Nova gestão do CFESS realiza primeira reunião do Conselho Pleno
2 de junho de 2020

FONTE: CFESS

Dentre os assuntos em pauta, a atuação profissional na pandemia.

Imagem com fundo verde claro traz uma montagem com os rostos das novas coordenadoras das comissões temáticas do CFESS.

Na imagem, as coordenadoras das comissões temáticas do CFESS: da esquerda para a direita, em cima Kelly Melatti (Ética e Direitos Humanos), Emilly Marques (Comunicação), Carla Pereira (Administrativo-Financeiro); embaixo Maria Rocha (Orientação e Fiscalização Profissional), Ruth Bittencourt (Formação Profissional) e Elaine Pelaez (Seguridade Social)

Assistentes sociais constituem uma das categorias que estão na linha de frente no combate à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Por isso, a atuação profissional neste contexto foi um dos pontos de pauta da primeira reunião do Conselho Pleno da gestão do CFESS “Melhor ir à luta com raça e classe em defesa do Serviço Social” (2020-2023), que ocorreu, excepcionalmente, por meio virtual neste sábado (30).

O Conjunto CFESS-CRESS tem garantido o funcionamento dos Conselhos, com atendimentos on-line a categoria. Assim, mesmo diante da pandemia, o trabalho segue intenso nas entidades. Nesse sentido, outro assunto deliberado pela nova gestão do CFESS refere-se à dinâmica institucional e à estruturação das comissões temáticas (orientação e fiscalização profissional, ética e direitos humanos, comunicação, seguridade social, administrativo-financeira, formação profissional e relações internacionais) dos grupos de trabalho e representações do CFESS nos diversos espaços de controle social, além de frentes, fóruns e coletivos em defesa dos direitos.

A presidente do CFESS, Elizabeth Borges, avalia que o Pleno foi intenso, não só pela pauta, por ser o primeiro, mas também pelo formato virtual, que consumiu 11 horas de trabalho. “O grupo está comprometido e sintonizado, devido ao longo processo de preparação prévia. Chegamos com certa apropriação do funcionamento das comissões, tendo sido iniciado o planejamento estratégico da gestão. O sinal dos tempos de pandemia, com uso de tecnologias da informação, foi aproveitado de maneira positiva”, destaca a presidente.

Ela acrescenta ainda que a pauta teve como ponto central apresentar o planejamento das comissões, com destaque para aquelas de caráter mais urgente, organizadas e sistematizadas como Plano Covid, e que se desdobram em todas as ações realizadas pelas comissões. “A proposta da gestão é manter interlocuções intracomissões e dessas com parcerias externas, a exemplo da Abepss e outras entidades e conselhos profissionais. Está em nós, também, o cuidado com a coisa pública na gestão da entidade”, completou Elizabeth Borges.

Para quem não sabe, o Conselho Pleno é a reunião de caráter deliberativo da direção do CFESS, que determina as ações da entidade, conforme seu plano de atividades, e julga recursos éticos. Ele é uma das instâncias deliberativas que integram o CFESS, de acordo com o Estatuto do Conjunto CFESS-CRESS.

Clique e confira a pauta completa

Conheça a nova gestão do CFESS

Gestão "Nosso Nome é Resistência" – 2020/2023