Dia Mundial da Saúde Mental – 10 de outubro
10 de outubro de 2021

Dia Mundial da Saúde Mental (3)

Arte: Marcela Coelh (CRESS-MA).

Hoje, 10/10, foi instituído o Dia Mundial da Saúde Mental pela Federação Mundial de Saúde Mental. Desde 1992, essa data é lembrada pela importância de se combater o preconceito e o estigma existentes em torno da saúde psicológica. Durante esse período houve o processo de construção de uma política de saúde mental no Brasil, com importantes avanços, mas com muito a alcançar, sobretudo, no sentido do cuidado às pessoas em sofrimento psíquico.

Na atual conjuntura, de forma a manter este tema em evidência e barrar retrocessos na área, o conjunto CFESS-CRESS reafirma as Bandeiras de Luta das/os Assistentes Sociais:

– Pela efetivação da Reforma Psiquiátrica e dos mecanismos de atenção à população usuária dos serviços da saúde mental, álcool e outras drogas de base comunitária e política de redução de danos;

– Pela ampliação e consolidação de uma rede substitutiva, integral e antimanicomial, com ênfase no território e respeito aos direitos humanos;

– O enfrentamento à internação compulsória e em comunidades terapêuticas;

– Posicionamento contrário ao financiamento público para instituições privadas;

– Defesa do SUS e das condições de trabalho de assistentes sociais, na perspectiva de responsabilização do Estado na condução das políticas sociais.

"Saúde não se vende, loucura não se prende!".

Confira a edição especial do informativo CFESS Manifesta pela Dia Nacional da Luta Antimanicomial – 18 de maio, AQUI:

Gestão "Nosso Nome é Resistência" – 2020/2023

Central - Agenda Permanente