CRESS-MA Participa de Visita em Ato de Solidariedade À Casa De Mina Dom Miguel
26 de agosto de 2021

WhatsApp Image 2021-08-23 at 09.11.22

Representantes do CRESS-MA, Pai Lindomar e Padre Jackson em reunião. (foto: arquivo pessoal)

O Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão- 2ª região (CRESS-MA), por meio da Comissão de Ética e Direitos Humanos, realizou na manhã do último domingo, 23/08, uma visita em ato de solidariedade à Casa de Mina Dom Miguel, localizada no bairro do Anjo da Guarda, em São Luís – MA. A atividade teve como objetivo prestar apoio à casa, devido o acontecimento de reiterados casos de intolerância religiosa (apedrejamentos, incêndio e destruição de objetos religiosos), sofridos desde o dia 13 de maio de 2021.

O líder religioso, Pai Lindomar, foi o responsável por receber as representantes do CRESS-MA, a conselheira Glaucejane Galhardo e as assistentes sociais Graciane Pereira e Graziela Nunes, membras da Comissão de Ética e Direitos Humanos. Participou também da visita o Pároco da Comunidade Nossa Senhora da Penha, Padre Jackson. Ao longo da atividade buscou-se conhecer a comunidade religiosa, compreender as situações de violências ocorridas, bem como os encaminhamentos realizados e entregar uma Carta de Apoio produzida pelo CRESS-MA.

WhatsApp Image 2021-08-23 at 09.11.22 (2)

Artefatos utilizados nos apedrejamentos à Casa De Mina Dom Miguel. (foto: arquivo pessoal)

Durante a visita, o grupo, ao chegar ao local, deparou-se com pedras, de um ataque realizado já naquele mesmo dia. E ao longo da atividade, foram presenciados três apedrejamentos no ambiente em que as representantes do CRESS-MA estavam, sendo que um deles a pedra danificou o telhado e ficou presa, mas poderia ter atingido as/os presentes, com consequências imprevisíveis. Além disso, minutos após o encerramento, um novo apedrejamento aconteceu, danificando uma mesa e objetos religiosos, no mesmo local onde já havia ocorrido outro ato.

Sobre os atos de violência, Pai Lindomar declara “Intolerância religiosa é falta de conhecimento sobre as religiões de matriz africana, porque somos um povo de paz”. Afirma ainda que a única forma de acabar com esse tipo de atitude, é por meio do respeito, “respeitar a crença e a fé do outro”.

WhatsApp Image 2021-08-23 at 09.11.21 (1)

Conselheira Glaucejane Galhardo e as assistentes sociais Graciane Pereira e Graziela Nunes entregam carta de apoio do CRESS-MA. (foto: arquivo pessoal)

Para Padre Jackson, Pároco da Igreja Católica Nossa Senhora da Penha- Anjo da Guarda, enquanto representante da igreja católica "Todas as religiões possuem um papel fundamental na construção de uma cultura de paz e fraternidade. Nesse sentido, a religião não pode de modo algum fortalecer a violência e a intolerância." Finaliza, reafirmando "a nossa luta e a nossa defesa por todos aqueles que pensam e acreditam de uma forma diferente da nossa".

O CRESS-MA, em conformidade com o Projeto Ético-político do Serviço Social e o Código de Ética do/a Assistente Social, reafirma seu irrestrito apoio e defesa intransigente do direito a inviolabilidade da liberdade de crença crença e fé e denuncia e cobra providências das autoridades para os casos de intolerância religiosa, uma das expressões do racismo em nossa sociedade.

Gestão "Nosso Nome é Resistência" – 2020/2023

28 29 30  1   2   3   4