INFORMAÇÕES
Ainda dá Tempo de Participar do Recadastramento Nacional de Assistentes Sociais. Saiba como:
23 de dezembro de 2019

FONTE: CFESS

Campanha Viva sua Identidade já recadastrou 40 mil profissionais. Você ainda pode responder à pesquisa que vai contribuir para melhoria das ações em defesa da profissão.

Imagem mostra a arte da campanha, ilustração de homens e mulheres sorrindo representando assistentes sociais, avisando que o recadastramento encerra dia 31/12/2019

Termina em 31 de dezembro de 2019 a campanha Viva Sua Identidade, lançada em 2016 para recadastrar e fazer o levantamento do perfil profissional da categoria.

Até o momento, 40 mil profissionais fizeram a atualização de seus dados cadastrais por meio do site www.vivasuaidentidade.com.br. Número que pode aumentar nos próximos dias, pois ainda é possível fazer o recadastramento e responder à pesquisa.

Clique a faça seu recadastramento

A seguir, seguem algumas respostas às dúvidas que estão surgindo com o fim da campanha.

Por que é importante se recadastrar?

Porque o levantamento e atualização dos dados de cada assistente social é importante para estabelecer uma melhor comunicação e relação entre o Conjunto CFESS-CRESS e a categoria, aproximando o Conselho do cotidiano profissional, além de atender aos órgãos de controle da Administração Pública, como o Tribunal de Contas da União.

Tentei me recadastrar, mas tive problemas de lentidão. O que fazer?

O sistema, por vezes, pode ficar sobrecarregado. Sugerimos a atualização cadastral em horários alternativos.

Quem não se recadastrar sofrerá alguma penalidade?

Não. Foi deliberado no 48º Encontro Nacional CFESS-CRESS (Belém/PA) que o/a assistente social que não se recadastrar não sofrerá qualquer tipo de penalidade, reafirmando a política educativa e pedagógica do Conjunto. Tudo isto está disposto na Resolução CFESS nº 929/2019

Posso fazer depois do dia 31/12 pelo site da campanha?

Não, porque o site da campanha será desativado e, com ele, o recadastramento e o link para a pesquisa. Entretanto, sempre recomendamos que o o/a assistente social entre em contato com o CRESS para manter seu registro atualizado.

E como fica a questão da substituição dos documentos de registro antigos (carteira profissional de papel) pelo Documento de Identificação Profissional (DIP)?

O processo de solicitação de substituição dos documentos antigos (cédula e carteira em papel) pelo Documento de Identidade Profissional (DIP) passará a ser feito diretamente no CRESS de sua região.

Os problemas de emissão do DIP foram corrigidos?

O CFESS tem empreendido todos os esforços para garantir a qualidade, segurança e agilidade na impressão do DIP junto às empresas envolvidas. Em 2019, foram impressos cerca 23 mil novos documentos.

Quem não se recadastrou poderá votar no processo eleitoral Conjunto CFESS-CRESS 2020-2023?

Sim, desde que faça a atualização cadastral específica para o processo, que será divulgado amplamente nos próximos meses de janeiro e fevereiro 2020.

Ainda dá tempo de responder à pesquisa profissional?

Sim, ela será encerrada também em 31 de dezembro. Até o momento foram mais de 14 mil respostas, que têm demonstrado a heterogeneidade da categoria profissional. O resultado será divulgado em 2020 e auxiliará na elaboração de estratégias para defesa da profissão em âmbito nacional.

Confira e compartilhe os cards de tira-dúvidas sobre o Recadastramento!

Imagem mostra a arte da campanha, ilustração de homens e mulheres sorrindo representando assistentes sociais, explicando a importância do recadastramento

Imagem mostra a arte da campanha, ilustração de homens e mulheres sorrindo representando assistentes sociais, explicando que não haverá penalidade para quem não se recadastrar

Imagem mostra a arte da campanha, ilustração de homens e mulheres sorrindo representando assistentes sociais, explicando como se recadastrar após 31/12

Imagem mostra a arte da campanha, ilustração de homens e mulheres sorrindo representando assistentes sociais, explicando a pesquisa do perfil profissional