CRESS-MA
NOTÍCIAS
Com resgate histórico dos últimos 50 anos, Encontro Nacional emociona no segundo dia
10 de setembro de 2023
ASCOM CRESS/MA

 

FONTE: CFESS

 

Mesa tratou ainda dos desafios para a agenda dos Conjunto CFESS-CRESS.

 

Card com fundo amarelo e azul traz imagem da mesa que debateu a metodologia do Encontro e fez resgate histórico dos 50 anos do Encontro Nacional, com 3 mulheres e 1 homem sentados na mesa de debate.

Mesa debateu a metodologia do evento, os objetivos e trouxe resgate histórico dos 50 anos do Encontro (foto: Juliana Dourado/estagiária sob supervisão e Arte: Rafael Werkema/CFESS)

 

O Encontro Nacional CFESS-CRESS é o maior espaço deliberativo do Serviço Social Brasileiro e ocorre em Brasília (DF), entre 7 e 10/9. Nesta sexta-feira e sábado, as mesas de debate promoveram um resgate histórico dos últimos 50 anos e pontuaram desafios para a agenda do Conjunto CFESS-CRESS. O encontro reúne cerca de 400 pessoas na capital federal, dentre assistentes sociais de base – eleitas(os) em assembleia dos CRESS – gestões dos Regionais, do CFESS e trabalhadoras(es) dos Conselhos. 
 

O debate dos eixos temáticos começou de forma intensa e criativa na tarde de sexta-feira (8), com os assuntos administrativo-financeiros e da ética e direitos humanos. No sábado, o debate ocorreu nos eixos da seguridade social, orientação e fiscalização profissional, comunicação, formação profissional e relações internacionais. 
 

Clique aqui e acesse as fotos do evento!

 

A assessora em Serviço Social do CFESS, Cristina Abreu, apresentou, durante a mesa 50 anos do Encontro Nacional CFESS-CRESS e os desafios para a agenda do Conjunto, um importante registro histórico dos debates, metodologias, ações realizadas nas últimas décadas pelo Conjunto CFESS-CRESS, bem como campanhas e produções de comunicação, disponíveis no site do Conselho Federal. “Relembrar o que já foi feito e os desafios que temos hoje é fundamental para melhor traçarmos estratégias coletivas na construção do que faremos no triênio”, avaliou a assistente social. O Conselho Federal promoveu, na mesa, uma “mulheragem” para Cristina Abreu, em agradecimento e reconhecimento de sua importante contribuição ao Serviço Social brasileiro, tendo sido conselheira do CRESS-BA e do CFESS, antes de se tornar assessora do Conselho.  
 

Para a presidenta do CFESS, Kelly Melatti, que falou sobre a metodologia do Encontro, os diálogos nos diferentes eixos temáticos, durante o processo de construção da agenda do Conjunto CFESS-CRESS, são essenciais, mas é preciso atentar para as questões centrais na defesa do trabalho profissional, da função fiscalizadora e orientadora dos Conselhos e nas lutas por direitos de assistentes sociais e da classe trabalhadora.  
 
Um vídeo especial com os principais objetivos do Encontro Nacional, bem como informações sobre o evento, imagens de atividades e ações do CFESS e dos CRESS Brasil afora, além da importância da participação de assistentes sociais, foi exibido no segundo dia do Encontro e está disponível!

Clique aqui para assistir e saber mais sobre a função do evento
 

A mesa de abertura e a conferência de abertura do 50º Encontro Nacional CFESS-CRESS estão disponíveis no canal do Conselho Federal no YouTube (cfessvideos) e no perfil do Facebook (cfessoficial). O 50º Encontro Nacional segue até este domingo (10), quando a plenária final tratará da aprovação das deliberações, a definição da composição de GTs/Comissões, a definição dos eventos do triênio, a aprovação das moções e a leitura da Carta de Brasília, documentos que ficarão disponíveis no site do CFESS após a conclusão do Encontro. 
 
Clique aqui e acesse o site oficial do evento

 

Leia também:

 

50º Encontro Nacional CFESS-CRESS: evento lança novo cartaz e marcadores

 

 

Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA

Gestão "Resistir e Esperançar” – 2023/2026