CRESS-MA
NOTÍCIAS
03 meses de “Nosso Nome é Resistência” no CRESS-MA
24 de agosto de 2020
ASCOM CRESS/MA

 

 

Saiba quais as diversas ações que a gestão articulou desde a posse, em 15 de maio.

 

3 meses de gestão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Arte: Marcela Coelho/CRESS-MA.

 

 

Defesa do trabalho e da organização política da categoria profissional, tão tensionada em cada espaço de trabalho pelas políticas neoliberais. Live’s e postagens temáticas para formação e informação das/os assistentes sociais. Ações em defesa das condições de trabalho das/os assistentes sociais. Foram muitas as ações nesses primeiros 03 meses de gestão “Nosso Nome é Resistência”.

 

A diretoria do CRESS/MA caminha reafirmando o compromisso do fortalecimento do Projeto Ético-Político Profissional do Serviço Social e da luta contra a precarização dos espaços e de todas as formas de trabalho, tendo como horizonte a construção de uma sociedade justa, livre e igualitária! E convida, você, Assistente Social, a construir conosco nessa luta.

 

MAIO: Posse e primeiros passos em plena pandemia.

 

 

O mês de maio foi marcado pela posse da gestão “Nosso Nome é Resistência” CRESS-MA e da gestão “Melhor Ir à Luta Com Raça, Classe em Defesa do Serviço Social” no CFESS. Devido à pandemia de Covid-19, ocorreu em formato nunca vivenciado antes: por meio das telas de computadores, notebooks e smartphones, em live com transmissão ao vivo pelo Facebook do Conselho, pela qual diversos profissionais puderam acompanhar.

 

Design sem nome

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma posse inédita no CFESS/CRESS. (Fotos: banco de dados CRESS-MA e CFESS).

 

 

Na semana de comemoração do “Dia do Assistente Social”, a gestão realizou diversas lives para discutir os desafios do trabalho da/o Assistente Social nesse momento marcado pelos desafios do enfrentamento de uma pandemia devastadora de consequências econômicas e sociais profundas. Confira algumas delas:

 

Live 1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nessa live, debateu-se “Crise e Pandemia: o trabalho da/o Assistente Social na Política de Saúde”.

 

 

Live 2 26

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nessa live, debateu-se “Crise e Pandemia: o Trabalho das/os Assistentes Sociais na Política de Assistência Social e Previdência Social”.

 

 

Ainda em maio, foi publicado o CRESS-MA ALERTA: um conjunto de cards com orientações para Assistentes Sociais no enfrentamento à Covid-19.

 

Orientações capa 1

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Arte: Marcela Coelho/CRESS-MA.

 

 

JUNHO: Mais ações em defesa do trabalho e da saúde do assistente social.

 

 

O mês de junho foi voltado para ações em defesa dos interesses da categoria profissional com atuação na educação. O CRESS-MA reuniu-se com o Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, para cobrar a implementação da lei que garante o trabalho das/os assistentes sociais nas escolas.

 

Reunião CRESS-MA e Secretaria de Educação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na reunião com o secretário da SEDUC, o CRESS reivindicou a implementação do trabalho dos assistentes sociais nas escolas. (Arte: Marcela Coelho/CRESS-MA).

 

Ainda nesse mês, o Conselho reforçou a campanha “Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica”, que busca contribuir para impedir o crescimento da violência contra a mulher em tempos de distanciamento social. Também iniciou campanha para arrecadação da anuidade 2020, oferecendo a prorrogação dos prazos para pagamento, sem acréscimos de juros até o dia 31 de dezembro de 2020.

 

3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Arte: Marcela Coelho/CRESS-MA).

 

Outras ações nesse mês de junho foi a criação do Observatório Covid-19 do CRESS-MA, que teve como objetivo realizar um mapeamento das/os profissionais que foram a óbito, vítimas da pandemia de Covid-19, bem como conhecer as condições éticas, técnicas do trabalho e de biossegurança dos/as assistentes sociais no contexto de enfrentamento do novo coronavírus no Maranhão.

 

Também foi criada a “Comissão de Retorno das Atividades Presenciais no CRESS-MA”, em observância aos Protocolos de Segurança Sanitária vigente, com vistas a minimizar os riscos de contágio e de infecção pelo COVID-19 tanto para os funcionários e diretoria do CRESS quanto para os profissionais que procuram atendimento na sede do Conselho. A Comissão é composta por funcionárias/os e conselheiras/os do CRESS com o objetivo de elaborar um plano de medidas de prevenção e orientação para retorno seguro às atividades presenciais na sede do Conselho.

 

 

JULHO: Organização da base na região tocantina e exigência de respeito à formação profissional do assistente social.

