CRESS-MA
NOTÍCIAS
50º Encontro Nacional aprova eventos nacionais e ações em defesa do Serviço Social
11 de setembro de 2023
ASCOM CRESS/MA

 

FONTE: CFESS

 

Participantes definem 103 propostas, dentre as quais os Seminários Nacionais do triênio!

 

Card com a logo do 50º Encontro Nacional traz imagem da plenária votando deliberações, com os crachás erguidos.

Arte e fotos: Rafael Werkema/CFESS
 

Vêm novidades por aí: quase 400 participantes do 50º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS aprovaram 103 deliberações nos eixos temáticos do evento, que irão direcionar a agenda das entidades no triênio 2023-2026. Haverá seminários nacionais gratuitos pelo Brasil, espaços de formação, produção de novas publicações, reuniões e articulações no Congresso Nacional, dentre vários assuntos. O evento terminou neste domingo (10/9), em Brasília (DF), realizado pelo CFESS e pelo CRESS-DF. 
 

Com assistentes sociais das 5 regiões do país, o evento contou com assistentes sociais de base – eleitas (os) em assembleia dos CRESS -, direções dos Regionais e do CFESS, representantes da Abepss e da Enesso, bem como trabalhadoras e trabalhadores do CFESS e dos CRESS. Uma importante deliberação foi a construção de mais um volume da Série Assistentes sociais no combate ao preconceito, com o tema de enfrentamento ao capacitismo e a priorização da orientação e fiscalização do Serviço Social na educação básica, assim como ações na garantia de inserção nos 70% do Fundeb, o que fortalecerá a luta pela implementação da Lei 13935/2019, que garante a presença do Serviço Social e da Psicologia nas redes básicas de educação. 
 
Na mesa de encerramento, a conselheira do CFESS Alana Rodrigues avaliou que o encontro possibilitou a definição de estratégias coletivas para o triênio, de forma democrática e participativa, reunindo assistentes sociais de todo o Brasil, para além de representantes dos Conselhos. “Ecoamos o compromisso com a construção de nossa história. Chegamos no último dia do 50º Encontro Nacional, após 4 dias intensos de debates, e temos a certeza de que nossas defesas e reflexões nos possibilitam reafirmar que o Serviço Social é necessário para o Brasil”, destacou Alana. 
 

A vice-presidenta do CRESS-DF, Gislaine Medeiros, destacou que o 50º Encontro foi acolhedor e possibilitou construções necessárias, não só para o Serviço Social, mas para a classe trabalhadora brasileira. “Agora, enquanto Conjunto, temos o desafio de realizar as ações aqui aprovadas, convocando assistentes sociais a se somarem em nossas estratégias, debates, eventos e lutas”, ressaltou. 
 

Eventos nacionais e a luta anticapacitista 
 
Para o triênio 2023-2026, a categoria aprovou a realização de 3 seminários nacionais: Seminário Nacional Serviço Social, Feminismos e Diversidade Trans (em Belo Horizonte/MG, em 2024), o Seminário Nacional Serviço Social e a Luta Anticapacitista (em Recife/PE, em 2025) e o 7º Seminário Nacional de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS (em Campo Grande/MS, em 2025). 

 

Card com a logo do evento traz imagem da gestão do CFESS em pé na plenária e a imagem da Carta de Brasília.


A vice-presidenta do CRESS-PE, Mariana Hora, que é assistente social surda, celebrou a aprovação do seminário sobre a luta anticapacitista como um marco histórico no Serviço Social, já que o tema também pautará o Dia da (o) Assistente Social 2024. “Não é apenas sobre abordar as múltiplas deficiências, sempre falamos nas diversas temáticas e espaços de trabalho da nossa categoria. É sobre ter condições para fortalecer e ampliar a luta pela garantia de direitos para assistentes sociais e para as pessoas usuárias com deficiência ou neurodiversas”, explicou a conselheira. O CFESS e os CRESS também assumiram importantes compromissos, como a implementação dos comitês anticapacitistas. 
 
O CFESS lançará, em 2023, o Glossário de Libras do Serviço Social, bem como a tradução de diversas resoluções do Conselho Federal para a Língua Brasileira de Sinais. A ação é realizada em parceria com o grupo de trabalho nacional Serviço Social e Anticapacitismo, com representação de assistentes sociais com deficiência e representantes dos CRESS e do CFESS. 
 

Teve mulheragem! 
 
O Conjunto CFESS-CRESS promoveu, ao final do evento, uma “mulheragem”, liderada pela Frente Nacional Assistentes Sociais no Combate ao Racismo, para a assistente social e ex-conselheira do CFESS Mauricleia Soares, de São Paulo. A profissional passa por um tratamento de saúde e recebeu o apoio e solidariedade da plenária, bem como foi aplaudida pela histórica contribuição ao Conjunto CFESS-CRESS, à luta por direitos da classe trabalhadora e o combate ao racismo dentro e fora da profissão. 
 

Carta de Brasília 
 

O 50º Encontro Nacional aprovou a Carta de Brasília, texto político que inclui os compromissos assumidos por participantes do evento, bem como pelos CRESS e pelo CFESS, diante da realidade conjuntural do momento do Encontro. No documento, assistentes sociais reafirmam a defesa da democracia, da liberdade, dos direitos humanos, na trajetória de autonomia das entidades profissionais em relação a governos e partidos, e na defesa dos direitos e condições de trabalho de assistentes sociais.  
 
Clique aqui para ler a Carta
 

Em breve, estará disponível o Relatório Final do 50º Encontro Nacional. O documento é uma síntese dos debates, apresentações, propostas e deliberações aprovadas no maior espaço decisório da categoria de assistentes sociais. 
 

Confira a cobertura do 1º, 2º e 3º dias de evento
 
Acesse o canal do CFESS no YouTube para assistir aos vídeos lançados no Encontro

 

 

Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA

Gestão "Resistir e Esperançar” – 2023/2026