CRESS-MA Toma Posse no Conselho Estadual da Mulher
7 de outubro de 2019

WhatsApp Image 2019-09-17 at 14.52.49

Membras do Conselho Estadual da Mulher (CEM), biênio 2019-2021.(Foto: arquivo pessoal)

É com muita satisfação que o Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA) informa que renovou sua participação em mais uma gestão do Conselho Estadual da Mulher (CEM), biênio 2019-2021. A solenidade de posse aconteceu no dia 31 de julho de 2019, no Salão de Atos do Palácio dos Leões, Centro, São Luís – MA. A cerimônia reuniu as/os empossadas/os, gestores de Estado e representantes de instituições da sociedade civil. A presidente eleita é a secretária de Estado de Mulher (SEMU), Ana Mendonça. Representam o CRESS-MA no CEM, a assistentes social Vanessa Nathália Amorim Silva, na condição de titular e a assistente social da base, Brenda Vanessa Pereira Soares, na condição de suplente.

Os conselhos tem o escopo de promover a participação social e a democracia participativa em nosso país, e estão previstos na Constituição Federal. É por meio deles que a população participa das decisões referentes nos mais diversos campos de atuação: meio ambiente, direitos da criança e do adolescente, direitos dos idosos, direito da mulher, etc. O CEM é composto por 52 membros, entre titulares, suplentes, representantes da sociedade civil organizada e entes do poder público. É um órgão normativo de orientação, deliberação e fiscalização de políticas públicas, com fins a assegurar a participação integral da mulher na sociedade e o respeito aos seus direitos, na perspectiva de gênero, raça e etnia. O conselho promove ainda, em conjunto com órgãos públicos e privados, campanhas educativas e de esclarecimento dirigidas à mulher.

WhatsApp Image 2019-09-14 at 12.56.16

Conselheira Vanessa Nathália Amorim Silva, titular do CRESS-MA no CEM. (Foto: arquivo pessoal)

Nessa perspectiva, o CRESS-MA reafirma a importância da sua participação nesses espaços, estando a alguns anos representando a sociedade civil no Conselho Estadual da Mulher, preocupando-se em indicar representantes das/os Assistentes Sociais que trabalhem na execução de políticas voltadas para mulheres, objetivando garantir uma participação qualificada. Além disso, entende a importância estratégica da defesa do projeto ético político profissional quando da sua participação em instituições de controle social de proteção dos direitos da mulher. Considerando ainda, a categoria de Assistentes Sociais ser hegemonicamente feminina, e possuir entre suas bandeiras de lutas pautas importante na defesa de políticas sociais que efetivamente garantam segurança e condições de igualdade para as mulheres.

A primeira reunião do CEM aconteceu no dia 13 de setembro de 2019, na Sala de Reunião da Casa dos Conselhos Estaduais, localizada na Rua Sete de Setembro, nº 52, bairro Centro, em São Luís – MA. A reunião teve como pautas: a apresentação dos documentos e recursos do conselho, do calendário das reuniões ordinárias do biênio 2019-2021, das comissões temáticas, além da exposição do planejamento de trabalho, e outros informes.