Coronavírus: nova gestão do CFESS participa de articulação por ampliação do auxílio-emergencial
20 de maio de 2020

FONTE: CFESS

Em encontro virtual, Conselho Federal se reúne em comissão da Câmara.

Imagem mostra assistente social negra com máscara de proteção e jaleco, dentro de um círculo. Fora dele, desenhos representando os vírus

(arte: Rafael Werkema/CFESS)

A gestão do CFESS “Melhor ir à luta com raça e classe em defesa do Serviço Social” (2020-2023) assumiu na última sexta-feira (15) com importantes desafios pela frente. Em tempos de pandemia, o trabalho segue firme na luta pela ampliação do acesso a direitos pela população. Nesse sentido, o CFESS participou de uma reunião virtual da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) nesta segunda-feira (18), representado pela conselheira Kelly Melatti.

O objetivo foi debater formas de agilizar e ampliar o acesso ao auxílio-emergencial do governo federal, no valor de R$ 600,00. “A reunião conseguiu associar vários sujeitos políticos importantes, que estão atentos/as e preocupados/as com o cenário alarmante de desresponsabilização do Estado brasileiro com o fortalecimento do Suas”, avaliou Melatti.

A reunião contou também com representantes do Ministério Público Federal, do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), do Conselho Nacional de Saúde (CNS), do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), do Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social (Fonseas), da Frente Nacional em Defesa do Suas, do Movimento Nacional de Entidades da Assistência Social, do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) e da Rede Brasileira de Renda Básica.

De acordo com a conselheira do CFESS, “mesmo considerado como política essencial pelo decreto presidencial, o Suas há tempos tem sido secundarizado pelo Estado brasileiro e isso reverbera diretamente na vida das pessoas, no público atendido pelo sistema em cada canto do país”. Por isso, ela explicou que a reunião também teve como objetivo construir estratégias coletivas para reivindicar maior agilidade no cadastramento do auxílio emergencial e na liberação de recursos.

Clique aqui e conheça a Seção Covid-19 no site do CFESS, com informações e orientações para a categoria

Gestão "Nosso Nome é Resistência" – 2020/2023