NAS/CRESS-MA realiza debate virtual no Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua
21 de agosto de 2020

NAS_CRESS-MA realiza debate virtual no Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua

O Núcleo de Assistentes Sociais da Região Tocantina (NAS/CRESS-MA) realizou na noite da última quarta-feira, 19/08, um grande debate virtual da categoria, que teve esse formato em decorrência da situação da calamidade pública ocasionada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O objetivo da atividade foi promover a reflexão coletiva sobre o fortalecimento da luta por direitos e pelo fim da discriminação da população em situação de rua. A atividade conseguiu reunir 111 (cento e onze) pessoas, incluindo profissionais, estudantes e a comunidade em geral.

Design sem nome

Participação da Coordenadora do Núcleo de Promoção e Educação em Direitos Humanos-SEDH-POP, Mari Silva Maia da Silva.

Inicialmente, a assistente social e mediadora do evento Ana Raíssa M. Rodrigues apresentou as funções desempenhadas pelo Núcleo de Assistentes Sociais da Região Tocantina, vinculado ao Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA), detalhando a programação do evento.  Em seguida, as palestrantes Mari Silva Maia da Silva (Coordenadora do Núcleo de Promoção e Educação em Direitos Humanos-SEDH-POP); Francisca Antônia Correia (Coordenadora do Centro Pop de Imperatriz); e Suzy Rejane de Albuquerque Sousa (Assistente Social da equipe multiprofissional do Consultório na Rua), puderam relatar e problematizar a situação atual das políticas sociais, em especial aquelas voltadas à população em situação de rua, em um contexto de crescente avanço do conservadorismo e de incertezas geradas pela crise na saúde pública em razão da Covid-19.

Design sem nome (1)

Francisca Antônia Correia, Coordenadora do Centro Pop de Imperatriz-MA, apresetando suas contribuições no debate.

As/os presentes tiveram a oportunidade de conhecer os serviços, o público-alvo atendido e o trabalho desenvolvido a nível estadual e municipal, direcionados a população em situação de rua, bem como os desafios relacionados à garantia da intersetorialidade entre as políticas, de recursos públicos mínimos, equipes multiprofissionais capacitadas, espaços adequados e ainda, o combate ao preconceito sofrido por esse segmento.

Design sem nome 4

Participação da Assistente Social Suzy Rejane de Albuquerque Sousa, da equipe multiprofissional do Consultório na Rua.

As/os participantes, após as exposições das palestrantes, puderam realizar intervenções com posicionamentos e questionamentos pertinentes à temática. A atividade foi finalizada pela mediadora agradecendo a participação das/os inscritas/os e reforçando a importância de espaços democráticos de diálogo, reflexão e crítica enquanto mecanismos que permitem acompanhar e monitorar a efetividade da Política Nacional para a População em Situação de Rua, instituída pelo Decreto 7.053 de 2009.

Informamos que os certificados de participação serão enviados a partir da segunda-feira, 24/08, por e-mail.

Gestão "Nosso Nome é Resistência" – 2020/2023