SUAS de Ponta a Ponta Chega ao Maranhão
22 de novembro de 2019

DSCN0059

Participantes da oficina em roda falavam palavras sobre o SUAS. (Foto: Comunicação/CRESS-MA)

Ontem, 21/11, no auditório no auditório do Centro Administrativo do Tribunal de Justiça do Maranhão, localizado na Rua do Egito, nº 144, Centro, São Luís – MA, foi realizada mais uma edição do Projeto SUAS de Ponta a Ponta. Trata-se de um espaço de debates promovido pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) com os/as assistentes sociais do Estado, abordando os desafios do exercício profissional nos campos da assistência social e sua interface com as demais políticas públicas, diante de uma conjuntura de ataques aos direitos sociais.

IMG_20191121_144447

Conselheiras do CFESS, da esquerda para a direita, Elaine Pelaez, Régia Prado e Franciele Borsato. (Foto: Comunicação/CRESS-MA)

O projeto, como o próprio nome diz, “de ponta a ponta”, faz um diálogo, de norte a sul do país, com a/o assistente social que atua diretamente nos equipamentos e serviços sociais e atende a população usuária do Serviço Social, aproximando ainda mais o Conjunto CFESS-CRESS do/a profissional, possibilitando reflexões sobre o trabalho em cada política e contribuindo para a mobilização e construção de respostas coletivas para a defesa da Seguridade Social.

A edição no Maranhão foi coordenada pelas conselheiras do CFESS, Elaine Pelaez, Régia Prado e Franciele Borsato, tendo a participação também da assessora jurídica do CFESS, Érika Medeiros. Representando o Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA), estiveram presentes a presidente, Célia Martins, a primeira tesoureira, Arlete Abreu, a secretária executiva, Jozeth Andrade e a agente fiscal, Lucilene Guimarães.

DSCN0064 - Copia

Participantes da oficina. (Foto: Comunicação/CRESS-MA)

A oficina foi um sucesso, teve a participação de mais de 30 profissionais da capital, São Luís, e de diversos munícipios do estado, a saber: Barreirinhas, Pinheiro, Boa Vista do Gurupi, Raposa, Paço do Lumiar, entre outros.  Para a assistente social Rosário Fróes, da Secretária Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS), a oficina foi muito rica, “Esse tipo de atividade deveria acontecer com regularidade, pois, nos proporciona discutir o nosso fazer e refletir sobre todas as situações que perpassam esse fazer. Esses espaços são muito ricos, é nessa troca que a gente se fortalece, principalmente, no atual momento por qual passa o SUAS, exigindo uma força hercúlea de nossa parte”.

Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª Região (CRESS-MA)

Gestão Resistência e Luta (2017-2020)