CRESS-MA
NOTÍCIAS
Encontro de Seguridade termina em Fortaleza, com estratégias fortalecidas na defesa das políticas sociais
4 de abril de 2023
ASCOM CRESS/MA

 

FONTE: CFESS

 

Evento recebe participantes de todo o Brasil. Mesas e conferências estão disponíveis no YouTube.

 

Card com fundo vermelho e título Resumão do Encontro parte 2 traz uma imagem central do público do evento de frente para o palco.

 

Arte: Rebecca Santos/estagiária sob supervisão e Foto: Diogo Adjuto/CFESS
 

 

Terminou neste domingo (2/4) o 6º Encontro Nacional Serviço Social e a Seguridade Social que Defendemos, evento realizado em Fortaleza (CE) pelo CFESS e pelo CRESS-CE. O encontro foi o primeiro grande evento presencial do Conjunto CFESS-CRESS após a pandemia de Covid-19. As mesas e conferências do evento estão disponíveis no canal do CFESS no YouTube (clique aqui para assistir)
 

O sábado de atividades do 6º Encontro, após as 12 plenárias temáticas, terminou com o Ato Político em prol da Seguridade Social que Defendemos, realizado do Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) com a presença de 300 pessoas, dentre assistentes sociais, estudantes de Serviço Social, e representantes de movimentos sociais do Ceará.

 

Para a conselheira do CFESS Mauricleia Soares, representante da comissão organizadora do evento, o ato significou o fortalecimento da articulação do CFESS junto aos movimentos sociais. "A atividade dá visibilidade à presença do Serviço Social na luta por direitos sociais, por políticas públicas estatais, à nossa fundamental participação em vários espaços, como o movimento de mulheres, movimentos urbanos, rural, da saúde, da educação, da assistência, dentre outros. É junto a estes que espraiamos e fortalecemos o debate sobre a seguridade social que queremos e defendemos!", enfatizou a conselheira.
 

O evento terminou na manhã de domingo, tendo iniciado com a Conferência “Relações de classe, raça e gênero: desafios ético políticos do trabalho profissional na Seguridade Social”. O debate da mesa foi conduzido pelas assistentes sociais e professoras Ana Elizabete Mota (UFPE) e Marcia Eurico Campos (Unifesp/Baixada Santista).  
 
O debate girou em torno da defesa e dos grandes desafios do projeto ético-político, na relação com o trabalho profissional nas políticas da seguridade social, abordando a questão dos desafios profissionais para realizar essa agenda alargada nos processos de trabalho, levando em consideração a intersetorialidade, a transversalidade e estratégias para a defesa das políticas sociais na atual conjuntura. As palestras trouxeram reflexão importante sobre o significado da crise orgânica do capital, numa conjuntura de ofensividade moral e ideológica e radicalidade neoliberal, como o chão em que as desigualdades de gênero e étnico-raciais se aprofundam.  
 
A conferência refletiu que, nesse contexto de tensões e contradições, tornam-se imprescindíveis as estratégias de mobilização e enfrentamento dessas questões, como parte das lutas da classe trabalhadora. Outro ponto em destaque foi a importância da organização e da participação de assistentes sociais nos movimentos sociais, frentes, fóruns, conselho, dentre outros, pois o Serviço Social não está imune a esses processos e sempre deve ressignificar sua existência. As palestrantes demonstraram que o projeto ético-político segue vigoroso, pois “quem está em crise é a sociedade e seu projeto dominante”, nas palavras de Elizabete Mota, e que novas “chaves analíticas estão emergindo da realidade vivida”, segundo a professora Marcia Eurico. 
 
Clique aqui para assistir à conferência, no canal do CFESS no YouTube 
 

Antes do encerramento, o grupo responsável pelo Espaço Infantil – Ciranda Paulo Freire -, com monitoras/es do MST, promoveu uma apresentação com as crianças que utilizaram o espaço enquanto as mães e pais puderam acompanhar o 6º Encontro. A alegre e descontraída apresentação, com músicas e cirandas educativas e de lutas do MST, veio carregada de significados, expressando o compromisso de construção de legados para a sociedade do futuro. 
 

A mesa de encerramento foi conduzida pelas conselheiras Kelly Melatti (CFESS) e Ana Paula Silveira (CRESS-CE), que apontaram a importância dos diálogos, encontros e articulações possibilitadas pelo 6º Encontro Nacional. “Este evento nos posiciona mais uma vez diante dos desafios, não só de assistentes sociais, mas de toda a sociedade brasileira. Que este encontro continue nas nossas reuniões de equipe, nas supervisões de estágio, no diálogo com a categoria, espraiando as discussões e reflexões que aqui tivemos, na direção da seguridade social que defendemos”, concluiu Melatti. 
 
Para a presidenta do CFESS, Elizabeth Borges, a gestão 2020-2023 fecha o triênio com este Encontro e expressa as expectativas da categoria profissional por levar reflexões e debates que enriquecem suas intervenções. “As discussões e apontamentos revelaram maturidade política e adesão aos compromissos da luta por autonomia e defesa do projeto da seguridade social pública, participativa e democrática, afirmando a necessidade de ampliá-la, na perspectiva da proteção social a diversos segmentos, considerando as pautas urgentes, em busca de uma sociedade inclusiva e humanizada”, completou. 

 
Acesse o canal do CFESS no YouTube e veja as conferências e mesas do evento aqui!

 

Leia também:

 

6º Encontro Nacional de Seguridade Social: Fortaleza recebe assistentes sociais de todo o Brasil

 

 

Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – CRESS-MA

Gestão "Nosso Nome é Resistência" – 2020/2023