 

Julho iniciou com um grande encontro virtual da categoria, organizado pelo Núcleo de Assistentes Sociais da Região Tocantina (NAS/CRESS-MA). Na oportunidade, foi eleita a comissão articuladora do NAS/CRESS-MA, composta pelas assistentes sociais Camila Castro e Ana Raíssa Rodrigues, que atuam nos municípios de Imperatriz e Açailândia, respectivamente.

 

NAS_CRESS-MA realiza grande encontro virtual da categoria (1)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Encontro rearticulou comissão do NAS – CRESS/MA da região tocantina. (Arte: Marcela Coelho/CRESS-MA).

 

 

Ainda no mês de julho, o CRESS-MA participou de uma reunião virtual com o Corregedor de Justiça, Des. Lourival Serejo, que teve como objetivo responder às solicitações do Conselho quanto às recorrentes requisições do trabalho de Assistentes Sociais (não vinculados ao TJ-MA), para elaboração de laudos, pareceres, estudo social, sem recebimento de honorários, requisições estas, feitas por juízes.

 

Nesse período, o Conselho atuou ainda na retificação no Plano de Contingência Municipal nº 02/2020 – para manejo de corpos no contexto do enfrentamento à COVID-19, no município de Porto Franco. Participou, ainda, da realização de reunião virtual ampliada do Fórum Maranhense de Estágio, que contou com a participação de 50 pessoas, incluindo supervisores de campo de estágio, docentes e estagiárias/os do cursos de Serviço Social no Estado. Como encaminhamento do Fórum, foi emitida uma nota de repúdio à portaria MEC que autoriza a realização do estágio supervisionado de forma remota.

 

CRESS-MA e Fórum Maranhense de Estágio realizaram reunião ampliada virtual

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fórum Maranhense de Estágio repudiou portaria do MEC sobre estágio remoto. (Arte: Marcela Coelho/CRESS-MA).

 

Finalizando o mês de julho, o CRESS-MA informou à categoria sobre a suspensão de prazos processuais e realizou uma reunião virtual de orientação profissional, que contou com a participação de mais de 50 profissionais dos mais diversos municípios do Estado do Maranhão.

 

Reunião de Orientação Profissional

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reunião de orientação profissional com mais de 50 assistentes sociais de vários municípios do Maranhão. (Arte: Marcela Coelho/CRESS-MA)

 

 

AGOSTO: 03 meses de luta em defesa da categoria – apenas começamos!

 

 

Iniciamos as atividades do mês de agosto com a campanha “Assistentes Sociais também são profissionais da saúde e merecem o adicional de 40% de insalubridade”, diante da não inclusão das/dos assistentes sociais Portaria/SES/MA nº 410/2020, art.º 3, que estabelece gratificação aos trabalhadores da saúde, pelos esforços despendidos durante o período de Pandemia COVID-19 e dá outras providências. Lembramos que a campanha teve início ainda em maio, com articulação do CRESS-MA com o Sindicato de Assistentes Sociais do Maranhão (SASEMA) e um coletivo de profissioniais.

 

 

Adicional de insalubridade garantido1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Arte: Marcela Coelho/CRESS-MA.

 

Ainda no mês de agosto, realizamos a Plenária Virtual Propositiva para o Triênio 2020-2023, que teve como objetivo construir coletivamente as propostas para o planejamento do conjunto CFESS/CRESS para o referido triênio.

 

Durante todo esse período, o trabalho da gestão “Nosso Nome é Resistência” e administrativo do CRESS-MA nunca pararam. A gestão tem realizado reuniões de pleno quinzenalmente e a diretoria reunindo-se regularmente. Ainda, os trabalhos das comissões continuam intensos, com reuniões mensais e efetiva participação de profissionais da base. Os setores continuam atendendo de forma remota. Confira os números que expressam a dinâmica intensa do Conselho nesses 100 primeiros dias de gestão:

 

FISCALIZAÇÃO

 

► Número de atendimentos por telefone: 21

► Número de atendimentos por whatsapp: 98

► Número de atendimentos por e-mail: 31

 

Demandas frequentes:

– Denuncia de exercício irregular da profissão;

– Falta/ insuficiência de EPIs;

– Atribuições profissionais incompatíveis com a profissão;

– Condições éticas e técnicas em desacordo com a resolução CFESS 493/2006.

 

REGISTRO

 

► Novos registros e reinscrições: 275

► Cancelamentos: 12

► Número de atendimentos por e-mail: 3.025

► Número de atendimentos por telefone: 2035

 

Demandas frequentes:

– Pedido de inscrição principal;

– Pedido de emissão de DIP;

– Pedido de cancelamento.

 

TESOURARIA

 

► Número de atendimentos por whatsapp: 1530

► Número de atendimentos por e-mail: 903

 

Demandas frequentes:

– Negociação;

– Declaração de regularidade;

– Emissão da 2ª via de boletos.

 

 

Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA

Gestão "Nosso Nome é Resistência" – 2020/2023