CRESS-MA
NOTÍCIAS
Assistente social é fonte de informação para a imprensa!
31 de agosto de 2026
ASCOM CRESS/MA


Fotos: Giovanna Cristina/estagiária sob supervisão Fotos: Giovanna Cristina/estagiária sob supervisão

 

 

O CFESS lança hoje o material “Assistentes sociais são fontes para a sua entrevista!”, atualizando o antigo folder para a mídia, lançado em 2012. A publicação apresenta o trabalho da categoria, suas áreas de atuação e as contribuições que assistentes sociais podem oferecer a reportagens, entrevistas e outras produções jornalísticas. 
 
Clique aqui para conhecer o documento

 

O novo documento, em formato de folder quadrado, traz informações de uma forma didática, para mostrar que o conhecimento da categoria pode contribuir com informações e análises qualificadas sobre políticas públicas, direitos sociais e a realidade da população brasileira, dentre outros assuntos, além de apresentar um panorama sobre as atribuições da categoria e as áreas de atuação profissional. 

 

" Por atuarem diretamente com a realidade social, podemos ajudar os meios de comunicação a compreender temas como: pobreza e desigualdade; violência e violações de direitos; saúde, educação, previdência social, sociojurídico e assistência social; racismo, capacitismo e desigualdades de gênero; infância, juventude e envelhecimento; trabalho, moradia e proteção social; e muito mais!", destaca a coordenadora da Comissão de Comunicação do CFESS, Alana Rodrigues. 

 

Para não confundir mais! 
 
O novo folder também mostra um equívoco que, muitas vezes, é feito não só pela imprensa, mas por pessoas de fora do Serviço Social: as diferenças entre Serviço Social, assistente social, assistência social e assistencialismo. Você sabe do que se trata? 
 
Serviço Social: Profissão de nível superior, regulamentada por lei. 

 

Assistente Social: Quem possui graduação em Serviço Social e registro ativo no CRESS. 

 

Assistência Social: Política pública que integra a seguridade social. 

 

Assistencialismo: Prática baseada em favor, caridade ou troca de interesses (o Serviço Social trabalha com direitos). 
 
No menu “anexos” à direita, você também pode fazer o download da publicação 

 

Conheça também outras publicações do CFESS sobre o trabalho de assistentes sociais

AGENDA CRESS-MA
setembro
D S T Q Q S S
30 31  1   2   3   4   5 
 6   7   8   9   10   11   12 
 13   14   15   16   17   18   19 
 20   21   22   23   24   25   26 
 27   28   29   30 
SIGA O CRESS-MA