CRESS-MA realiza roda de conversa sobre o Outubro Rosa com funcionárias e estagiárias/os
1 de novembro de 2023

1

Funcionárias e estagiárias/os com a palestrante Artele Abreu. (Foto: Marcela Coelho/ CRESS-MA)

Durante à tarde do último dia 26 de outubro, funcionárias e estagiárias/os do Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA) participaram de uma roda de conversa sobre o Outubro Rosa – mês de conscientização sobre o câncer de mama, que busca estimular o debate e alertar a população sobre o assunto, incluindo-se o câncer do colo do útero, o que indica a necessidade de maior acesso aos serviços de diagnóstico a fim de redução da mortalidade.

A atividade teve como palestrante a Assistente Social e ex-conselheira do CRESS-MA, Arlete Abreu, que vivencia a experiência de ter tido o diagnóstico positivo de câncer de mama em 2019. Arlete relatou as várias fases do seu tratamento e como buscou encarar a situação, apresentando a sua nova rotina de vida e dados sobre a realidade da doença no estado. Por fim, destacou os direitos das pessoas com câncer, que a sociedade desconhece.

2

À esquerda, palestrante Artele Abreu, à direita, funcionárias do CRESS-MA com a palestrante.

Para a agente fiscal Lucilene Guimarães, a palestra foi extremamente proveitosa, pois o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, e por isso precisamos falar mais sobre o assunto e atentarmos para a prevenção, a qual requer a garantia de acesso aos serviços públicos de saúde, não devendo ser atribuída apenas a uma responsabilidade do indivíduo.

Gestão "Resistir e Esperançar" – 2023/2026