CRESS-MA e SASEMA reúnem-se para discutir a precarização do trabalho das/os Assistentes Sociais no Sistema de Justiça
18 de setembro de 2024

Reunião com SASEMA 13.09.24

Arte: Marcela Coelho (CRESS-MA).

Na última sexta-feira, 13/09, o Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª Região (CRESS-MA) promoveu uma reunião com a presidenta do Sindicato das/os Assistentes Sociais do Estado do Maranhão (SASEMA), Conceição Amorim, para debater a precarização do trabalho das/os Assistentes Sociais no Sistema de Justiça. O encontro, realizado na sede do CRESS-MA, contou com a presença das conselheiras Marizangela Taveira e Cristiana Lima, das agentes fiscais Edivana Siqueira e Lucilene Guimarães, das assessoras especial e jurídica, Jozeth Andrade e Milena Lima, e da secretária do Sindicato, Ana Patrícia Rodrigues.

Durante a reunião, foram discutidas várias ações e estratégias para enfrentar os desafios da categoria, incluindo a necessidade da abertura de novas vagas para Assistentes Sociais e convocação das/os aprovadas/os no último concurso, o estágio em pós-graduação e as requisições indevidas do sistema de justiça. As/os participantes enfatizaram a importância da articulação e mobilização da categoria para fortalecer a luta contra a precarização.

Como parte das estratégias, foi sugerida a organização de uma live para engajar as/os profissionais na discussão das ações planejadas. O encontro representou um avanço significativo na colaboração entre o CRESS-MA e o SASEMA, refletindo o compromisso de ambas as instituições em promover melhorias no sistema de justiça e garantir melhores condições de trabalho para as/os profissionais da área.

Gestão "Resistir e Esperançar” – 2023/2026