Como parte da Campanha “Assistentes Sociais no Combate ao Racismo”, o CRESS-MA Apresenta uma Série de Títulos que Tratam sobre a Temática
18 de dezembro de 2019

O genocídio do negro brasileiro

O Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA), por meio da Comissão de Ética e Direitos Humanos, apresenta até o final de dezembro uma série de títulos e autoras/es negras/os que tratam sobre a temática racismo. Essa ação faz parte da campanha “Assistentes Sociais no Combate ao Racismo” e tem como objetivo valorizar a cultura e a história da população negra, e toda sua luta e resistência.

O título de hoje é “O Genocídio do Negro Brasileiro” do autor Abdias do Nascimento e comercializado pela Editora Perspectiva S/A.

Sinopse do livro,pela editora:

Ao longo do século passado, prevaleceu a visão de que os descendentes dos africanos se encontravam, no Brasil, numa condição muito mais favorável do que a vivida pelos negros no sul dos Estados Unidos ou na África do Sul do apartheid. Mais do que estabelecida, essa era uma visão oficial: o Brasil seria uma “democracia racial”, um lugar em que o grande problema do negro era a pobreza e não o preconceito de cor. Foi contra essa falácia que Abdias Nascimento se insurgiu ao apresentar, no Segundo Festival de Artes e Culturas Negras, em Lagos (Nigéria, 1977), em plena vigência da ditadura militar, um texto combativo, a começar pelo título, demonstrando que a condição dos negros no Brasil não era realmente como aquela nos EUA ou na África, era pior, vítimas que são de um racismo insidioso, de uma política que conduz a um “genocídio”, para usar o termo do autor, que, ausente das leis e dos discursos políticos, se revela cotidianamente.

Sobre o autor:

Abdias do Nascimento foi e ainda é uma referência quando se fala em direitos dos negros no Brasil. Foi exilado do Brasil durante a ditadura, e, depois da anistia, atuou como deputado e senador, e foi um dos principais idealizadores do dia 20 de novembro como Dia da Consciência Negra. Neste livro, ele ajuda a desconstruir o mito da “democracia racial” brasileira por meio de testemunhos pessoais, reflexões e críticas

Onde comprar:

www.editoraperspectiva.com.br

www.livrariacultura.com.br

www.amazon.com.br

www.travessa.com.br

www.submarino.com.br

Investimento:

R$ 45,00 (Editora Perspectiva S/A, 232 páginas)

Conheça a Campanha de Gestão 'Assistentes sociais no combate ao racismo', AQUI

Acesse o 'CFESS Manifesta' especial da Consciência Negra