CFESS divulga Plano de Metas 2021
21 de janeiro de 2021

FONTE: CFESS

Pelo documento, a categoria pode acompanhar as atividades previstas para este ano em defesa da profissão, bem como o investimento financeiro necessário.

Card em tom roxo com figuras geométricas em cor amarela, rosa, azul. No centro, o texto Nossa Profissão Se Constrói no Coletivo. Abaixo, um notebook com a capa do Plano de Metas, que também tem as cores. Um texto auxiliar sobre o Plano completa a imagem.

Reprodução do Plano de Metas 2021 (Arte: Rafael Werkema/CFESS)

O CFESS lançou nesta quarta-feira (20/1) o Plano de Metas e Planejamento Orçamentário 2021 da entidade. O documento, disponível no Portal Transparência do CFESS, apresenta a síntese do conjunto de ações que o Conselho Federal pretende realizar neste ano, elaborado a partir de um debate virtual coletivo com os CRESS e a com categoria de assistentes sociais em 2020, por meio da Consulta Pública e da Plenária Nacional CFESS-CRESS, e do programa da gestão 2020-2023 “Melhor ir à luta com raça e classe em defesa do Serviço Social”.

Baixe o Plano de Metas e Planejamento Orçamentário CFESS 2021

Para que você, assistente social, entenda a importância do Planejamento e, principalmente, de acompanhar por ele as próximas ações do CFESS, fizemos uma breve entrevista pingue-pongue com o Grupo de Trabalho que sistematizou o documento, fruto também do esforço coletivo de todas as comissões e trabalhadores/as do Conselho Federal.

Por que existe um Plano de Metas e Planejamento Orçamentário do CFESS?

GT – A elaboração desse documento vai para além da formalidade de cumprirmos as exigências legais dos órgãos de controle de uma autarquia pública como o CFESS. O planejamento é imprescindível para materializarmos nossas ações, construídas coletivamente, no âmbito do Conjunto CFESS-CRESS, direcionadas à defesa do trabalho profissional, e que têm rebatimentos diretos na qualidade dos serviços prestados à sociedade. Além disso, por meio dele, reforçamos nossos mecanismos de transparência e nossos processos democráticos e participativos.

O que o/a assistente social encontra nesse documento?

GT – Por meio do Plano, a categoria pode acompanhar as atividades que pretendemos realizar nos diferentes âmbitos de atuação, desde aquelas que fazem parte da essência do CFESS, como a defesa e a valorização da profissão quanto à ética profissional, orientação e fiscalização, normatização do exercício profissional, defesa da seguridade social, entre outras atividades, consideradas transversais ou de relações interinstitucionais. É também por meio dele que a categoria acompanha e fiscaliza as atividades realizadas e a aplicação do recurso arrecadado através do tributo anual (anuidade).

Por que é considerado um documento coletivo?

GT – Porque tudo que está no plano/planejamento foi debatido com os CRESS e com a categoria em 2020, por meio da Consulta Pública que realizamos e da Plenária Nacional, que substituiu, em razão da pandemia, nosso Encontro Nacional CFESS-CRESS, maior espaço deliberativo que reúne assistentes sociais de todos os estados, da base e das gestões. Além disso, o documento incorpora também nosso programa da gestão, eleita democraticamente.

É fácil de entender o Plano de Metas?

A elaboração é sempre um desafio, porque significa traduzir em uma linguagem contábil-orçamentária a riqueza do debate político/pedagógico que envolve a dinâmica da nossa profissão. Por isso, buscamos aliar a dimensão política do Serviço Social às exigências legais e regimentais em um texto didático, ilustrado e intuitivo, pelo qual a categoria pode entender o sentido da ação, o prazo para execução, quem executará e o investimento necessário.

Como foi planejar neste contexto da pandemia da Covid-19?

GT – Não só o Serviço Social, mas mundo enfrenta desde março de 2020 essa pandemia, que trará ainda impactos por anos. Esta é a realidade imposta e que pode ocasionar alterações e demandar adequações ao nosso planejamento. Por isso, temos o desafio coletivo de lidar com as incertezas e projetar o futuro ainda que sob condições adversas. Desafios que o Conjunto CFESS-CRESS e as/os assistentes sociais têm mostrado coragem e condições para enfrentar, com os pés fincados no chão, mas mantendo o otimismo e a esperança.

Card rosa com imagens geométricas coloridas, um texto ao centro reforçando o caráter coletivo do Plano de Metas

Card roxocom imagens geométricas coloridas, um texto ao centro reforçando o que o Plano de Metas traz

Card verde com imagens geométricas coloridas, um texto ao centro convocando a categoria a ler o documento

Baixe o Plano de Metas e Planejamento Orçamentário CFESS 2021