Arte: CFESS (com adaptações do CRESS-MA).
O antigo "Dia do Índio" passou a ser oficialmente reconhecido como Dia dos Povos Indígenas, conforme a Lei nº 14.402/2022, reforçando a diversidade, autonomia e a riqueza cultural dos povos originários no Brasil.
A criação do Ministério dos Povos Indígenas, liderado pela indígena Sônia Guajajara, também simboliza um avanço histórico nas lutas desses povos, que seguem resistindo à violência, à invasão de seus territórios e à negação de seus direitos.
Para o Serviço Social, essa luta é também nossa. A defesa dos povos indígenas está no centro do nosso projeto ético-político: garantir acesso à saúde, educação, terra e respeito às suas formas próprias de viver é um compromisso com a justiça social e com a diversidade dos povos e biomas.
É nesse contexto que o CRESS-MA convida a categoria para refletir e fortalecer essas lutas no 45º Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão, que será realizado nos dias 15 e 16 de maio de 2025, no auditório do CCSo/UFMA, em São Luís.
Com o tema “O Serviço Social na luta por justiça e diversidade dos povos e biomas no enfrentamento à lógica destrutiva do capital”, o encontro será um espaço para reafirmar nosso compromisso com os direitos dos povos indígenas e com a defesa dos territórios frente às desigualdades socioambientais.
“Assistentes sociais em defesa dos povos indígenas e da diversidade dos biomas!”
Participe!
Data: 15 e 16 de maio de 2025
Local: Auditório do CCSo/UFMA – São Luís/MA
Inscrições: Em breve
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA
Gestão "Resistir e Esperançar” – 2023/2026