Nota de Pesar
16 de março de 2020

09-18-20-Nota-de-Pesar-cress-ma

O Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª Região (CRESS-MA) lamenta profundamente o falecimento do fundador do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN-MA), Luiz Alves Ferreira, ocorrido nesta segunda-feira, 16/03, e presta sua solidariedade aos familiares e amigos.

Professor Luizão, como era conhecido, estava professor aposentado do departamento de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e era membro do Conselho Estadual de Igualdade Racial do Estado. Foi uma referência para o movimento negro no Maranhão e no Brasil, um histórico defensor dos direitos de negras e negros, das comunidades quilombolas, e um lutador incansável contra o racismo.

Seu legado na defesa da população negra e quilombola permanecerá presente na história dos direitos humanos no Maranhão.

O corpo foi velado na Pax União, no Centro, São Luís – MA, até às 14 horas, logo depois seguiu para o crematório, em uma cerimônia reservada à família.