Arte: Marcela Coelho (CRESS-MA).
O dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho. No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela Lei Nº 11.542/2007. As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador e suas entidades membros.
O Maranhão possui a maior taxa de taxa de trabalho infantil doméstico da região (8,8%), quarta maior do Brasil. E possui também a maior taxa de trabalho infantil agropecuário do Nordeste (58,1%). Os dados são de levantamento do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), baseado na Pnad de 2014.
“Precisamos agir agora para acabar com o trabalho infantil!”, com esse slogan, no ano de 2021, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) conclama a sociedade para adoção urgente de medidas de efetivas e imediatas de prevenção e combate ao trabalho infantil.
O CRESS-MA é contrário a todas as formas de exploração do trabalho de crianças e adolescentes e reafirma a defesa dos seus direitos, convocando toda a sociedade a se mobilizar contra o trabalho infantil.
Confira e compartilhe os cards com importantes informações sobre o trabalho infantil:
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA
Gestão "Nosso Nome é Resistência" – 2020/2023