CCN/MA: 40 Anos de Militância Política e Cultural da População Negra do Maranhão
3 de outubro de 2019

40 anos do CCN

O Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA) parabeniza o Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN/MA) pelos seus 40 anos de militância política e cultural em defesa dos direitos e dos espaços da população negra do Maranhão.

O Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN/MA) foi fundado em 19 de setembro de 1979 por um grupo de pessoas negras preocupados com a situação das/os negras/os no Maranhão e no Brasil. A instituição é constituída como uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, tendo como principal missão “a conscientização política e cultural e religiosa para resgatar a identidade étnica cultural e autoestima do povo negro viabilizando ações que contribuam com a promoção de sua organização em busca de cidadania, combatendo todas as formas de racismo e promovendo os direitos da população negra no Maranhão”.

O CCN/MA tem desenvolvido diversas ações de caráter político, social, cultural, religioso e educacional como instrumento de resgate e valorização da cultura afro-brasileira. Para viabilizar as ações de combate à discriminação racial e social sustentadas pelo racismo, o CCN/MA desenvolve atividades formativas, educativas e culturais. Esses instrumentos de conscientização são utilizados para lutar pelos direitos humanos e políticas públicas que garantam a qualidade de vida da população negra.

Segundo Ana Amélia Bandeira, atual presidente CCN/MA, dentre as ações desenvolvidas pelo Centro, destaca-se:

1. No Campo da Cultura e Identidade Afro-Brasileira: Bloco e Banda Afro Akomabu, Grupo de Dança Afro Abanjá e Projeto Akô Erês,

2. No Campo da Formação e Participação: Projeto CCN nos Bairros,

3. No Campo das Políticas Públicas e Direitos Humanos: Projeto Vida de Negro-PVN;

A sede do Centro de Cultura Negra do Maranhão está localizada na Rua dos Guaranis, s/nº – Barés – João Paulo. O email institucional é ccnma@ccnma.org.br

À vista disso, o CRESS-MA também realiza diversas ações de valorização da população e da cultura negra. Desde o início da gestão “Resistência e Luta” (2017-2020) essas ações tem se intensificado, em cumprimento aos objetivos da Campanha Nacional do Conjunto CFESS/CRESS (2017-2020), Assistentes Sociais no Combate ao Racismo, que tem o intuito de debater o racismo no exercício profissional de assistentes sociais.

Visite o SITE da campanha, compartilhe com outras pessoas e conte-nos o que você tem feito no dia a dia para combater o racismo!

Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – CRESS-MA