Arte: CFESS (com adaptações do CRESS-MA).
O 17 de abril marca o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária e o Dia Internacional das Lutas Camponesas. A data homenageia os 21 trabalhadores sem terra assassinados no Massacre de Eldorado dos Carajás, em 1996, e reafirma a importância da luta pela terra, pela vida e pela justiça social no campo.
Mesmo após 29 anos, os conflitos agrários, a concentração fundiária e a violência contra povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais continuam presentes no Brasil, aprofundados pela lógica destrutiva do capital. O acesso à terra, à água e ao alimento saudável segue sendo um direito negado a milhões de pessoas.
O Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA) se soma às lutas do campo, reafirmando o compromisso da categoria com a reforma agrária, a soberania alimentar e a defesa dos territórios e biomas ameaçados.
É nesse contexto que convidamos as/os profissionais para o 45º Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão, que acontece nos dias 15 e 16 de maio de 2025, em São Luís, com o tema “O Serviço Social na luta por justiça e diversidade dos povos e biomas no enfrentamento à lógica destrutiva do capital”.
A proposta do evento se conecta diretamente com as pautas do 17 de abril e reafirma o papel do Serviço Social na defesa dos direitos humanos, da justiça ambiental e da diversidade dos povos.
“Assistentes sociais em luta: por terra, direitos e justiça social no campo!
Participe!
Evento: 45º Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão
Data: 15 e 16 de maio de 2025
Local: Auditório do CCSo/UFMA – São Luís/MA
Inscrições: Em breve
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA
Gestão "Resistir e Esperançar” – 2023/2026