Como parte da Campanha “Assistentes Sociais no Combate ao Racismo”, o CRESS-MA Apresenta uma Série de Títulos que Tratam sobre a Temática
27 de dezembro de 2019

Ursula e outras obras

O Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA), por meio da Comissão de Ética e Direitos Humanos, apresenta até o final de dezembro uma série de títulos e autoras/es negras/os que tratam sobre a temática racismo. Essa ação faz parte da campanha “Assistentes Sociais no Combate ao Racismo” e tem como objetivo valorizar a cultura e a história da população negra, e toda sua luta e resistência.

O título de hoje é “Úrsula e Outras Obras”, da autora Maria Firmina dos Reis, comercializado pela Edições Câmara.

Sinopse do livro:

Lançado em 1859, é considerado o primeiro romance publicado por uma mulher no Brasil. É também o primeiro romance abolicionista da literatura brasileira, e também, o primeiro romance da literatura afro-brasileira. A história de amor ultrarromântico entre Úrsula e Tancredo tem como pano de fundo a temática do negro a partir de uma perspectiva comprometida em recuperar e narrar a condição do ser negro em nosso país.

Sobre a autora:

Maria Firmina dos Reis nasceu em São Luís do Maranhão em 1825, fundou a primeira escola mista e gratuita do estado, sempre lutou pela educação, igualdade racial, de gênero, foi pouco reconhecida em vida como escritora e viveu até os 92 anos. Com o lançamento deste livro, a Edições Câmara busca reafirmar a importância da obra de Firmina, mulher, negra, educada, maranhense e uma voz da resistência feminina. A força de sua literatura é um convite à reflexão sobre temas como a escravidão, o sexismo e o lugar da mulher na sociedade paternalista e escravocrata da qual foi contemporânea.

Investimento:

R$ 16,00 (Edições Câmara, 316 páginas)

Gratuito – Baixe o E-book  ursula_obras_reis_2ed

Onde adquirir: