Anticapacitismo é tema de atividades realizadas pelo CRESS-MA
20 de setembro de 2024

Arte: Marcela Coelho (CRESS-MA).

Neste 21 de setembro, Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, o Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA) reforça a mensagem de que “A nossa liberdade é anticapacitista!”. Esta declaração remete à campanha do Dia da/o Assistente Social de 2024, que destaca a luta contra o capacitismo. O objetivo é dar visibilidade a esse preconceito, gerador de exclusão das pessoas com deficiência, ajudando a categoria e a sociedade a compreendê-lo, identificar como ele se manifesta no cotidiano e encontrar formas de combatê-lo.

Roda de Conversa sobre Direitos e Anticapacitismo

No dia 27 de agosto, o NUCRESS da Região Tocantina promoveu a roda de conversa intitulada “Os direitos da pessoa com deficiência e o anticapacitismo como compromisso ético”. O evento contou com a participação do professor Evandro Fernandes, pessoa com deficiência e militante do movimento em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Durante a palestra, Evandro destacou: “É fundamental que a sociedade compreenda que o capacitismo é uma forma de opressão que limita as oportunidades e a liberdade das pessoas com deficiência. Precisamos trabalhar juntos para desconstruir esses preconceitos e promover uma inclusão verdadeira.”

Reunião Online para Pesquisa e Formação de Comitê

Na última quarta-feira, 18 de setembro, o Conselho realizou uma reunião online com assistentes sociais com deficiência, profissionais que atuam com essa população, conselheiras e trabalhadoras do CRESS-MA. O encontro teve como objetivo organizar uma pesquisa para traçar o perfil das/os assistentes sociais com deficiência no Maranhão. Além disso, a reunião visou articular a formação do comitê anticapacitista do CRESS-MA, grupo que tem como objetivo lutar contra o capacitismo e promovem a inclusão e o respeito às diferenças das pessoas com deficiência a nível regional.

Confira também outros materiais relacionados à temática:

Livro Anticapacitismo e Exercício Profissional

Resolução do CFESS n°992/2022

Ações cotidianas para combater o capacitismo

Cartilha de Acessibilidade: Reconfigurando o Corpo e a Sociedade

Gestão "Resistir e Esperançar” – 2023/2026