CRESS-MA
NOTÍCIAS
A/O Assistente Social e o Controle Social da Política de Assistência Social Foi Tema da Primeira Reunião Ampliada da Comissão de Seguridade Social do Ano de 2019
28 de fevereiro de 2019
ASCOM CRESS/MA

 

DSCN0017

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Participantes da reunião com a palestrante. (foto: Marcela Coelho/CRESS-MA)

 

 

O Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA) realizou na tarde de ontem, 27/02, em sua sede, a primeira Reunião Ampliada da Comissão de Seguridade Social do ano de 2019. O tema trabalhado foi “A/O Assistente Social e o Controle Social da Política de Assistência Social: o exercício profissional e a militância em análise”, pela professora do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Maranhão, assistente social Carla Cecília Serrão.

 

DSCN0013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Professora Carla Cecília Serrão. (foto: Marcela Coelho/CRESS-MA)

 

 

Carla Serrão apresentou os conselhos de políticas públicas e de defesa de direitos, espaços de representação da classe trabalhadora e de defesa de direitos, fez ainda um resgate histórico sobre o controle social, compreendido como um processo a ser desenvolvido em instâncias deliberativas e que emerge junto à construção de uma nova concepção de espaço público. Mostrou também a diferença entre participação e controle social, algumas dificuldades dos conselhos e como se dá a participação da/o Assistente Social nos conselhos de política e de direito, a partir da sua própria experiência. Por fim, mostrou as bases legais do controle social na política de assistência social e os principais mecanismos de controle social na Política de Assistência Social. Confira apresentação completa abaixo.

 

O assistente social e o controle social da política de assistência social – o exercício profissional e a militância em análise

 

 

As reuniões ampliadas são uma estratégia de divulgação e mobilização para a participação dos assistentes sociais nas comissões de trabalho do CRESS-MA. Em 2018 foram realizadas 4 (quatro) reuniões da Comissão de Seguridade Social e para 2019 planejou-se a execução também de 4 (quatro) reuniões. Os temas pautados fazem parte da agenda aprovada pelo Conjunto CFESS/CRESS definidas no 47º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, realizado no período de 06 a 09 de setembro de 2018, na cidade de Porto Alegre-RS.

 

 

Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – CRESS-MA

Gestão "Resistência e Luta" – 2017/2020