CRESS-MA realizou seminário sobre Assistentes Sociais e suas atuações em empresas
10 de dezembro de 2015

seminario_a_s_empAconteceu na última sexta-feira (4) no Auditório da CAEMA, localizado na Rua Silva Jardim, 307, Centro, São Luís/MA, o “Seminário Maranhense Serviço Social, Empresas e Debates Profissionais”. O objetivo do evento foi de informar e discutir temas proeminentes sobre a realidade dos profissionais de Serviço Social que atuam em empresas.

Participaram como palestrantes do seminário a Prof.ª(a). Dr.ª Profa. Claudia Durans (UFMA) e as agentes fiscais do CRESS/MA Lucilene Guimarães e Edivana Siqueira, além disso, o evento contou com a participação de assistentes sociais das empresas CAEMA, VALE, CASSI  que realizam exposição das suas experiências profissionais.

Para a participante Adriana Gomes, Assistente Social dos Correios (MA), a/o profissional de Serviço Social deve, constantemente, buscar o aprendizado. “A melhor forma da/do assistente social consegui emponderar dentro da empresa é sempre se capacitar. Assim consegui respeito e tenho minha opinião valorizada”, afirmou.

A participante Célia Regina, assistente social da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDHPOP), coloca o conhecimento como principal fator que permite ao profissional a ocupação de algum espaço. “Estamos em um campo precarizado. Atendemos trabalhadores precarizados. Por isso, a capacitação é importante”. Ressaltou.

Comissão de assistentes sociais nas empresas

Um dos efeitos do evento, foi o apoio dos assistentes sociais participantes na criação de uma Comissão de Serviço Social de Empresas que começará a sua articulação em janeiro de 2016. Os interessados em fazer parte da comissão, devem entrar em contato com o Conselho.