Mesa do Colóquio “100 Anos de Serviço Social na América Latina”. (Foto: Marcela Coelho/ CRESS-MA).
O Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª Região (CRESS-MA) esteve presente na última quinta-feira, 18/09, no Centro Pedagógico Paulo Freire, participando do Colóquio “100 Anos de Serviço Social na América Latina” e da solenidade de outorga do título Doutora Honoris Causa a Leila Lima Santos pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), como parte da programação da XXII Jornada Internacional de Políticas Públicas (JOIPP) da UFMA.
Representaram o CRESS-MA no evento, a presidenta Fabrícia Carvalho, a vice-presidenta Marizangela Taveira, a conselheira Célia Martins e as trabalhadoras do Conselho Anairam Luz, Gelsivane Muniz, Lucilene Guimarães e Marcela Coelho.
A mesa redonda do Colóquio foi composta pela homenageada, a Assistente Social Leila Lima, pela Prof.ª Dr.ª Josefa Batista Lopes (UFMA) e pelo Prof. Dr. Sérgio Andrés Quinteiro (UFRJ). As palestrantes discutiram a trajetória histórica e as contradições do Serviço Social no continente, abordando temas como a influência do imperialismo estadunidense, o papel da Igreja Católica, o movimento de reconceituação e as lutas
emancipatórias.
Após o colóquio foi realizada a solenidade de outorga do título Doutora Honoris Causa a Leila Lima Santos pela UFMA em reconhecimento à sua trajetória profissional e política dedicada ao Serviço Social, à defesa dos direitos humanos e ao fortalecimento da profissão na América Latina.
Natural de Goiás e graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, Leila Lima construiu uma carreira marcada pelo ensino, pela pesquisa e pela atuação internacional. Realizou pós-graduação em Sociologia do Trabalho na Universidade de Paris e foi professora e diretora da Escola de Serviço Social da PUC Minas. Também coordenou o Centro Latino-americano de Trabajo Social (CELATS), Lima, no Peru, e atuou por mais de 20 anos na Organização das Nações Unidas (ONU), em países como México, Honduras, El Salvador, Guatemala e Colômbia.
A Professora Leila Lima, ao receber o título de Doutora Honoris Causa, fez questão de enfatizar que a honraria não era um reconhecimento individual, mas sim um reflexo de um esforço histórico e conjunto:
"Se acostumar a dizer em ocasiões como esta, por parte de quem recebe a distinção, que o prêmio não é pessoal, porque os verdadeiros artífices são outros. Isso que em alguns casos poderia ser um clichê ou uma forma de elegante cortesia, no meu caso e parodiando a fórmula ritual dos extratos judiciais, esta é a verdade toda a verdade e nada mais que a verdade. Minha responsabilidade nesta oportunidade é apenas fruto da convergência de muitos fatores. De fato, detrás desse título honorífico que me honra existe uma história de muitas pessoas, de muitos grupos, de um coletivo com os quais recorremos juntos o caminho da interpelação de velhos paradigmas para buscar novas formas de interpretação do mundo e de compreensão da natureza potencial, desafio desta profissão tão cara a todos nós.”
Fabrícia Carvalho, presidenta do CRESS-MA, participou da mesa de congratulação à professora Leila, que teve a participaram de diversas entidades representativas do Serviço Social, em sua fala sobre o momento ela afirmou “O Serviço Social é muito importante para a sociedade, as contribuições da Prof.ª Leila Lima para o Serviço Social na América Latina e no Brasil são imensuráveis e inspiram a todas nós. Assim como, motiva nossas lutas por outras formas de sociabilidade, com respeito à vida, ao meio ambiente aos processos democráticos e em favor de uma sociedade com menos desigualdades".
Confira mais registros abaixo:
Conselheiras e trabalhadoras do CRESS-MA presente na atividade. (Foto: Marcela Coelho/ CRESS-MA).
Conselheiras e trabalhadoras do CRESS-MA com a professora Leila. (Foto: Marcela Coelho/ CRESS-MA).
Mesa de congratulação à professora Leila. (Foto: Marcela Coelho/ CRESS-MA).
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA
Gestão "Resistir e Esperançar” – 2023/2026