NAS/CRESS-MA realiza debate virtual sobre as condições éticas e técnicas do exercício profissional das/os assistentes sociais na área da saúde
21 de setembro de 2020

Debate nas cress-ma

O Núcleo de Assistentes Sociais da Região Tocantina (NAS/CRESS-MA) realizou na última quarta-feira, 16/09, um importante debate virtual com a categoria, que teve como tema “Condições Éticas e Técnicas do exercício profissional das/os assistentes sociais na área da saúde.” O evento teve como objetivo debater o complexo trabalho da categoria na área da saúde no período da pandemia, bem como compartilhar experiências profissionais para o fortalecimento da luta por melhores condições éticas e técnicas, que garantam os direitos da categoria e a qualidade dos serviços prestados em que o Serviço Social está na linha de frente.

O debate reuniu cerca de 52 pessoas, entre profissionais e estudantes.             A conselheira do CRESS-MA, gestão “Resistência e Luta”, e integrante do NAS/CRESS-MA, Gena Mota, foi a responsável pela mediação do debate. Gena iniciou a atividade desejando boas vindas aos participantes, detalhando a programação e o funcionamento do evento, e apresentando os palestrantes Marly de Jesus Sá Dias (Docente do curso de Serviço Social da UFMA e conselheira do CRESS-MA), Lucilene Cerqueira (Assistente Social e agente fiscal do CRESS-MA) e Valteir Silva (Assistente Social do Hospital Macrorregional Dr.ª Ruth Noleto).

A professora Marly Dias iniciou os trabalhos apresentando a conjuntura atual de contrarreforma e desmonte dos direitos e politicas sociais conquistados especialmente a partir da Constituição Federal de 1988, que afeta diferentes áreas e segmentos profissionais, a exemplo da saúde e do Serviço Social. As consequências vão desde a precarização da formação profissional, com a mercantilização da educação até a desproteção dos espaços sócio-ocupacionais de atuação profissionais como a saúde, com perdas de direitos e postos de trabalho, desvio de atribuições e aumento de demandas por serviços públicos.

Dando continuidade ao debate, a agente fiscal Lucilene Cerqueira iniciou sua exposição sobre sua atuação no CRESS-MA e como integrante da Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI). Abordou também as consequências da pandemia e do isolamento nas condições éticas e técnicas da atuação profissional na área da saúde, onde são intensificados problemas antigos, como o aumento de denúncias relacionadas aos desvios de atribuições e exigências de atribuições incompatíveis com o exercício profissional.

Finalizando as apresentações, Valteir Silva trouxe o relato de sua prática profissional no Hospital Macrorregional de Imperatriz. O palestrante apresentou as rotinas da atuação do Serviço Social no hospital no período da pandemia, relatando os desafios, dificuldades e estratégias de enfrentamento dos problemas enquanto categoria, que se ver desafiada diariamente para fortalecer e legitimar a importância do Serviço Social na área da saúde. Após as exposições, as/os presentes puderam presenciar o relato das experiências das assistentes sociais Glaucejane Galhardo da Cruz de Castilho (Hospital Universitário da UFMA) e Roraima Araújo (Hospital Municipal Dr. Clementino Moura). O evento foi finalizado com a leitura dos comentários e questionamentos realizados pelas/os participantes no chat.

As falas das/os palestrantes reforçaram que a saúde absorve o impacto do cenário atual de diferentes formas e o desmonte do SUS é feito de forma proposital, o que requer da/o assistente social, enquanto profissional da saúde, consciência da situação e posicionamento político e ideológico. A conjuntura atual exige profissionais com conhecimento das legislações e documentos reguladores e com clareza dos princípios norteadores da profissão. A luta por condições éticas e dignas de trabalho e de serviços prestados depende da atuação política do CRESS-MA, enquanto executor da política de fiscalização do exercício profissional e da luta organizada da categoria.

Gestão "Nosso Nome é Resistência" – 2020/2023