CRESS-MA divulga Nota Técnica sobre solicitação e/ou controle de ambulâncias pela/o profissional Assistente Social nas instituições da área de saúde
23 de fevereiro de 2023

Nota técnica 2023

Arte: Marcela Coelho (CRESS-MA).

O Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA), por meio da Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI), torna pública a Orientação Técnica CRESS/COFI nº 01/2022 que trata sobre a solicitação e/ou controle de ambulâncias pela/o profissional Assistente Social nas instituições da área de saúde.

A nota técnica foi elaborada a partir da existência de demandas institucionais indevidas às/aos assistentes sociais para realizarem solicitação e/ou o controle de ambulâncias em diversas unidades de saúde públicas e privadas no estado do Maranhão. Essas solicitações vão de encontro às legislações e normativas da profissão e ao documento “Parâmetros de Atuação do/a Assistente Social na Política de Saúde”, publicado pelo CFESS, em 2010, que prevê “solicitação e regulação de ambulância para remoção e alta” como ações que não são atribuições do Serviço Social.

Casos de descumprimento à legislação e prerrogativas profissionais devem ser informadas pela/o profissional ao Setor de Fiscalização do CRESS-MA, por meio dos contatos: fiscalizacao@cresma.org.br/ (98) 9880-0647 (whatsapp)/ (98) 3222-7676, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.

Confira nota técnica completa abaixo ou acesse também na aba “publicações” em www.cressma.org.br

Nota Técnica sobre solicitação e-ou controle de ambulâncias pela-o profissional Assistente Social nas instituições da área de saúde

Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – CRESS-MA

Gestão "Nosso Nome é Resistência" – 2020/2023