CRESS-MA reúne com secretário estadual de educação e cobra implementação da lei que garante assistentes sociais nas escolas
16 de junho de 2020

Reunião CRESS-MA e Secretaria de Educação

O Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA), representando pela presidente Cristiana Lima e pela conselheira Selma Brandão, participou na última sexta-feira, 12/06, de reunião com representantes do Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM-MA), Associação Médica do Maranhão (AMB-MA), Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (COREN-MA), Conselho Regional de Psicologia do Maranhão (CRP-MA) e gestores da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) para discutir um protocolo sanitário a ser adotado no retorno as aulas nas escolas estaduais.

A reunião, que ocorreu de forma remota, teve como objetivo ouvir das instituições sugestões, orientações e posicionamentos a respeito dos protocolos a serem adotados quando do retorno às aulas presenciais e à distância no Estado. Dentre os encaminhamentos da reunião, pode-se destacar que o CRESS-MA enviará nota técnica à SEDUC sobre o protocolo de retorno às aulas.

A presidente do CRESS-MA, Cristiana Lima, destacou que qualquer possibilidade de retorno às aulas utilizando-se de instrumentos de aula à distância deve-se considerar as desigualdades sociais do Maranhão, visto que boa parte dos municípios não tem acesso à rede mundial de computares, o que dificulta as condições para desenvolver aulas remotas. Ela destacou ainda a importância da implementação da Lei nº 13.935/2019 que garante assistentes sociais – assim como psicólogos – na rede básica de ensino, e que a pandemia veio demostrar ainda mais à importância desse profissional nesse espaço.

O Conselho pretende reforçar a necessidade de concursos públicos para as escolas da rede estadual, bem como a garantia de condições éticas e técnicas de retorno das/os assistentes sociais que trabalham nas escolas, como a garantia de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s).

Gestão "Nosso Nome é Resistência" – 2020/2023