Brasil passa de 500 mil mortes e o Serviço Social segue na luta pela vacina para todas as pessoas
22 de junho de 2021

FONTE: CFESS

Assistentes sociais também são linha de frente contra a pandemia.

Card com fundo preto e o texto: 500 mil vidas brasileiras perdidas para a covid e para o descaso e omissão de governantes. Logo do CFESS na parte central superior.

Arte: Rafael Werkema/CFESS

No último sábado, 19 de junho, o país alcançou uma marca lamentável, revoltante e evitável: 500 mil vidas perdidas para a Covid-19. Trata-se do segundo lugar com mais mortes no mundo pela doença, atrás apenas dos Estados Unidos. E neste número, estão assistentes sociais, categoria que atua na linha de frente, seja na política de saúde, seja na política de assistência social, seja na política de previdência social, dentre outras.

Mais triste ainda é saber que o número de 500 mil mortes foi alcançado em meio a uma tragédia nacional, de âmbito econômico, social, sanitário e político. Política essa que privilegia a desinformação, a negação da ciência, o extermínio da população, o corte de direitos de trabalhadores e trabalhadoras.

Por isso, hoje, o CFESS manifesta solidariedade às famílias de cada brasileira e brasileiro que, infelizmente, faleceu por uma doença para a qual existe vacina, cuja compra foi, diversas vezes, recusada pelo governo brasileiro.

O CFESS se solidariza com as famílias e companheiras/os de trabalho de tantas/os assistentes sociais que, na luta pela vida, por vacina, por direitos, por condições de trabalho e proteção social, faleceram em decorrência da Covid-19.

O Conselho Federal destaca, assim, novamente o Memorial “Nosso luto, nossa luta”, em homenagem à vida de cada assistente social vítima do coronavírus (clique aqui para acessar). Elaborada pelo CFESS e pela Abepss, a página registra os nomes de profissionais que faleceram, encaminhados por parentes, amigos/as e pelos CRESS de todo o Brasil. Você também pode enviar o nome de um/a assistente social para o memorial, juntamente com a cidade e o local de trabalho, para o e-mail comunicacao@cfess.org.br.

Nosso luto, nossa luta!

Nenhuma vida a menos!