Direitos de trabalhadores/as da política de assistência social em debate
22 de setembro de 2020

FONTE: CFESS

CFESS participa da Plenária Virtual do FNTSUAS. Filmagem está disponível.

Ilustração do mapa do Brasil em fundo cor laranja claro, com desenhos de pessoas segurando cartazes, ilustrando a luta pelo SUAS nas diversas regiões do país.

Arte: Rafael Werkema/CFESS

O último sábado (19) foi de muito trabalho para a gestão do CFESS. Além do Conselho Pleno, parte da diretoria marcou presença na VIII Plenária Nacional do Fórum Nacional de Trabalhadoras e Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (FNTSUAS), realizada virtualmente devido à pandemia da Covid-19.

O CFESS foi representado pelo conselheiro Agnaldo Knevitz e pelas conselheiras Kelly Melatti e Priscilla Cordeiro. O Conselho Federal integra atualmente a coordenação nacional e executiva do FNTSUAS.

Segundo o conselheiro Agnaldo Knevitz, que compõe a coordenação do fórum, o evento contou com debates centrais sobre a organização de trabalhadores/as do Suas na atual conjuntura de pandemia e de retirada de direitos, bem como a própria organização do FNTSUAS e as próximas ações que serão pautadas.

Em um contexto de diversas dificuldades para a consolidação do Suas, as ações prioritárias do Plano de Lutas do fórum estão organizadas em três eixos centrais: 1. Quanto às relações e condições de trabalho no Suas, com 31 ações; 2. Quanto à consolidação do Suas, também com 31 ações que se subdividem em dois subeixos, a saber, em relação ao controle social, com 15 ações, e em relação ao financiamento do Suas, com 16 ações neste subeixo; e 3. Quanto ao acesso aos serviços do Suas com qualidade, com 18 ações.

A conselheira do CFESS Priscilla Cordeiro destaca algumas ações planejadas:lutar pela recomposição orçamentária do Suas; efetivar a política de educação permanente para o conjunto de trabalhadoras/ES; fortalecer a representação de trabalhadoras/es nas instâncias de controle social, dentre outras ações que compõem o Plano de Lutas do FNTSUAS.

Cabe lembrar também que o FNTSUAS reúne fóruns estaduais e entidades que representam trabalhadores/as do Suas de diversas áreas, como assistentes sociais, psicólogos/as, terapeutas ocupacionais, pedagogos/as e diversos/as profissionais de nível médio e fundamental, entre outros/as.

Na plenária, foram eleitas ainda as coordenações nacional e executiva para o biênio 2020-2022, em que o CFESS seguirá compondo. A coordenação nacional é constituída por até 41 membros eleitos em plenária nacional (entidades e fóruns estaduais ou do Distrito Federal), podendo ter até 14 entidades nacionais e 27 FETSUAS (fóruns estaduais) ou FTSUASDF (fórum do DF). Já a coordenação executiva é constituída por até 14 membros eleitos em plenária nacional (entidades e fóruns estaduais ou do DF), podendo ter até 9 entidades nacionais e 5 FETSUAS ou FTSUASDF, que representam cada uma das cinco regiões e, dessa forma, cada FETSUAS ou FTSUASDF tem um fórum suplente em cada região.

Para saber mais, conheça os canais do FNTSUAS:
Instagram: https://instagram.com/fntsuas
Facebook: https://www.facebook.com/fntsuas/