CRESS-MA
NOTÍCIAS
50º Encontro Nacional CFESS-CRESS: evento lança novo cartaz e marcadores
8 de setembro de 2023
ASCOM CRESS/MA

 

FONTE: CFESS

 

Materiais celebram os 30 anos do Código de Ética da(o) Assistente Social.

 

Imagem mostra a mesa de abertura do evento, com palestrantes sentadas, a presidenta do CFESS falando ao microfone e duas mulheres em pé no púlpito à esquerda.

Mesa de abertura do evento está disponível no YouTube do CFESS (foto: Rafael Werkema)

 

Em 2023, o Serviço Social brasileiro celebra os 30 anos do Código de Ética da(o) Assistente Social. Para comemorar, o CFESS lançou, nesta quinta-feira (7/9), o novo cartaz com os 11 princípios do Código de Ética, os marcadores de página com cada princípio e o vídeo especial dos 30 anos, gravado no triênio anterior, com uma conversa realizada pelo CFESS com as assistentes sociais e professoras que participaram da elaboração do Código, aprovado em 1993: Beatriz Paiva (UFSC), Lucia Barroco (PUC/SP), Marlise Vinagre (Uerj), Mione Apolinário e a assessora jurídica do CFESS Sylvia Terra. 
 
Clique e assista ao vídeo especial
 
Acesse aqui o novo cartaz
 
Faça o download dos marcadores de página
 

O material foi lançado pela presidenta do CFESS, Kelly Melatti, na mesa de abertura do 50º Encontro Nacional CFESS-CRESS, que ocorre em Brasília entre 7 e 10/9, realizado pelo CFESS e pelo CRESS-DF. “É fundamental celebrar 30 anos de um documento que, no trabalho profissional de assistentes sociais, é instrumento para subsidiar as ações na defesa de direitos, atribuição essencial de nossa profissão”, celebrou a conselheira. O novo material estará disponível em breve impresso para a categoria nos CRESS de todos os estados. 
 

Imagem mostra o público de frente para o palco, sentado, no auditório.

Cerca de 400 pessoas participam do evento (foto: Cassiano Ferraz/CRESS-SC)

 

 

O CFESS também lançou, em março, o selo alusivo aos 30 anos do documento, que vem sendo usado nos materiais e ações ao longo do ano, estimulando reflexões sobre o enfrentamento às opressões, explorações, discriminações e preconceitos, para deixar esta marca de identidade profissional, e reafirmar os compromissos com a democracia, com a liberdade e com a autonomia profissional.   
 
Conferência de abertura disponível nos canais do CFESS 

 
Após a mesa de abertura do 50º Encontro Nacional, que também contou com representação do CRESS-DF, da Abepss e da Enesso, a conferência de abertura “10 anos das Jornadas de Junho e os impactos para a classe trabalhadora” promoveu um importante debate com o professor da UERJ Felipe Demier e a assistente social e professora da UFRN Josiane Soares Santos.  
 
O professor Demier fez um resgate histórico das Jornadas de Junho de 2013, analisando criticamente os últimos 10 anos em face do contexto político brasileiro; os impactos desse cenário para a organização da classe trabalhadora e os desafios para os próximos anos. A assistente social e professora Josiane Soares trouxe reflexões sobre a reafirmação dos valores ético-políticos do Serviço Social brasileiro, localizando a categoria de assistentes sociais e o Conjunto CFESS-CRESS nesse debate e indicando os desafios para o triênio nas entidades. 

 

Imagem mostra as 4 pessoas sentadas compondo a mesa da conferência de abertura do evento, com o telão de led ao fundo e a professora Josiane Soares falando.

Conferência está disponível no YouTube do CFESS (foto: Rafael Werkema/CFESS)
 


Clique aqui para assistir aos debates da abertura do 50º Encontro Nacional


 

Assistentes sociais promovem atividade cultural  
 
O primeiro dia do evento terminou com uma Batalha de MCs, promovido por duas artistas assistentes sociais do Distrito Federal (acesse o link da gravação para conferir). Durante a apresentação, ocorreu a chamada das delegações de todos os estados e foi exibido um vídeo especial com imagens dos Encontros Descentralizados.  

 

Imagem mostra as duas assistentes sociais em pé, fazendo apresentação artística no evento, à frente do telão de led com a arte do Encontro Nacional..

 

Lis e MC Camila levantaram o público durante a chamada das delegações (foto: Cassiano Ferraz/CRESS-SC)


 

O Relatório Consolidado dos Encontros Descentralizados, que ocorreram nos meses de julho e agosto de 2023, em todas as regiões do país, reúne mais de 400 propostas e 120 temas para discussão e votação. Acompanhe a cobertura pelo site do CFESS e pelos perfis nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter)!   

 

Clique aqui e acesse o site oficial do 50º Encontro Nacional

 

 

 

Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA

Gestão "Resistir e Esperançar” – 2023/2026