Assistentes Sociais pelo Mundo: Uni-Vos!
19 de março de 2019

FONTE: CFESS

Hoje é o Dia Mundial de Serviço Social! Data instituída pela Federação Internacional dá visibilidade à profissão e à categoria, suas particularidades e diversidade.

2019WSWD-Poster-PortuguesePaths

Cartaz alusivo ao Dia Mundial do Serviço Social 2019 (arte: Martha Hothblum/Fits)

Hoje é o Dia Mundial de Serviço Social! A data, instituída pela Federação Internacional de Assistentes Sociais (Fits), é celebrada na terceira terça-feira do mês de março para dar visibilidade e reafirmar o fortalecimento e reconhecimento da profissão em nível internacional.

Além disso, é sempre um momento oportuno de reflexão sobre os desafios que a conjuntura global coloca para assistentes sociais e as para as entidades representativas.

A temática abordada pela Fits em 2019 é “Promovendo a importância das relações humanas”, uma crítica contundente a uma conjuntura conservadora, que isola e separa as pessoas umas das outras, que reduz e culpabiliza o indivíduo pelas expressões da questão social, e que ataca os direitos sociais e humanos em nível internacional.

“Sabemos da importância de fortalecermos os vínculos e relações humanas em um mundo que tenta nos fragmentar e nos separar. Por isso, é importante trabalharmos com a população usuária, com as comunidades, com as entidades profissionais de serviço social, consolidando as relações humanas em nível mundial”, explicou a presidente da Fits, Silvana Martínez, na mensagem gravada para o Dia Mundial de Serviço Social.

Assista à mensagem de Silvana Martínez

Para o presidente da Fits da Região da América Latina e Caribe, Larry Rodríguez, a data é também um momento de renovação “do compromisso profissional de um serviço social militante, comprometido com a democracia, com a justiça social, com a participação coletiva e pelos direitos humanos. Um serviço social crítico, emancipador e comprometido com o povo e com as relações humanas”, enfatizou.

Em mensagem divulgada em seu site, a Fits defende que serviço social deve possibilitar a construção de políticas e práticas que reconheçam, cultivem e valorizem as relações humanas enquanto sociedade.

Saiba mais sobre a data no site da Fits

Se uma das propostas do Dia Mundial de Serviço Social é dar visibilidade à profissão no mundo todo, ele evidencia também que o Serviço Social possui determinadas particularidades em cada país. Isso traz reflexos na pauta e agenda das entidades.

“Os países da América Latina e Caribe enfrentam uma brutal desigualdade social e violação de direitos humanos, resultados do modelo econômico baseado na exploração da classe trabalhadora. Por isso, nessa data, a concepção de Serviço Social latino-americana e caribenha também ganha visibilidade e mostra por que tem ocupado cada vez mais espaço na agenda internacional: um serviço social crítico, que coloca como centralidade do trabalho da categoria o atendimento das necessidades sociais das classes populares, a formulação e execução de políticas sociais, o combate às desigualdades e a todo tipo de violência”, explica a coordenadora da Comissão de Relações Internacionais do CFESS e vice-presidente da Fits da Região da América Latina e Caribe, Tânia Diniz.

Assim, o Serviço Social brasileiro soma-se às vozes do Serviço Social no mundo e reafirma, a partir do Código de Ética dos/as Assistentes Sociais, seu compromisso ético-político na defesa da liberdade como valor ético central, dos direitos humanos, da democracia e da escolha por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação-exploração de classe nem qualquer discriminação por questão de raça/etnia, gênero!

Baixe o cartaz do Dia Mundial de Serviço Social

Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – CRESS-MA