A/O Assistente Social e o Controle Social da Política de Assistência Social Foi Tema da Primeira Reunião Ampliada da Comissão de Seguridade Social do Ano de 2019
28 de fevereiro de 2019

DSCN0017

Participantes da reunião com a palestrante. (foto: Marcela Coelho/CRESS-MA)

O Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA) realizou na tarde de ontem, 27/02, em sua sede, a primeira Reunião Ampliada da Comissão de Seguridade Social do ano de 2019. O tema trabalhado foi “A/O Assistente Social e o Controle Social da Política de Assistência Social: o exercício profissional e a militância em análise”, pela professora do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Maranhão, assistente social Carla Cecília Serrão.

DSCN0013

Professora Carla Cecília Serrão. (foto: Marcela Coelho/CRESS-MA)

Carla Serrão apresentou os conselhos de políticas públicas e de defesa de direitos, espaços de representação da classe trabalhadora e de defesa de direitos, fez ainda um resgate histórico sobre o controle social, compreendido como um processo a ser desenvolvido em instâncias deliberativas e que emerge junto à construção de uma nova concepção de espaço público. Mostrou também a diferença entre participação e controle social, algumas dificuldades dos conselhos e como se dá a participação da/o Assistente Social nos conselhos de política e de direito, a partir da sua própria experiência. Por fim, mostrou as bases legais do controle social na política de assistência social e os principais mecanismos de controle social na Política de Assistência Social. Confira apresentação completa abaixo.

O assistente social e o controle social da política de assistência social – o exercício profissional e a militância em análise

As reuniões ampliadas são uma estratégia de divulgação e mobilização para a participação dos assistentes sociais nas comissões de trabalho do CRESS-MA. Em 2018 foram realizadas 4 (quatro) reuniões da Comissão de Seguridade Social e para 2019 planejou-se a execução também de 4 (quatro) reuniões. Os temas pautados fazem parte da agenda aprovada pelo Conjunto CFESS/CRESS definidas no 47º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, realizado no período de 06 a 09 de setembro de 2018, na cidade de Porto Alegre-RS.

Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – CRESS-MA