CFESS convida para participação na Marcha Virtual pela Vida
8 de junho de 2020

FONTE: CFESS

Conselho se soma às atividades, que ocorrerão nesta terça-feira.

Ilustração com fundo colorido em tom de rosa traz o desenho de um tablet com o texto: CFESS apoia a Marcha Virtual pela Vida, juntamente com o card da organização do evento ao centro.

Arte: Rafael Werkema, com cartaz central da divulgação do evento.

O CFESS participará, nesta terça-feira (9), da Marcha Virtual pela Vida (acesse aqui o site), que terá atividades on-line ao longo do dia. O objetivo é chamar a atenção da população para o fortalecimento do enfrentamento da pandemia do Coronavírus (Covid-19): na luta pela vida, pela saúde e pelo SUS, pela solidariedade, pela preservação do meio ambiente, pela democracia, pela ciência e pela educação. Clique aqui e confira a programação e como fazer parte!

A coordenadora da Comissão de Seguridade Social do CFESS, Elaine Pelaez, destaca a importância do movimento e convida a categoria de assistentes sociais a participar. "Para nós, assistentes sociais, a defesa de direitos e políticas sociais que viabilizem condições de vida humanas e justas para a classe trabalhadora precisa estar alinhada à defesa da democracia, compreendida como socialização dos bens e da riqueza produzida e pensada a partir da relação com as lutas e reivindicações sociais que não podem ser contidas pela institucionalidade. Que neste dia possamos nos somar a essa manifestação virtual para, mais uma vez, denunciar o genocídio da população negra e as milhares de mortes por Covid-19. Mortes que expressam a primazia dos lucros sobre a vida das/os trabalhadoras/es, o mortal ajuste fiscal, a negação da ciência e do popular, a desumanização do capital", analisa a conselheira.

Além de debates on-line, as entidades promoverão um tuitaço das 12h às 13h, com a hashtag #MarchaPelaVida. Às 16h será realizado um ato político com a apresentação dos pontos essenciais defendidos no documento da Frente Pela Vida endereçada a parlamentares. A manifestação se encerra com apresentações culturais on-line transmitidas das 18h às 19h.

Os participantes da Marcha Virtual pela Vida também poderão mostrar na internet onde estão, se manifestando em tempo real por meio do aplicativo Manif.app, ferramenta que vem sendo utilizada no país para manifestações em tempos de Coronavírus. O aplicativo permite que as pessoas mostrem seu apoio à manifestação por meio de um avatar, obedecendo às recomendações da OMS de distanciamento social.

Conheça a Frente pela Vida

A Marcha Virtual é de organização da Frente Pela Vida, que é conduzida pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Conselho Nacional de Saúde (CNS), Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes), Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Rede Unida. O movimento é baseado em seis pilares, que estão expressos na declaração do movimento.

Declaração da Frente pela Vida

“O direito à vida é o bem mais relevante e inalienável da pessoa humana, sem distinção de qualquer natureza.

As medidas de prevenção e controle no enfrentamento da pandemia da Covid-19 devem ser estabelecidas com base científica e rigorosamente seguidas a partir de planejamento articulado entre os governos federal, estadual e municipal;

O Sistema Único de Saúde (SUS) é instrumento essencial para preservar vidas, garantindo, com equidade, acesso universal e integral à saúde;

A solidariedade, em especial para com os grupos mais vulneráveis da população, é um princípio primordial para uma sociedade mais justa, sustentável e fraterna;

É imprescindível para a vida no planeta, a preservação do meio ambiente e da biodiversidade, garantindo a todos uma vida ecologicamente equilibrada e sustentável;

A democracia e o respeito à Constituição são fundamentais para assegurar os direitos individuais e sociais, bem como para proporcionar condições dignas de vida para todas e todos os brasileiros”.

Clique aqui e acompanhe vídeos, notícias, baixe os materiais e some-se à Marcha!

Leia também o ‘CFESS Manifesta’ do Dia Mundial da Saúde, em defesa do SUS e da seguridade social

Gestão "Nosso Nome é Resistência" – 2020/2023

Central - Agenda Permanente