CRESS-MA
NOTÍCIAS
Fórum de Supervisão de Estágio em Serviço Social no Maranhão e CRESS-MA realizam a Oficina Estadual da ABEPSS/MA
20 de novembro de 2019
ASCOM CRESS/MA

 

publico primeiro dia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Público do evento.(Foto: Marcela Coelho/CRESS-MA)

 

 

Durante os dias 11 e 12 de novembro de 2019, na Faculdade Estácio de Sá de São Luís – MA, estudantes, supervisores acadêmicos e supervisores de campo, professoras/es do curso de Serviço Social das instituições de ensino pública e privadas do Maranhão puderam participar de intensas discussões sobre a graduação e a pós-graduação em Serviço Social, quando da realização da Oficina Estadual da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) no Maranhão.

 

A Oficina teve como tema “Graduação e Pós-graduação em Serviço Social: perspectivas e contradições na produção de conhecimento”, foi organizada pelo Fórum de Supervisão de Estágio em Serviço Social no Maranhão, que é composto pelas instituições de ensino: UFMA, CEUMA, IESF, PITÁGORAS, EDUFOR, ESTÁCIO, FACAM e UNINASSAU, juntamente com o Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª Região (CRESS-MA) e o Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

 

Esta oficina foi preparatória para a Oficina Regional Norte da ABEPSS, que acontecerá entre os dias 20 e 22 de novembro de 2019, em Belém/PA e para a Oficina Nacional que acontecerá entre os dias 12 e 14 de dezembro de 2019, na PUC – Campinas, em São Paulo-SP. As oficinas da ABEPSS expressam momento e espaço fundamental para a articulação e reflexão política e acadêmica entre as diversas unidade de formação e órgãos de representação da categoria.

 

Mesa de abertura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mesa de abertura do evento. (Foto: Marcela Coelho/CRESS-MA)

 

A mesa de abertura da oficina contou com a participação da presidente do CRESS-MA, Célia Soares Martins, da representante do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da UFMA, professora Maria Eunice Ferreira Damasceno, da coordenadora do curso de Serviço Social da UFMA, professora Aurora Amélia Brito de Miranda, e da coordenadora do curso de Serviço Social da Universidade CEUMA, professora Érica Vanessa Ramos Costa. As falas da mesa ressaltaram a importância da participação das/os estudantes de graduação e pós-graduação, professores/as, pesquisadores/as e supervisores/as de estágio na oficina, pois, esta configura-se como espaço de formação continuidade, e também de organização, considerando a conjuntura de desmonte da Educação no país.

 

Público palestra primeiro dia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mesa "Projetos de Educação Superior no Brasil e o Avanço do Conservadorismo: Impactos na Formação, na Produção do Conhecimento e no Trabalho do/a Assistente Social”. (Foto: Marcela Coelho/CRESS-MA)

 

Ainda no período da manhã foi realizada a mesa “Projetos de Educação Superior no Brasil e o Avanço do Conservadorismo: Impactos na Formação, na Produção do Conhecimento e no Trabalho do/a Assistente Social, coordenada pela assistente social e coordenadora do curso de Serviço Social do Instituto Superior Franciscano (IESF), Katiana Sousa Santos, e ministrada pela professora doutora, Selma Maria de Oliveira Brandão. No período da tarde foi realizada a mesa “Serviço Social como Área de Produção de Conhecimento: Desafios para a Graduação e Pós-graduação na Conjuntura Atual”, que foi coordenada pela assistente social e coordenadora do curso de Serviço Social da Universidade Estácio de Sá de São Luís, Anne Gabriela Bastos Veiga, e contou com a participação da professora doutora Maria Eunice Ferreira Damasceno Pereira, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da UFMA, da professora doutora Aurora Amélia Brito de Miranda, coordenadora do curso de Serviço Social da UFMA, da professora mestra Érica Vanessa Ramos Costa, coordenadora do curso de Serviço Social da Universidade CEUMA.

 

mesa primeiro dia tarde

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mesa "“Serviço Social como Área de Produção de Conhecimento: Desafios para a Graduação e Pós-graduação na Conjuntura Atual” (Foto: Marcela Coelho/CRESS-MA)

 

 

As mesas tiveram foco na defesa da Educação e no financiamento público frente aos retrocessos que impactam a graduação e a pós-graduação na área, debate que se mostra urgente considerando a atual conjuntura do país. Além, das consequências da contrarreforma do Estado neoliberal, principalmente na restrição de direitos e sua relação com a formação profissional em Serviço Social.

 

O último dia da oficina, 12/11, contou com a realização da mesa “A formação Profissional da/o Assistente Social no Maranhão: Desafios da Supervisão Direta de Estágio”, que foi coordenada pela Agente Fiscal do CRESS-MA, a assistente social Lucilene F. Cerqueira Guimarães, e teve a participação das supervisoras acadêmicas Annova Míriam Ferreira Carneiro, do curso de Serviço Social da UFMA e Graciane Pereira Santos, do curso de Serviço Social da Universidade UNICEUMA. Além das supervisoras/es de campo: a assistente social Marizangela Taveira, das Promotorias de Justiça da Capital, o assistente social Carlos Danilo Silva Rodrigues, da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social e a assistente social Denise Privado, do Hospital Universitário da UFMA.

 

Mesa segundo dia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mesa “A formação Profissional da/o Assistente Social no Maranhão: Desafios da Supervisão Direta de Estágio” (Foto: Marcela Coelho/CRESS-MA)

 

 

A Oficina Estadual da ABEPSS/MA foi um sucesso, e teve a participação de mais de 200 pessoas, entre estudantes de graduação e pós-graduação, professores/as, pesquisadores/as e supervisores/as de estágio das instituições de ensino superior : UFMA, UNICEUMA, IESF, PITÁGORAS, EDUFOR, ESTÁCIO DE SÁ DE SÃO LUÍS, FACAM E UNINASSAU.

 

Confira mais fotos:

 

Intervenções primeira palestra (2)

 

 

C

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Participantes realizam intervenções após as mesas. (Foto: Marcela Coelho/CRESS-MA)

 

 

DSCN0013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mesa de credenciamento do evento. (Foto: Marcela Coelho/CRESS-MA)

 

 

DSCN0048

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prof.ª Dr.ª Selma Maria de Oliveira Brandão realizando sua apresentação. (Foto: Marcela Coelho/CRESS-MA)

 

 

 

Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª Região (CRESS-MA)

Gestão Resistência e Luta (2017-2020)