Serviço Social e o Direito da Pessoa com Deficiência foi tema da V Reunião Ampliada da Comissão de Seguridade Social do CRESS-MA
26 de novembro de 2018

DSCN0038 OK

Público da V Reunião Ampliada da Comissão de Seguridade Social do CRESS-MA. (foto: Marcela Coelho/CRESS-MA)

Durante à tarde do dia 21/11, o CRESS-MA realizou a V Reunião Ampliada da Comissão de Seguridade Social, que pautou o Serviço Social e o Direito da Pessoa com Deficiência em alusão ao dia 03 de dezembro, dia em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A discussão da temática deu-se sobre o relato de experiência da atuação do Serviço Social no Centro – Dia de Referência para Pessoa com Deficiência e suas Famílias que foi apresentado pela assistente social Riany Patrícia Mendes Freitas.

Participaram da reunião a presidente, as/os conselheiras/os, a coordenadora executiva e as agentes fiscais do CRESS-MA; profissionais, estagiárias/os e cuidadores que compõe a equipe do Centro-Dia; familiares atendidos pelo serviço; e assistentes sociais inscritas/os no CRESS-MA.

A reunião teve início com a fala do coordenador da Comissão de Seguridade Social e conselheiro do CRESS-MA, Carlos Danilo Rodrigues Silva, que agradeceu a presença de todos, explicou o objetivo da reunião e apresentou a palestrante. Dando continuidade, a assistente social Ryani Patrícia Freitas iniciou sua fala agradecendo a oportunidade de apresentar o Centro – Dia, devido à importância do serviço para a sociedade e para as/os assistentes sociais como mais um campo de atuação profissional. A assistente social expôs o que é o Centro – Dia, seu funcionamento, os principais objetivos, as formas de acesso ao serviço, o perfil dos usuários e algumas das atribuições da/o assistente social, confira a apresentação completa abaixo. Ao término da apresentação partiu-se para as discussões, onde houve importante contribuição dos presentes.

DSCN0030 OK

Ryani Patrícia Freitas, assistente social que expos o relato de experiência da atuação do Serviço Social no Centro – Dia de Referência para Pessoa com Deficiência e suas Famílias. (Foto: Marcela Coelho/ CRESS-MA).

O Conselho vem realizando durante todo o ano de 2018 diversas reuniões ampliadas com as mais variadas pautas, tendo como objetivo a formação e a capacitação das/os profissionais e estudantes de Serviço Social. As reuniões visam também debater temas relevantes para o exercício profissional, oportunizando a criação de estratégias de intervenção comprometidas com a garantia dos direitos e de acordo com os princípios do projeto ético político profissional.

As reuniões ampliadas são uma estratégia de divulgação e mobilização das (os) Assistentes Sociais para participação nas comissões de trabalho do CRESS-MA.

Saiba mais:

As comissões de temáticas do CRESS- MA tem como objetivo discutir temas do Serviço Social e realizar sessões de estudo de modo a subsidiar o profissional de Serviço Social para uma intervenção alinhada ao projeto ético político profissional.  As comissões são articuladas por um representante da diretoria do CRESS- MA, atualmente, o articulador da Comissão de Seguridade Social é o Assistente Social Carlos Danilo Rodrigues Silva. As reuniões acontecem uma vez por mês e são abertas a participação de todos os profissionais inscritos no CRESS-MA. Essa Comissão utiliza como estratégia realizar reuniões ampliadas com temas contemporâneos dentro do campo da Seguridade Social.

Confira a transmissão realizada ao vivo da V Reunião Ampliada da Comissão de Seguridade Social pela página oficial do Conselho no facebook AQUI.

Faça o downloader da apresentação da assistente social Riany Patrícia Freitas: Relato de Experiência da Atuação do Serviço Social no Centro – Dia de Referência para Pessoa com Deficiência e suas Famílias

DSCN0042 OK

Lembrança produzida pelos adultos assistidos no Centro – Dia Adulto. (Foto: Marcela Coelho/ CRESS-MA)

Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – CRESS-MA