61/2005, a Resolução do Conjunto CFESS/CRESS nº 533/2008 e o estatuto do conjunto CFESS /CRESS.

 

Componentes: Selma Maria Silva (coordenadora), Cristiana Lima, Marizangela Ribeiro, Roraima Gomes.

 

 

 

COMISSÕES TEMÁTICAS

 

Comissão de Educação e Formação Profissional

 

A Comissão de Formação Profissional é um espaço de execução do plano de trabalho do conjunto CFESS/CRESS no eixo Trabalho e Formação. Realiza sessões de estudo sobre a temática e congrega discentes e docentes em Serviço Social para debate e deliberações sobre o processo de formação profissional. É aberta a participação de todas/os assistentes sociais.

 

Componentes: Denise de Jesus Albuquerque (articuladora), Heloísa Helena Ramos, Maria Eunice Ferreira, Marlene Corrêa, Selma Maria Silva.

 

Se você deseja fazer parte desta Comissão, envie um e-mail para secretaria@cressma.org.br, com o assunto “Comissão de Formação Profissional”.

 

 

Comissão Ética e Direitos Humanos

 

A Comissão de Ética e Direitos Humanos executa as atividades propostas no plano de trabalho do CRESS- MA no eixo  Ética e Direitos Humanos. Além de realizar sessões de estudo e debates sobre a conjuntura e aspectos teórico-metodológicos da inserção das/os Assistentes Sociais na Política de Direitos Humanos. Aberta a participação de todas/os assistentes sociais.

 

Componentes: Nair Martins (articuladora), Glaucejane Galhardo, Sandra Karine Matos, Vanessa Nathalia Amorim.

 

Se você deseja fazer parte desta Comissão, envie um e-mail para secretaria@cressma.org.br, com o assunto “Comissão Ética e Direitos Humanos”.

 

 

Comissão de Comunicação

 

A Comissão de Comunicação tem como um dos princípios a democratização da comunicação e, é responsável pela ampliação do acesso à informação qualificada sobre as causas e lutas da categoria, dando visibilidade à profissão. É responsável pela execução da Política de Comunicação do CRESS- MA, tendo como parâmetro a Política Nacional de Comunicação do Conjunto CFESS/CRESS. É aberta a participação de todos/as assistentes sociais.

 

Componentes: Fabrícia Carvalho (coordenadora), Camila Cristina Castro, Cristiana Lima, Elder Carvalho, Marcela Coelho, Wadegenha Lopes.

 

Se você deseja fazer parte desta Comissão, envie um e-mail para secretaria@cressma.org.br, com o assunto “Comissão de Comunicação”.

 

 

Comissão Sociojurídica

 

A Comissão Sóciojurídica tem como objetivo fomentar discussões acerca da participação da/o profissional de Serviço Social no âmbito sociojurídico, seu papel diante das demandas do público atendido por estas instituições e as estratégias de fortalecimento da categoria neste campo.

 

Componentes: Elder Carvalho (coordenador), Marizangela Ribeiro, Maria José Sousa, Sandra Karine Matos.

 

Se você deseja fazer parte desta Comissão, envie um e-mail para secretaria@cressma.org.br, com o assunto “Comissão Sociojurídica”.

 

 

Comissão de Seguridade Social

 

A Comissão de Seguridade Social executa as atividades propostas no plano de trabalho do CRESS- MA no eixo Seguridade Social. Além de realiza sessões de estudo e debates sobre a conjuntura e os aspectos teórico-metodológicos da inserção das/os Assistentes Sociais na Política de Seguridade Social. É aberta a participação de todos/as assistentes sociai.

 

Componentes: Jercenilde Silva(articuladora), Carlos Danilo Rodrigues, Carla Rosana Santos, Denise de Jesus Albuquerque, Edivana Siqueira, Glaucimary Dias, Heloísa Helena Ramos, Isabela Ribeiro, Jordania Maria de Ribamar da Rocha, Jozeth Andrade, Kétsia Regina Martins, Maria Eunice Ferreira, Margarete Cutrim, Nadja Ribeiro, Roraima Gomes.

 

Se você deseja fazer parte desta Comissão, envie um e-mail para secretaria@cressma.org.br, com o assunto “Comissão de Seguridade Social”.

 

Comissão de Serviço Social na Educação

 

A Comissão de Serviço Social na Educação tem por objetivo articular os assistentes sociais, que estão localizados nos mais diversos processos de trabalho da área da educação, com a finalidade de socializar experiências, sistematizar conhecimentos e criar subsídios para o debate e formação contínua em torno das demandas que se colocam à profissão.

 

Componentes: Josenilde Pereira (articuladora), Célia Martins, Edna Maria Coimbra, Marileia de Jesus Everton.

 

Se você deseja fazer parte desta Comissão, envie um e-mail para secretaria@cressma.org.br, com o assunto “Comissão de Serviço Social na Educação”.

 

Comissão de Combate a Inadimplência

 

A Comissão de Combate a Inadimplência é responsável por executar a Política de Enfrentamento à Inadimplência fundamentada na Resolução do CFESS nº 777/2016. O enfrentamento a inadimplência é debatida e executada tendo como parâmetro as dimensões político – educativa e jurídico – normativa, com primazia da primeira sobre a segunda.

 

Componentes: Carla Rosana Santos (articuladora), Arlete Abreu.

 

 

 

AGENDA CRESS-MA
setembro
D S T Q Q S S
27 28 29 30 31  1   2 
 3   4   5   6   7   8   9 
 10   11   12   13   14   15   16 
 17   18   19   20   21   22   23 
 24   25   26   27   28   29   30 
SIGA O CRESS-MA