42º Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão reafirma: Assistentes Sociais estão na luta por condições dignas de trabalho e formação profissional de qualidade
30 de maio de 2022

WhatsApp Image 2022-05-28 at 12.32.27(1)

Participantes do 42º  Encontro de Assistente Sociais do Maranhão (Foto: Eduardo Aguiar).

O 42º Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão terminou na última sexta-feira, 27/05, no auditório do Sindicato dos Bancários, em São Luís – MA. O evento, que teve início no dia 23 de abril por meio de uma live transmitida no canal do CRESS-MA no youtube, foi realizado em formato presencial, após dois anos sendo realizado em formato online. Entre os dias 26 de abril e 24 de maio de 2022, presidenta, vice – presidenta, conselheiras e agente fiscal do CRESS-MA realizaram 6 plenárias regionalizadas presenciais em 6 municípios maranhenses com o objetivo de ouvir as experiências locais e ampliar o debate sobre "Assistentes sociais na luta por condições dignas de trabalho e formação profissional de qualidade", construindo assim espaços de fortalecimento e organização profissional para além da região metropolitana de São Luís.

O encerramento do Encontro, em São Luís – MA, contou com a participação de mais de 100 Assistentes Sociais e estudantes do curso de Serviço Social que lotaram o auditório e puderam presenciar discussões muito importantes e momentos emocionantes de homenagens e agradecimentos. Uma linda mística de abertura deu início as atividades, conselheiras da gestão “Nosso Nome é Resistência”, entraram ao som da música “Samba da Utopia” e carregavam quadros das campanhas de gestão do conjunto CFESS-CRESS.

WhatsApp Image 2022-05-27 at 10.13.04(1)

Conselheiras da gestão "Nosso Nome é Resistência" (2020-2023) (Foto: CRESS-MA).

Após a mesa de saudação das entidades, que contou com a participação da representante do SASEMA, a assistente social Benigna Regina Castro Martins Almeida, da representante da ABEPSS/NORTE, Prof.ª Dr.ª Zaira Abry Azar, da conselheira do CFESS, Prof. ª Dr. ª Maria Eunice Ferreira Damasceno Pereira e da presidenta do CRESS-MA, Prof.ª Dr.ª Cristiana Costa Lima, foi realizada a mesa temática "A conjuntura atual e as perspectivas do trabalho e formação profissional em Serviço Social", que teve como palestrantes a Prof. ª Dr. ª Teresa Cristina Moura Costa (UFPI) e do Prof.º Dr. º Antônio Gonçalves Filho (UFMA), e foi mediada pela conselheira Fabrícia Carvalho. Os palestrantes apresentaram importantes reflexões sobre a atual conjuntura de ameaça às liberdades democráticas e de ataques aos direitos trabalhistas e sociais, em especial das/os Assistentes Sociais.

WhatsApp Image 2022-05-30 at 18.32.27

Mesa temática "A conjuntura atual e as perspectivas do trabalho e formação profissional em Serviço Social" (Foto: CRESS-MA).

O período da tarde teve início com a realização da mesa temática "Caminhos da resistência no Maranhão: Plenárias descentralizadas e organização dos Núcleos de Assistentes Sociais (NAS)" que contou com a participação da vice – presidenta do CRESS-MA, Marizângela Taveira, e a representante do Núcleo de Assistente Sociais da Região Tocantina, Camila Castro, e teve a mediação da conselheira Heloisa Carvalho. As palestrantes apresentaram um resumo de como foram as plenárias regionalizadas, realizadas nos municípios de Imperatriz, Chapadinha, Pinheiro, Caxias, Balsas e Presidente Dutra, e fizeram um relato da organização e funcionamento do NAS da Região Tocantina. A mesa de encerramento “Processos organizativos em construção", que teve como palestrante a Prof. ª Dr. ª Josefa Batista Lopes (UFMA) e foi mediada pela presidenta do CRESS-MA, Cristina Costa Lima, apresentou um panorama das entidades representativas das/os Assistentes Sociais e sua importância para a categoria.

WhatsApp Image 2022-05-28 at 12.32.30(1)

Parte da mística de encerramento do Encontro (Foto: Eduardo Aguiar).

O Encontro foi finalizado com uma belíssima mística de encerramento, na qual crianças entraram no auditório com camisas com o nome UTOPIA e a comissão organizadora do Encontro presentou as/os presentes com girassóis e rosas brancas ao som da música Coração Civil, de Milton Nascimento. A comemoração do Dia da/o Assistente Social deu-se com um coquetel e música, ao som de uma banda de forro pé de serra.

Confira mais registros do 42º Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão:

WhatsApp Image 2022-05-30 at 18.31.56

Mesa de saudação das entidades (Foto: CRESS-MA).

WhatsApp Image 2022-05-27 at 15.01.41

Mesa temática "Caminhos da resistência no Maranhão: Plenárias descentralizadas e organização dos Núcleos de Assistentes Sociais (NAS)" (Foto: CRESS-MA).

WhatsApp Image 2022-05-28 at 12.32.46

Parte da mística de encerramento do Encontro (Foto: Eduardo Aguiar).

WhatsApp Image 2022-05-28 at 12.32.35

Mesa de encerramento “Processos organizativos em construção" (Foto: Eduardo Aguiar).

WhatsApp Image 2022-05-28 at 12.32.41

Participantes do Encontro com seus girassóis (Foto: Eduardo Aguiar).

Gestão "Nosso Nome é Resistência" – 2020/2023