CRESS-MA
INFORMAÇÕES
CRESS-MA Realiza a I Roda de Diálogo Assistentes Sociais no Combate ao Racismo
14 de novembro de 2018
ASCOM CRESS/MA

 

I Roda de Diálogo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA) realiza no próximo dia 29 de novembro, às 16h, em sua sede, a I Roda de Diálogo Assistentes Sociais no Combate ao Racismo, como o tema “As expressões do racismo e políticas e ações de enfrentamento”. O evento faz parte das ações da Campanha para o dia 15 de maio de 2019: “Regressão de Direitos tem Classe e Cor: Assistentes Sociais no Combate ao Racismo!”, aprovada coletivamente no 46º Encontro Nacional CFESS-CRESS, em 2017, em Brasília (DF).

 

A partir da aprovação da Campanha, Conjunto CFESS/CRESS vem organizando em seu planejamento diversas ações que debatem o assunto. O objetivo desses eventos é incentivar a promoção de ações de combate ao racismo no cotidiano profissional, ampliar a percepção das diversas manifestações do racismo, combater o racismo institucional nos espaços de trabalho de assistentes sociais, visibilizar a dimensão racial das demandas por direitos sociais no Brasil e denunciar o racismo no Brasil e suas variadas expressões.

 

A realização da I Roda de Dálogo Assistentes Sociais no Combate ao Racismo, faz-se extremamente necessária, em tempos de ódio e extermínio/genocídio, sobretudo, é preciso que a categoria se comprometa com o combate ao racismo em seu cotidiano profissional. Com o evento queremos reiterar com a categoria que um dos princípios éticos fundamentais de nossa profissão é a “defesa intransigente dos direitos humanos e a recusa do arbítrio e do autoritarismo”, numa perspectiva crítica e emancipatória, afirma a assistente social Vanessa Nathália, conselheira do CRESS-MA e coordenadora da Comissão de Ética e Direitos Humanos do Conselho, comissão responsável pela articulação do evento.

 

Portanto, o CRESS-MA convida todas/os as/os Assistentes Sociais, Bacharéis em Serviço Social, estudantes de Serviço Social a se fazerem presentes no evento, que contará com exposições orais de representantes de movimentos sociais, representantes de Núcleos de estudos, representantes de instituições públicas e assistentes sociais sobre o Racismo enquanto questão social. A roda de diálogo tem como objetivos promover ações de visibilidade para a campanha da Gestão 2017/2020 do Conjunto CFESS/CRESS “Assistentes Sociais no Combate ao Racismo” e debater o exercício dos assistentes sociais e buscar estratégias de enfrentamento as diversas formas de racismo no contexto do exercício profissional do/as assistentes sociais.

 

O evento é gratuito e não necessita de inscrição prévia, mas há limite de vagas, devido a capacidade do auditório do CRESS-MA que comporta apenas 30 pessoas. As instituições participantes são o Centro de Cultura Negra e o Grupo de Mulheres Negras “Mãe Andresa”.

 

Acompanhe o hotsite da campanha pelo site www.servicosocialcontraracismo.com.br

 

Confira as atividades programadas pelo CFESS AQUI  

 

 

 

Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – CRESS-MA

Gestão "Resistência e Luta" – 2017/2020

Central - Agenda Permanente
AGENDA CRESS-MA
março
D S T Q Q S S
25 26 27 28 29  1   2 
 3   4   5   6   7   8   9 
 10   11   12   13   14   15   16 
 17   18   19   20   21   22   23 
 24   25   26   27   28   29   30 
 31 
SIGA O CRESS-MA