CRESS-MA
INFORMAÇÕES
Está chegando a hora do Seminário Nacional Serviço Social, Feminismos e Diversidade Trans
27 de agosto de 2024
ASCOM CRESS/MA

 

FONTE: CFESS

 

Confira a programação completa e saiba como assistir on-line.

 

Card com fundo bege traz logo do CFESS e do CRESS-MG, chamada para o seminário, local e data. Ao centro, logo do evento, com ilustração das montanhas de Minas Gerais, diferentes pessoas segurando a bandeira trans e o sol ao fundo.

Arte: Dayane Reis/CRESS-MG e adaptação: Rafael Werkema/CFESS.

 

 

Já está disponível a programação completa do Seminário Nacional Serviço Social, Feminismos e Diversidade Trans, promovido pelo CFESS e CRESS-MG, que ocorrerá nos dias 3 e 4 de setembro em Belo Horizonte (MG). Pelo site oficial do evento, você confere todas as mesas e palestrantes de cada temática. Quem não se inscreveu para participação presencial também poderá acompanhar o evento, que será transmitido ao vivo pelo canal do CFESS no YouTube (cfessvideos), mas não obterá certificação.    
 

Clique aqui e acesse o site oficial do seminário 
 

Na terça-feira (3), após a abertura do evento, que contará com representação de movimentos sociais de pessoas trans e travestis, a primeira mesa de debate traz o tema “Serviço Social, Feminismos e Diversidade Trans: aliança entre teoria, história e desafios políticos frente ao conservadorismo”, com Silvana Mara, Amanda Palha e Mayara Saraiva. A mesa abordará a conjuntura brasileira e os desafios frente ao neoconservadorismo, trazendo a compreensão da diversidade humana na perspectiva de totalidade com destaque para a diversidade sexual e de gênero, com elementos sobre Serviço Social, diversidade trans e estratégias para o cotidiano profissional. 
 

Já no segundo dia (4), na parte da manhã, ocorrerá o debate sobre “O exercício profissional de assistentes sociais com pessoas Trans nos serviços e políticas públicas”, com Liliane Caetano, Agnaldo Engel, Thiago Stephan Moreira e Pam Herrera. Esse debate vai tratar do exercício profissional de assistentes sociais em diferentes políticas sociais no atendimento às mulheres e população trans, com destaque para saúde, com ênfase na saúde mental e processo transexualizador junto a crianças e adolescentes; assistência social; trabalho e renda; educação. 
 

“Ressaltamos a importância da socialização de experiências que possibilitem a construção de estratégias de atendimento mediado pelo projeto ético-político no cotidiano profissional, destaca a conselheira do CFESS Emilly Marques. 
 

A última mesa de debate, na tarde do dia 4/9, abordará o tema “Feminismos e diversidade Trans: desafios para o trabalho profissional comprometido com a luta anticapitalista, antipatriarcal, antirracista e transincludente”, com Rayane Noronha Oliveira, Bruna Benevides (Antra), Jovanna Baby (Fonatrans) e Fabian Algarte (Ibrat). A ideia é trazer elementos sobre a relação entre cisheteropatriarcado, racismo e capitalismo, assim como desafios e potencialidades do feminismo marxista transincludente, anticapacitista, negro, indígena e popular, pensando estratégias para a construção do trabalho profissional comprometido com a unidade na diversidade feminista. 
 
Mural especial 

 

Além de conferir os temas das mesas, o site do evento conta com a seção “Mural”, que traz importantes documentos, manifestos, dicas de filmes, cartilhas, links e materiais importantes para o trabalho de assistentes sociais com a população trans e travesti.  
 
Clique para acessar o mural
 

O seminário será transmitido on-line, pelos canais do CFESS no YouTube (cfessvideos) e Facebook (cfessoficial), sem necessidade de inscrição para assistir pela internet.  

 

 

Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA

Gestão "Resistir e Esperançar” – 2023/2026

Central - Agenda Permanente
AGENDA CRESS-MA
agosto
D S T Q Q S S
28 29 30 31  1   2   3 
 4   5   6   7   8   9   10 
 11   12   13   14   15   16   17 
 18   19   20   21   22   23   24 
 25   26   27   28   29   30   31 
SIGA O CRESS-MA