Você já está sabendo das eleições do Conjunto CFESS-CRESS?
23 de janeiro de 2023

FONTE: CFESS

Votação ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 de março, pela internet.

Card bege traz desenho de uma mão clicando em uma caixa de seleção e dela um ramo da árvore que ilustra o Código de Ética. texto sobre as eleições

Arte: Rafael Werkema/CFESS

A cada três anos, o Conjunto CFESS-CRESS realiza o processo eleitoral para a escolha das novas gestões das entidades. A eleição direta para as direções dos Conselhos é um compromisso ético-político, sendo fundamental que assistentes sociais conheçam as chapas concorrentes, participem dos debates e exerçam seu direito ao voto. Os Conselhos Regionais divulgaram, na última semana, a primeira listagem de profissionais aptas/os a votar. Confira no site do seu CRESS!

É importante destacar que, apesar de o voto ser obrigatório, “somos a única categoria no país que estabeleceu como patamar mínimo para se eleger uma chapa o quórum de 15% de assistentes sociais ativos. Essa medida visa a reafirmar o histórico do Conjunto CFESS-CRESS com a cultura política democrática e cidadã, por meio da participação e legitimação das colegas/os que serão eleitas/os”, explica a presidenta da Comissão Nacional Eleitoral e conselheira do CFESS Carla Pereira.

Por que é importante votar nas eleições do seu Conselho?

Este é mais um momento de participação da categoria, que contribui para o fortalecimento da profissão e de suas entidades representativas. Como assim? O processo é democrático, desde o processo de inscrição de chapas, debates e campanha, o momento de votação, até a fase final, com auditoria externa do pleito, até a homologação do resultado.

Ou seja, assistentes sociais podem participar de todo o processo e exercer o direito de escolher quem melhor representa suas defesas e princípios para o Serviço Social, em âmbito estadual e federal.

Ações da Comissão Nacional Eleitoral

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) é responsável por supervisionar, organizar e homologar o processo eleitoral do Conjunto CFESS-CRESS (gestões do triênio 2023-2026), cuja votação on-line ocorrerá de 14 a 16 de março de 2023.

De acordo com o código eleitoral, a CNE preside as eleições no âmbito de todo o território nacional, emite as normas e instruções, orienta as Comissões Regionais Eleitorais (CRE) e defere ou indefere os registros de chapas concorrentes para o CFESS e julga em grau de recurso.

Card com logo das eleições CFESS-CRESS traz imagem ao centro com integrantes da CNE em reunião na sede do CFESS.

A transparência é um dos princípios que regem as ações da CNE, assim como a celeridade nos atos e respostas às consultas. A primeira reunião da comissão ocorreu nos dias 16 e 17 de janeiro, na sede do CFESS, em Brasília (DF).  No dia 17, no período noturno, a CNE se reuniu ainda com representantes das Comissões Regionais Eleitorais (CRE) de cada conselho regional, para tratar de procedimentos relativos ao processo eleitoral, bem como tirar dúvidas e orientar à luz do código eleitoral e do calendário eleitoral.

Participaram da atividade as conselheiras do CFESS Carla Pereira e Elaine Pelaez, a assistente social e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Daniela Neves, todas integrantes da CNE, além das assessorias jurídicas do CFESS, Natalia Faraj e Vitor Alencar. Na ocasião, a CNE deferiu a inscrição de chapa única que concorrerá à gestão do Conselho Federal, abrindo o prazo para interposição de recursos.

Como faço para votar?

Em fevereiro, o CFESS lançará o site de votação. Por meio dele, cada assistente social poderá acessar, criar uma senha e votar, pelo celular ou pelo computador! Por isso, é fundamental que cada assistente social tenha seus dados atualizados no CRESS de seu estado, em especial o endereço de e-mail pessoal e o número de celular.

Card com logo das eleições CFESS-CRESS traz imagem da reunião on-line realizada com as comissões regionais eleitorais dos CRESS.

"No site das eleições daremos todas as orientações sobre como obter a senha de votação, sobre o prazo para quitar débitos com o Conselho Regional e sobre a data limite de atualização dos dados cadastrais para poder votar. É importante que a categoria assegure a sua participação e mobilize colegas de profissão para esse momento, que reafirma o nosso compromisso com o processo democrático das direções das nossas entidades", enfatiza Carla Pereira, presidenta da CNE.

Gestão "Nosso Nome é Resistência" – 2020/2023

março