Arte: Marcela Coelho (CRESS-MA).
Na última quarta-feira, 19/03, às 19h30, o Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA) promoveu uma live no YouTube sobre o papel das/os assistentes sociais no atendimento às mulheres vítimas de violência. O evento abordou a atuação das/os profissionais de Serviço Social no enfrentamento à violência de gênero, com foco na ética, interseccionalidade e importância das redes de apoio.
A mediadora da live, a assistente social Brenda Soares, iniciou a discussão conectando o tema com o Dia Internacional da Mulher e o Dia Municipal da Mulher Maranhense, destacando a relevância do debate. Durante a transmissão, foram apresentados dados sobre a vitimização de mulheres no Brasil, com ênfase na violência doméstica, e o recorte étnico-racial, evidenciando que as mulheres negras são as mais afetadas.
A palestrante convidada, Emilly Marques, assistente social e conselheira do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), ressaltou a importância do conhecimento sobre a rede de serviços na intervenção profissional, destacando seu papel na prevenção da revitimização das mulheres. Além disso, enfatizou a necessidade de que os/as profissionais estejam vinculados aos movimentos feministas, como estratégia para a construção de uma sociedade menos opressora e mais justa para as mulheres.
No que se refere à ética profissional, a palestrante destacou que as/os assistentes sociais devem fundamentar sua atuação nos princípios estabelecidos pelo Código de Ética, evitando práticas de cunho policialesco ou de vigilância sobre a vida das usuárias. E afirmou ainda que, o fortalecimento do Projeto Ético-Político do Serviço Social passa pela qualificação contínua das/os profissionais e pela compreensão aprofundada de conceitos fundamentais e suas intersecções, como gênero e raça.
A apresentação utilizada pela palestrante pode ser acessada: CRESS violência contra a mulher 2025 – Emilly
Assista à live completa no link: https://www.youtube.com/watch?v=5S1a4Mjo-Es
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão (CRESS-MA)
Gestão "Resistir e Esperançar" – 2023/2026
D | S | T | Q | Q | S | S |
---|---|---|---|---|---|---|
30 | 31 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 |
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |
27 | 28 | 29 | 30 |