Termina Mais uma Edição do “Curso de Formação Ética para Agentes Multiplicadores/as do Projeto Ética em Movimento”
17 de outubro de 2019

WhatsApp Image 2019-10-15 at 16.39.51

Participantes da turma 16+1, “De Dandara à Marielle: Que a liberdade seja nossa própria substância”. (Foto: arquivo pessoal)

Foi encerrado no último dia 12 de outubro de 2019, no Hotel Boulevard Inn, na cidade de São Paulo-SP, a 17º edição do “Curso de Formação Ética para Agentes Multiplicadores/as do Projeto Ética em Movimento”. Essa edição do curso contou com a participação de aproximadamente 22 multiplicadores/as, representantes do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS).  O Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA) esteve representado pela assistente social e conselheira, Carla Rosana Santos.

O curso é um projeto do Conjunto CFESS/CRESS que vem sendo desenvolvido desde o ano 2000, coordenado pela Comissão de Ética e Direitos Humanos do CFESS (CEDH/CFESS). Envolve representantes dos CRESS e CFESS e visa à ampliação do debate ético, compreendendo-o no âmbito da atividade profissional, política, social e de defesa dos direitos humanos numa perspectiva crítica. Ultrapassa, portanto, a sua dimensão meramente legal e formal.

Com uma programação rica e extensa o curso teve a duração de 8 dias, totalizando uma carga horária de 80 horas (64h/aula presenciais e 16h para elaboração do projeto e relatório final). As aulas presenciais foram divididas em 4 módulos: Ética e História; Ética e Trabalho Profissional; Ética e Direitos Humanos; e Ética e Instrumentos Processuais. Ministradas, respectivamente, pelas professoras Lúcia Barroco (PUC-SP), Cristina Brites (UFF/Rio das Ostras), Silvana Mara de Morais dos Santos (UFRN) e Sylvia Terra (assessora jurídica/CFESS).

“A experiência é fantástica, muito enriquecedora. É uma oportunidade de aprendizado importante, de trocas de experiências. Os debates, os instrutores, tudo foi maravilhoso. Considero a multiplicação do aprendizado a parte mais importante do curso.”, avalia a conselheira Carla Santos.

O Curso de Capacitação para Agentes Multiplicadores/as do Ética em Movimento não se encerra com o término das aulas expositivas. Pelo contrário, os/a participantes devem agora se preparar para multiplicar seu conteúdo em suas respectivas regiões, por meio projetos que devem ser aprovados pelas diretorias dos respectivos CRESS e apreciado pela CEDH/CFESS.

Como de costume, os participantes escolhem um nome para a turma. Neste ano, a turma 16+1 foi intitulada “De Dandara à Marielle: Que a liberdade seja nossa própria substância”. Homenageando essas mulheres históricas de luta e resistência.

WhatsApp Image 2019-10-15 at 14.57.37

Arte: Rafael Werkema/CFESS