CFESS divulga o Relatório de Gestão TCU 2020
20 de maio de 2021

FONTE: CFESS

Documento é mais um instrumento de transparência com a categoria e a sociedade.

Imagem da capa do Relatório Integrado de Gestão, com um mosaico trazendo imagens de cartazes, campanhas e notas produzidas pelo CFESS ao longo de 2020.

Em cumprimento às exigências fiscalizatórias do Tribunal de Contas da União (TCU), que estabeleceu novas regras de transparência para os conselhos profissionais, o CFESS divulgou o Relatório de Gestão 2020, disponível no Portal da Transparência do Conselho, de acordo com as regras da Decisão Normativa TCU 187/2020 (clique aqui para acessar).

Sabe por que este é um documento importante? Nele, assistentes sociais e sociedade podem conferir, de forma transparente, o modo como as ações trienais do Conjunto CFESS-CRESS são construídas democraticamente, sua execução, aplicação de recursos, de acordo com as bandeiras de luta do Serviço Social, aprovadas nos eventos nacionais de deliberação e construção da agenda política da categoria.

É importante destacar que o documento responde às exigências do controle externo, ao cumprir regramentos próprios de sua função pública, mas não só por exigência, também pelo princípio de respeito aos processos democráticos que regem a legislação profissional e os princípios de atuação de assistentes sociais no Brasil.

A presidenta do CFESS, Elizabeth Borges, convida a categoria a conhecer o documento, que fortalece a direção transparente e democrática historicamente adotada pelos Conselhos de Serviço Social. “Com a crise sanitária, social e econômica, agravada pela pandemia da Covid-19, os desafios foram ainda maiores, mas conseguimos avançar com novos instrumentos: elaboramos orientações, normativas e posicionamentos para a atuação da categoria diante da pandemia, bem como nos utilizamos dos benefícios das tecnologias de informação e comunicação para resguardar as/os assistentes sociais e as/os trabalhadoras/es dos nossos conselhos, sem deixar de lado a defesa da profissão e o debate democrático com profissionais em todo o Brasil”, avalia Borges.

Clique aqui e acesse o Relatório de Gestão TCU 2020

Acesse o Portal da Transparência e Prestação de Contas do CFESS