CRESS-MA
NOTÍCIAS
Comunicação: se é um direito, tem a ver com o Serviço Social!
3 de fevereiro de 2023
ASCOM CRESS/MA

 

FONTE: CFESS

 

CFESS participará da Plenária Nacional do Fórum pela Democratização da Comunicação e convida categoria ao debate. Por que falar deste assunto?

 

Card com fundo azul e balão amarelo traz a mensagem sobre a Comunicação e o Serviço Social.

 

Arte: Rafael Werkema e Rebecca Santos/estagiária sob supervisão CFESS.

 

O Encontro Nacional CFESS-CRESS, ocorrido em setembro de 2022, deliberou uma importante ação: fortalecer a luta pelo reconhecimento da comunicação como um direito humano e em defesa da democratização dos meios de comunicação, por meio inclusive da articulação e participação de instâncias do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). E se a comunicação é um direito, tem a ver com o Serviço Social. 
 

O Conselho Federal integra o FNDC desde 2014, representado atualmente pela conselheira Kênia Figueiredo. Entre 1º e 15 de fevereiro, em vários estados do país, ocorrerão as plenárias estaduais dos comitês do FNDC. “O objetivo principal destas plenárias é a retomada pela base e o fortalecimento do FNDC, que ficou fragilizado diante dos enfrentamentos e resistência política que os movimentos sociais tiveram que fazer desde o golpe político de 2016, além da pandemia de Covid-19 e da falta de recursos financeiros”, avalia a conselheira do CFESS.  
 

Nas plenárias estaduais, também serão indicadas/os delegadas/os para participarem da 24ª Plenária Nacional do FNDC, que ocorrerá de 3 a 5 de março de 2023, em São Paulo (SP).  Segundo Kênia Figueiredo, a importância da participação de assistentes sociais nas plenárias deve-se primeiro pela oportunidade de se efetivar uma deliberação coletiva, tendo ainda a possibilidade de contribuir para que algumas questões sejam incluídas no debate.  

 

Card com fundo azul e balão laranja fala sobre a importância da participação do Serviço Social no debate da democratização da comunicação.

Arte: Rafael Werkema e Rebecca Santos/estagiária sob supervisão CFESS.


 
“Dentre estas, a inserção do uso das novas tecnologias de comunicação no atendimento direto às/aos usuárias/os das políticas sociais, como foi feito com o Auxílio Emergencial e vem sendo no INSS, dentre outras questões, além da transversalidade do direito humano à comunicação nas políticas sociais, que fica comprometido face à ausência de uma política pública de comunicação para as/os usuárias/os das políticas sociais, como já deliberado em várias conferências, como na Saúde e Assistência Social”, explica a assistente social e conselheira do CFESS. 
 

É importante ressaltar que a participação do Serviço Social no debate sobre a comunicação significa discutir o direito à expressão e à informação com diversidade, qualidade e transparência, para combater a desinformação inclusive dentro da categoria de assistentes sociais e na atuação profissional, de modo que a garantia e o acesso a direitos sejam efetivamente colocados em prática.  

Para saber mais sobre a Plenária Nacional do FNDC e também conhecer as teses-guia dos debates, clique aqui e acesse o site oficial do Fórum Nacional

 

 

 

Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA

Gestão "Nosso Nome é Resistência" – 2020/2023