CRESS-MA
INFORMAÇÕES
Vem aí o 39º Encontro de Assistentes Sociais do Estado do Maranhão
23 de fevereiro de 2018
ASCOM CRESS/MA

 

Vem o 39º Encontro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA) informa que dentro de alguns dias estarão abertas as inscrições para o 39º Encontro de Assistentes Sociais do Estado do Maranhão. O evento acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de maio de 2018, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), localizado na Avenida dos Portugueses, s/nº, São Luís – MA.

 

Para o ano de 2018, o encontro abordará a temática “Seguridade Social: contrarreformas, resistência e defesa de direitos sociais”. Os participantes irão presenciar durante os três dias de evento: palestras, mesas redondas, debates, conferências, momentos culturais e apresentações de trabalho, na modalidade de comunicação oral. Os temas a serem abordados nas palestras serão:

 

  • A seguridade social brasileira no atual contexto das reformas conservadoras;
  • Saúde mental, direitos e retrocessos: desafios para o/a assistente social;
  • A contra reforma da previdência e os impactos para o serviço social e trabalhadores;
  • Os desafios da implementação do SUAS e os impactos sobre o trabalho profissional.

 

O evento contará ainda com a presença de renomados professores do Serviço Social, que ministrarão palestras e/ ou mesas redondas. Confira abaixo alguns dos palestrantes:

 

Ieda MariaProf.ª Dr.ª Ieda Maria Nobre de Castro

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará. É doutora em Política Social pela Universidade de Brasília, Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Especialista em Gestão e Planejamento de Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Ceará. Professora do Curso de Serviço Social do Instituto de Ensino Superior – IESB. Tem larga experiência na gestão da política de assistência social, gestão de benefícios e serviços de proteção social, controle social democrático, financiamento público, vigilância sócio assistencial e desenvolvimento e qualificação de processos de trabalho.

 

Maria Lucia LopesProf. ª  Dr. ª Maria Lúcia Lopes

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestre pelo Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós Graduação da UERJ (2012). Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde ministra aulas da área de Fundamentos do Trabalho Profissional. Pesquisadora na área de questão urbana, com ênfase na temática de favelas e espaços populares. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Favelas e Espaços Populares – NEPFE. Tem experiência na área de Educação, Educação Popular, Formação, Favela, movimentos sociais e movimento sindical.

 

Solange da SilvaMestra Solange da Silva Moreira

Assistente social formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Serviço Social pela UFRJ. É funcionária da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, desde 2004, onde atuou na perícia médica e, desde 2006, no campo da saúde mental, na qual exerce a função de assistente social e de coordenadora da Residência Multiprofissional em saúde mental do Instituto Municipal Philippe Pinel. Foi conselheira do CRESS 7ª Região por duas gestões (2005 e 2008 e gestão provisória em 2008). Foi conselheira da gestão do CFESS 2014-2017, na qual foi membro das Comissões de Seguridade Social e Orientação e Fiscalização (COFI) do CFESS. Representou o CFESS no Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad – 2014/2016) e no Fórum Nacional dos Trabalhadores da Saúde (FENTAS). Atualmente é conselheira suplente do CFESS.

 

EblinProf ª Dr. ª Eblin Joseph Farage

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestre pelo Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós Graduação da UERJ (2012). Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense(UFF), onde ministra aulas da área de Fundamentos do Trabalho Profissional. Pesquisadora na área de questão urbana, com ênfase na temática de favelas e espaços populares. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Favelas e Espaços Populares – NEPFE. Tem experiência na área de Educação, Educação Popular, Formação, Favela, movimentos sociais e movimento sindical. 

Fontes: plataforma lattes e site escavador.

 

 

O CRESS-MA convida todas (os) as (os) assistentes sociais a participarem do evento, apresentando seus relatos de experiências exitosas na modalidade de comunicação oral, em 4 (quatro) eixos temáticos:

 

Eixo 1: Saúde;

Eixo 2: Previdência  Social;

Eixo 3: Assistência Social;

Eixo 4: Sóciojurídico, Direitos Humanos, Questões étnico- raciais, Gênero e outros.

 

Nos próximos dias divulgaremos também a programação final do evento e o edital para apresentação de trabalhos. Fique atenta (o)!

 

 

Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA

Gestão "Resistência e Luta" – 2017/2020

 

Central - Agenda Permanente
AGENDA CRESS-MA
abril
D S T Q Q S S
31  1   2   3   4   5   6 
 7   8   9   10   11   12   13 
 14   15   16   17   18   19   20 
 21   22   23   24   25   26   27 
 28   29   30 
SIGA O CRESS-MA